Header Ads Widget

Segunda edição do Pulso leva 30 artistas de diversas partes do país ao Red Bull Station, em abril‏



Músicos e produtores de todo o país participam de projeto de residência no Centro de São Paulo
Segunda edição do Pulso reúne 30 artistas de diferentes estilos no Red Bull Station para criar novos sons e pesquisas

Créditos: Fabio Piva
São Paulo, março de 2016 – De 04 a 30 de abril, os ritmos de todo o Brasil vão se misturar no centro de São Paulo. A segunda edição da ocupação Pulso retorna ao prédio do Red Bull Station em 2016 com a criatividade e a sonoridade de 30 músicos e produtores de diversas partes do país.
Além de impulsionar a cena independente identificando suas oportunidades e desafios, o evento abre as suas portas ao público com uma intensa programação de palestras e dois dias de shows para celebrar a música.
As quatro semanas de Pulso são formadas por encontros para identificar as oportunidades e desafios da música independente no Brasil. Além disso, os músicos e produtores de diversas regiões trabalharão em conjunto para criar novos sons e pesquisas. Com diferentes trajetórias e estilos musicais, eles estarão divididos em grupos para ocupar os seis ateliês do edifício e gravar no Red Bull Studio, também no local. 
O objetivo é partir dos mais variados gêneros – do rock ao tecnobrega, do rap ao eletrônico – em busca de um horizonte novo para a música independente. Entre os participantes estão nomes como o DJ Nyack (Emicida), Keila Gentil (Gang do Eletro), Mahal Pita (BaianaSystem) e Lê Almeida.
Todos os artistas foram selecionados por seis curadores convidados: Chico Dub (responsável pelo festival Novas Frequências, no Rio de Janeiro), Felix Robatto (produtor e um dos principais responsáveis por projetar a música paraense Brasil afora), Filipe Cartaxo (artista visual de Salvador, assina a concepção e direção artística do grupo multidisciplinar BaianaSystem), Juliana Baldi (radialista e DJ de Porto Alegre), Kamau (MC paulistano) e Macloys Aquino (guitarrista e produtor da banda Carne Doce). 
"Quando você reúne artistas de várias partes com o objetivo de fazer música e criar junto, é gerada uma carga de criatividade muito boa. Essa é uma oportunidade de esses artistas crescerem e se colocarem de uma maneira mais profissional no mercado da música", diz Chico Dub, criador do festival Novas Frequências e um dos seis curadores do evento em 2016. "Este ano o Pulso se torna um evento nacional, que ganha o Brasil com artistas de várias regiões. Isso é muito bacana."
Da cultura maker à discussão sobre gênero na música, passando pelos desafios do uso da tecnologia para fazer o trabalho de artistas independentes circular, o Pulso traz uma série de conversas abertas. Ao longo do programa, haverá palestras como a de KL Jay, do grupo Racionais MC`s, e a do produtor Arthur Joly com o empresário Michel Nath, que falarão sobre o espírito "faça-você-mesmo" e a abertura da fábrica Vinil Brasil, na Barra Funda.
O Pulso inclui ainda shows gratuitos nos dias 16 e 30 de abril. A programação do evento está disponível no sitewww.redbullstation.com.br/pulso
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
07 ABRIL/ 20H - 22H
RÁDIOS ONLINE E A CIRCULAÇÃO DA MÚSICA INDEPENDENTE - Os convidados falam sobre como deixaram de ser consumidores para criar canais de conteúdo musical e discutem a importância, os desafios e conceitos deste tipo de iniciativa, além de abordar as alternativas para a circulação da música com a internet e o avanço da tecnologia. Com Cashu (Mamba Negra/Rádio Virus), Akin (Metanol), DJ Nyack (Frequência Modulada), Marcel Munir (Na Manteiga) e Monique Dardenne (Boiler Room). 

12 ABRIL / 20H - 22H
CULTURA MAKER NA MÚSICA - O produtor Arthur Joly (Reco-Head/Vinyl Lab) e o empresário Michel Nath (Vinil Brasil)falam sobre a cultura do faça-você-mesmo na música, comentando suas experiências na área. 

13 ABRIL / 20H - 22H
GUIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA COMPRAR DISCOS - Os participantes compartilham histórias envolvendo a cultura "digging" - a busca por discos raros - e dão dicas sobre compra e coleção de vinis. Com DJ Nyack, Edson Carvalho,Kamau, Mayra Maldijan e Ramiro Z (Patuá Discos).

14 ABRIL / 20H - 22H
E AÍ, BELÉM? - O músico e produtor Felix Robatto (Gaby Amarantos, La Pupuña) e seus convidados traçam um panorama da cena musical atual na capital paraense, seus sons, desafios, gêneros, espaços e movimentos culturais.

19 ABRIL / 20H - 22H
MÚSICA E GÊNERO - A cantora Lay, o rapper Rico Dalasam e Liniker discutem o atual estado da música e da questão de gênero e como os dois assuntos se relacionam e são encarados pelo público. 

26 ABRIL / 20H - 22H
30 ANOS DE RAP - O produtor e DJ KL Jay (Racionais MC's/Cosa Nostra) fala sobre os principais acontecimentos, desafios e conquistas em seus 30 anos de carreira e faz um paralelo com o que pôde observar neste mesmo período no cenário musical (em especial, no hip hop) do país e do mundo. 

27 ABRIL / 20H - 22H
CONVERSA: SYNTH E GÊNERO - O papo comandado por Claudia Assef levanta questões e barreiras enfrentadas por mulheres no meio musical. A produtora e aluna da Red Bull Music Academy Érica Alves apresenta o projeto "Synth e gênero", no qual reúne mulheres para experimentar equipamentos usados na produção de música eletrônica. Com Leandra Lambert (Voz del Fuego), Rafaela Andrade (bad$ista) e Bibiana Graeff (anvilFX).

SHOWS
16 ABRIL / 17H - 00H
SHOWCASE PULSO 1 - Apresentação dos artistas selecionados para o Pulso 2016.

30 ABRIL / 17H - 00H
SHOWCASE PULSO 2 - Apresentação dos artistas selecionados para o Pulso 2016.


Pulso @ Red Bull Station
Data: 04 a 30 de abril de 2016
Horário: 20h (palestras) / 17h (shows)
Local: Red Bull Station
Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro – São Paulo
Telefone: 11 3107-5065
Capacidade: 120 pessoas
Censura: Livre
Entrada: Gratuito. Algumas palestras fornecerão senha com uma hora de antecedência

Postar um comentário

0 Comentários