Header Ads Widget

Em Porto Alegre, na zona leste da capital, está acontecendo um movimento para a construção da 1ª Casa de Hip Hop da cidade.


Na capital gaúcha, mais precisamente na comunidade do Morro da Cruz, zona leste da cidade, já começaram os trabalhos para erguer as paredes da 1ª Casa de Hip Hop de Porto Alegre: a Casa de Hip Hop - Galpão Cultural.
A ideia da Casa, idealizada pela MC Negra Jaque, MC Negro Moura, o grafiteiro Getri Duspereira e com a colaboração de lideranças comunitárias e pessoas moradoras do Morro da Cruz, começa a se materializar a partir da articulação com vários segmentos do movimento Hip Hop da cidade e é um dos resultados concretos da movimentação que já acontecia lá no Morro, como o Sábado Cultural.



A Casa tem como objetivo oferecer atividades diárias diversas: oficinas dos elementos do Hip Hop, projetos musicais e audiovisuais, biblioteca comunitária, afrocine e manter os demais projetos que já estão sendo desenvolvidos na comunidade como o Sábado Cultural e os Saraus Periféricos.


O Galpão Cultural, além de oferecer tais atividades, será, também, um espaço de luta e resiliência. Primeiramente por estar dentro de uma periferia – e por isso lidar diariamente com os conflitos existentes nela – e também por estarem ligadas a sua criação pessoas, coletivos e projetos sociais diretamente relacionados com a constituição da identidade negra na Diáspora Africana, resistindo, assim, à dominação colonial.


Para a MC Negra Jaque, “construir uma Casa de Hip Hop na periferia é fazer da periferia o nosso centro e a ideia é que o Galpão Cultural se torne um espaço de referência, tanto para o Hip Hop local e nacional, quanto para a comunidade.”


A construção está se materializando de forma independente e autônoma, contando com apoio e ajuda de pessoas que acreditam na causa. Assim, qualquer colaboração  (ainda que pouca) está sendo bem-vinda. Atualmente, as obras estão paradas por falta de recursos. A realização da festa “Virada Solidária” foi uma maneira encontrada pelas pessoas idealizadoras para dar continuidade nas obras.




Sobre a festa:

É com grande satisfação que a Casa de Hip Hop - Galpão Cultural está promovendo essa Virada Solidária para arrecadar as moedas que faltam para finalizarmos a construção da 1ª Casa de Hip Hop de Porto Alegre, sediada no Morro da Cruz, zona leste da city!


Data: 13/04, quinta-feira (véspera de feriado)
Horário: a partir das 20h00
Local: Centro de Cultura Moinho Negro, Azenha, Porto Alegre.
Rua: Rua Marcílio Dias, 1463
Ingresso: R$ 5,00


Ajude a compartilhar essa ideia! Link do evento: https://www.facebook.com/events/159030671286239

Postar um comentário

0 Comentários