O R&B Francês Das Meninas do Les Nubians

l_dedf7b40406ac91a73e8f8a8d9d28f37

Imagem retirada do MySpace

Les Nubians e o soul franco-camaronêspor Mayra Maldjian

Quem ouve Les Nubians a primeira vez não esquece. Em São Paulo desde o Sampa Jazz, festival que reuniu bambas do gênero no Theatro São Pedro, as irmãs Hélène e Célia Faussart mostram a combinação afrodisíaca do sotaque francês com timbres aveludados em levada r&b para plateias cheias no Sesc Pinheiros, nesta terça e quarta. As apresentações fazem da parte da programação oficial do Ano da França no Brasil.

Com um pé no jazz e outro no rhythm’n'blues, a dupla franco-camaronesa também faz bom uso do peso do rap europeu e da despretensão do novo pop africano para consolidar um estilo feito para ouvidos e corações sensíveis. Dessa fusão natural de influências – as cantoras são filhas de pai francês e mãe camaronesa – saíram delícias sonoras como “Makeda”, que alcançou o top 10 da Billboard na categoria ritmo e blues, e a indicada ao Grammy “J´Veux d’la Musique”, do álbum “One Step Forward” (2003).

Desde 2005 sem lançar disco, a dupla franco-camaronesa prepara um para sair “em breve”. Enquanto isso, deleita fãs de soul music com o repertório de seus três álbuns –”Princesses Nubiennes” (1998) e “Echos, Chapter One” (2005) são os outros dois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materia Sobre:::.RACIONAIS E OS 17 ANOS DE HOLOCAUSTO