Header Ads Widget

Coletivo Mjiba reúne música, artes plásticas e debate para o Dia da Mulher Negra


Comemoração acontece neste domingo (3) das 14h às 19h no CEU Três Lagos, em SP
 Em uma década, muita coisa pode acontecer, e no caso da 5ª edição do evento Mjiba em Ação, o reflexo é o resgate da autoestima da mulher negra nestes 10 anos de existência. Para comemorar, no próximo domingo (3), cantoras, atrizes, poetisas e artistas se reúnem no CEU Três Lagos, na Zona Sul de São Paulo, para celebrar o Dia da Mulher Negra. Além das diferentes atrações, a novidade deste ano é o lançamento do site Mjiba.

Além de falar sobre as conquistas do Dia da Mulher Negra, oficializado no Brasil neste ano, o encontro pretende embasar discussões. “Vamos dialogar com as jovens mulheres negras e reunir as diversas linguagens artísticas como música, dança, literatura, teatro e artes visuais”, disse Elizandra Souza, uma das organizadoras do evento e do coletivo.
Atrações
Com início marcado para as 14h, o encontro traz uma programação especial para as crianças, com os palhaços da Trupe Liuds. A discotecagem fica por conta da Dj Vivian Marques.
A música vem com o rap de Amanda NegraSim, que há anos está no hip-hop  e acredita que a música pode ‘salvar almas’ e luta para que as pessoas tenham melhores condições de vida e possam garantir os direitos básicos como alimentação, moradia e estudo. “Neste contexto, o hip-hop casa com a ideia de luta que idealizo, por ser um movimento de valorização à cultura de rua”, pontua a cantora.

A parte sonora é enriquecida também com a música popular brasileira Luciana Oliveira, que em 2013 lançou o álbum solo Pura, com produção musical de Alê Siqueira e participação de Elza Soares. Já na parte poética do encontro, as poetisas Formiga, Mahu Ma e Jenyffer Nascimento comandam um pocket sarau.
Na parte das artes plásticas, a grafiteira Crica é a convidada para colorir o encontro. Na sequência, o Capulanas Cia de Arte Negra realiza um bate-papo sobre a ‘Saúde da Mulher Negra’.
A exposição fotográfica “Espalhando Sementes” também será afixada no Céu e fica até o dia 24 de agosto. Artigos afros e livros produzidos por mulheres negras serão comercializados no recinto.
Já o encerramento será feito com o Samba de Rosa Nega Duda, que surgiu em 2007 a partir da experiência de Ducineia, conhecida como nega Duda, na Bahia e levada a São Paulo. A apresentação reúne samba corrido e samba chulo, como diversos outros grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. Com a apresentação em semi-círcuclo, a proposta do grupo é aproximar o público das cantigas de samba de domínio público. O espetáculo busca proporcionar a vivência no tradicional samba de roda e estabelecer relações entre a festa, a brincadeira e a cultura popular.

O Mjiba e do Dia da Mulher Negra
O coletivo Mjiba completa 10 anos de atividade, em paralelo aos 22 anos do Dia da Mulher Negra, instituído em São Domingos, na República Dominicana, no Congresso de Mulheres Afro-Latinas-Americanas e Afro-Caribenhas em 1992.
Em 2012, quando a data completou 20 anos, diversos coletivos de mulheres negras e ativistas da América Latina e Caribe reuniram-se para criar um documento e orientar as políticas públicas para reduzir as desigualdades sociais que as mulheres negras ocupam na base da pirâmide social.
Esta atividade feita pelo Mjiba foi realizada por dois anos consecutivos, em 2004 e 2005 no mesmo espaço. E a terceira e quarta edição (2012 e 2013) foram contempladas pelo Programa VAI- Modalidade I. Este ano 2014, o Coletivo Mjiba teve o projeto Mjiba – Espalhando Sementes contemplado pelo Programa VAI – Modalidade 2. Em 2013 foi lançado também o livro ‘Pretextos de Mulheres Negras’, pelo menos coletivo.

Serviço
O quê: 5º Mjiba em Ação
Quando: Domingo (3) das 14h às 19h
Onde: CEU Três Lagos
Endereço:  Rua Nereu Bertini Magalhães, 302. Jardim Três Corações, Zona Sul.
Lotação no Term. Grajaú . Jardim Porto Velho (6016-41) ou Jardim Noronha (6016).
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Informações: (11) 98251-4024/ 98651-2546

Postar um comentário

0 Comentários