Header Ads Widget

A tradição Moçambicana representada no Teatro Popular


O espetáculo “Nos tempos de Gungunhana”, baseada na tradição oral moçambicana e em relatos, promove o intercâmbio teatral de dois países de língua portuguesa no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Com entrada franca e debate, nos dias 10  e 11 de agosto, às 19:30 e 19h respectivamente.

O ator Klemente Tsamba se desdobra em vários personagens para em conjunto com o público retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. Baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, “Nos tempos de Gungunhana”, estreia no Teatro Popular Oscar Niemeyer nesta quinta (10/08) às 19:30 seguida do debate “ O Brasil na Cena Teatral dos países de língua portuguesa” .

O texto da peça é em parte uma recolha dos relatos de “Ualalapi”, obra premiada do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, condecorado pelo estado português com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu contributo para a divulgação da literatura e da cultura moçambicana, e da língua portuguesa, internacionalmente. [2013]

O debate na quinta reúne artistas, produtores, pesquisadores e agentes culturais interessados em participar de ações em rede e promover intervenções estéticas na Cena Lusófona.  No diálogo estão o ator do espetáculo, Klemente Tsamba e também o diretor e curador do Festival de Teatro Lusófono (FESTLUSO), Francisco Pellé.

Nos tempos de Gungunhana é um conjunto de histórias dentro de uma história, uma obra que parte de um tempo histórico e de uma cultura particular para depois seguir numa viagem universalista e sem fronteiras.


SERVIÇO
Nome: Nos tempos de Gungunhana no Teatro Popular
Data:
Espetáculo “Nos tempos de Gungunhana” 10 de agosto às 19h30 e 11 de agosto às 19h
Debate “O Brasil na Cena Teatral dos países de língua portuguesa” dia 10 de agosto às 20h30
Onde: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n, Caminho Niemeyer. Centro, Niterói - RJ, CEP: 24.020-011
Entrada franca

Postar um comentário

0 Comentários