Header Ads Widget

LITERATURA - Texto de @JéssicaBalbino é objeto de aulas no ProJovem no RJ

Escritora Jéssica Balbino, durante lançamento do livro no Espaço Enraizados no Rio de Janeiro
(Jéssica Balbino)

Petter MC, arte-educador do ProJovem Adolescente, conta que usou texto do livro “Traficando Conhecimento”
(Petter)


 


Início das aulas no ProJovem Adolescente do Enraizados é marcado por sarau com leitura de texto da jornalista poços-caldense Jéssica Balbino

Poços de Caldas, MG – Teve início, nesta semana, as aulas de rap, produção musical, graffiti, break, esporte e teatro para o ProJovem Adolescente, no Espaço Cultural Enraizados, em Morro Agudo, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e na primeira aula do ciclo, no pólo Cacuia, que contempla jovens carentes da região, o arte-educador Pedro Alan Lima de Oliveira, 21 anos, conhecido como Petter MC, utilizou um texto da escritora poços-caldense Jéssica Balbino para ilustrar a oficina de rap, que teve também um sarau como uma das atividades de abertura das aulas.
“Utilizei o texto ‘Homem do Gueto’ do livro ‘Traficando Conhecimento’ da Jéssica Balbino porque é um texto que me fascinou. O personagem principal é um cara que sofreu violência e outras coisas ruins durante toda a vida, trilhou o caminho do bem e do mal, conheceu o hip-hop, como todos ali e teve um final surpreendente. Só conferindo para saber, mas quando li entendi que o texto seria de suma importância para a nossa oficina”, conta o professor.
Ele relata que a maior parte dos jovens curtiu e se identificou bastante com o que era lido, num círculo. Desde o último ano, antes do período de recesso, eles já tinham combinado de realizar um pequeno sarau durante as aulas, onde todos participariam com poesias, poemas, crônicas e textos, próprios ou extraídos de outros livros.
“Ao final, trocamos ideia sobre o assunto e alguns até se puseram na posição de ‘Homem do Gueto’, porém revelaram ter planos diferentes do personagem da história. Foi muito produtivo debater com os jovens sobre o texto”, enfatiza.
Para a escritora, ter um texto utilizado como ferramenta educacional é um presente, ao mesmo tempo em que se encontra com o objetivo do livro. “Quando escolhi ser jornalista e escrevi o livro, pensei em acrescentar algo de bom e positivo na vida das pessoas. Fico imensamente feliz que um texto tenha sido utilizado em sala de aula e tenha servido como um instrumento na educação de jovens das periferias. O objetivo do tráfico de conhecimento é justamente esse. Assim como já usei textos de vários escritores em minhas oficinas, fico feliz por saber que meus textos estão trazendo coisas boas para outras pessoas”, destaca Jéssica Balbino.
Em novembro do último ano a escritora fez o lançamento do livro na Mostra Cultural Enraizados e teve contato com alguns educadores e alunos do núcleo. Pretende voltar este ano para continuar pesquisando hip-hop e comunicação nas periferias.


Serviço – Para conhecer mais sobre o ProJovem Adolescente, visite o site do Movimento Enraizados www.enraizados.com


Postar um comentário

0 Comentários