Header Ads Widget

COLUNA DO LEITOR - A real sobre como é viver no japão. por Luiz Paulo


Qual é galera! Tudo bem?

Muitos me perguntam sobre isso e acham que aqui é mil e uma maravilhas. Engano seu.
Evidente que as coisas por aqui andaram, que a politica de segurança publica funciona, a educação também mas estão longe de ser as "mil e uma maravilhas" que o povo brasileiro pinta.
Bom, que grosseria a minha não? Eu me chamo Luiz, conhecido também como Cenystro e atualmente moro a cerca de um ano no japão, sou bloggeiro, consumidor de conteúdo digital, anti-bandeiras e totalmente a favor da união dos nossos poderes. Quando no brasil morava no Jd Jacira ali na zona sul de são paulo e após algumas ocorrências da vida acabei vindo parar aqui.
Então vamos la, desde que pisei o pé aqui fiquei encantado, ruas sem buraco. Lixo quase inexistente, fui em um mercado povo tão educado que da vontade de dizer "Nossa! Como você é educado!". Mas ai vamos convivendo e percebendo o que realmente rola, as vezes visitei lojas em que o atendente falava comigo tentando sorrir mas ele suava de medo. Ja entrei em super mercado e os funcionários me seguiram. Inclusive recentemente uma guria ao me ver na fila atrás dela ( estava esperando minha vez) saiu correndo e chorando, gritando algo com "gaijin" no meio. 
E isso aqui é comum dependendo da região em que você se encontra, atualmente onde moro existe um povo meio japão raiz e outros que são peruanos. Então você meio que se habitua a essa selva, e ela lembra muito o brasil. A unica diferença é que nos idolatramos gringos e odiamos uns aos outros, seja por morar em outro estado ou por apenas torcer para um time diferente, ou até, ter uma opinião politica diferente do outro. O que não falta são desculpas pro ódio. Já aqui eles meio que amam americanos, o resto é perigoso.
Quanto a vida financeira, bom, aqui da pra comprar muita coisa pois o poder de compra é maior, porem existe imposto pra tudo! Não existe hospital publico portanto se ficar doente vai gastar uma graninha, tem obrigação de pagar seguro de saúde também e entre outros diversos muitos impostos. Porem são todos utilizados na comunidade, o que faz parecer o céu as vezes. 
Muita gente acha que vindo pra ca o medo de morrer a esmo por um assalto ou assassinato passa, eu digo com firmeza que sim! Passa. Você se sente super seguro quando o assunto é assalto.
E passa a ter medo da natureza, sim, aquela que não avisa quando e apenas vem e leva tudo. Você ta la andando e de repente só escuta o barulho de trovões, mas não tem nuvens e antes de você realizar o que diabos esta acontecendo o chão esta tremendo e você procurando onde se segurar. Você acorda todo dia pensando "será que fukushima infectou quantos % do pais? Será que ja estou doente?" ou até mesmo pensando assim "Será que a Korea do norte vai continuar jogando bombas no mar do japão?"*. E até em épocas de vento fica com medo de pegar um vento de 220km/h enquanto você está voltando do trabalho, tendo a obrigação de se abrigar a onde der até estar seguro de novo.
Não sei as demais pessoas, mas observando a politica daqui eu aprendi muito sobre o quão errado pensamos e por conta disso nosso país é o que é.
Enfim, o que eu gostaria de dizer com tudo isso é:
Japão é um ótimo lugar para se viver e eu adoro aqui, tem de tudo. Mas o brasil também é, se você olhar alem dos problemas vai ver o quão privilegiado nos somos.
Acha que vai se livrar da corrupção? Aqui também tem, os impostos, também tem, preconceito, tem também. Não se engane por noticias que mostram o governo daqui fazendo o que tem de fazer, pois todos pagam caro pra que isso aconteça. 
Basicamente é isso, é só um pouco de como é a vida fora dai pra nossa galera não pensar que qualquer lugar é melhor que o brasil. Na verdade não há lugar como nosso lar.
Abraços!
Obs: A Korea do norte faz isso com frequência, e sim, os misseis que ela joga no mar meche com as placas as vezes ocasionando pequenos distúrbios onde não deve.

Postar um comentário

0 Comentários