Header Ads Widget

20syl e o Hocus Pocus (França)

20syl (centro) e os músicos franceses do Hocus Pocus



O que é preciso para formar um grupo de rap? Um bom MC, responsável por compor as letras e disparar os versos em cima das bases; um Dj, que comanda as apresentações ao vivo e encaixa scratches, colagens e outros recursos de performance no palco; e o produtor ou beatmaker, que cuida de toda a parte instrumental de cada música.

Não são tão raros os casos de MCs que também produzem, ainda são Dj’s, dançam, e acumulam outras diversas funções. O que é raro são os que fazem isso com qualidade em todas elas. O rapper francês 20syl talvez seja o melhor exemplo de alguém que consegue juntar todos esses atributos em uma só pessoa.

Além de MC e produtor do quinteto Hocus Pocus, um dos grupos mais respeitados da França, que faz um rap instrumental incorporando diversos elementos de jazz, ele ainda é integrante da crew de Dj’s C2C, nada mais nada menos do que quatro vezes campeã do maior campeonato de Dj’s do mundo, o DMC, na categoria por equipes.

O grupo Hocus Pocus já tem três discos de estúdio lançados, o último deles, Place 54, em 2007. Apesar de a grande maioria das letras serem cantadas em francês, é impossível não se encantar pela musicalidade alcançada pelo quinteto, nas suas misturas de rap com jazz, soul e funk, mesmo sem entender o que 20syl diz em suas músicas. Assista abaixo o vídeo da música Mr. Tout Le Monde, que saiu nesse último álbum, para ter uma idéia do que estamos falando.

Ainda fazem parte do Hocus Pocus o baixista Hevré Gogard, o tecladista Matthieu Lelièvre, o baterista Antoine Saint-Jean e o Dj Greem. O último também integra o C2C ao lado de 20syl, Atom e Pfel, crew de Dj’s dedicada ao turntablism que promete lançar seu primeiro disco de estúdio até 2010.

O grande diferencial do C2C em relação a outras crews de Dj’s é que, além de os quatro integrantes serem realmente muito bons (provaram isso vencendo quatro vezes consecutivas o DMC World Team Championship, em 2003, 2004, 2005 e 2006), e com muitas influências do jazz, eles conseguem tornar a arte do turntablism o mais musical possível, utilizando-se bastante de samples de metais em suas composições.

Assista abaixo o vídeo da performance do C2C no DMC de 2005 para ter uma noção do entrosamento desses quatro franceses e do que eles são capazes de fazer com quatro toca-discos.

Se você viu esses vídeos e ainda achou que o que 20syl faz é pouco, assista mais esse em que ele monta um beat inteirinho usando apenas a voz e algumas partes do corpo. Pois é, ele também manda bem no beatbox…


Place 54 - Hocus Pocus (2007)

54
2. Quitte a taimer feat. Magik Malik
3. Smile feat Omar
4. Recycle feat Fred Wesley and Stro the 89th key
5. Normal
6. Vocab prelude
7. Vocab feat. T. Love and The Procussions
8. Mr. Tout le monde
9. Tournee
10. Move on feat. Dajla and C2C
11. Touriste feat. Elodie Rama and Tribeca
12. Je La Soul feat. Tairiq Keda
13. Histoire Dune VHS
14. Voyage Immobile
15. Bonus Track

Download

Creditos Total do Blog Per Raps

Postar um comentário

0 Comentários