Header Ads Widget

Semana IDEA de Artes Negras - programação gratuita de 29 de agosto a 2 de setembro


ARTE NEGRA EM DISCUSSÃO E DIFUSÃO
Programação intensa marca a primeira edição da Semana IDEA de Artes Negras – SIAN  - realizada  de 29 de agosto a 2 de setembro
O Brasil possui a segunda maior população negra fora do continente africano, uma presença cuja contribuição vai muito além das condições de trabalho escravo comumente apresentadas nos livros de história. A história do negro no Brasil está permeada de contribuições significativas na literatura, na música, na ciência, nos nossos hábitos mais cotidianos, e é esse o ponto de partida da primeira edição da Semana IDEA de Artes Negras (SIAN) que acontece entre os dias 29/08 e 02/09 na IDEA Casa de Cultura – Rua Bernardo Guimarães, 1200/ bairro Funcionários- BH.
A programação contará com debates, apresentações com artistas locais e convidados, exposições fotográficas, atividades de formação, intercâmbio e reflexão, pautadas na discussão da cultura negra e no posicionamento do negro na contemporaneidade. A SIAN terá periodicidade anual e tem o objetivo de firmar-se como um evento difusor da arte negra em Belo Horizonte, fomentando o respeito à diversidade cultural e promovendo a democratização do acesso da população aos bens artísticos e culturais.
Toda a programação é gratuita. Os ingressos poderão ser retirados antecipadamente pelo sympla. Na bilheteria local, uma hora antes de cada evento.
Linguagens e representatividade
Abordar a contribuição da população negra na sociedade, bem como a riqueza de uma produção artística tão densa e plural é sempre um desafio. Questões como representatividade e diversidade estão presentes quando toda essa gama cultural é abordada. Pensando nisso, a Semana conta com a colaboração de pessoas que refletem um pouco dessas pautas tão amplas, a exemplo da artista urbana Criola, responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da SIAN, e cujo trabalho tem forte relação com a questão do feminismo negro. Com uma programação tão diversa, dialogando com eixos tão distintos, a SIAN contou com um corpo curatorial composto por nomes reconhecidos por suas respectivas trajetórias nas áreas afins, refletindo muito da diversidade cultural deste universo tão amplo chamado de “artes negras”.
Integram a curadoria:
Eduardo de Assis Duarte - professor doutor em Literatura Brasileira, coordenador do Grupo de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira (CNPq) e do portal Literafro - Portal da literatura afro-brasileira.
Luana Tolentino - historiadora, mestranda em Educação (UFOP- MG), professora da rede pública de ensino, pesquisadora do grupo Mulheres em Letras (UFMG-CNPq), militante do movimento negro. Escritora, Luana publica frequentemente em importantes portais, como O Geledés e Viomundo; tem trabalhos publicados em antologias e é uma importante "digital influencer" no que diz respeito às relações étnico-raciais-sociais.
Simone Moura -  jornalista, mestranda em Estudos da Linguagem (CEFET-MG) , pesquisadora pelo IMJA - RJ,  fotógrafa e ativista do movimento negro.

Heberte Almeida, arte-educador, músico integrante de diversos projetos em Belo Horizonte como a banda Pelos e o projeto ManObra.
Sérgio Pererê - músico, cantor, compositor,  multi-instrumentista, ator e diretor. Pererê é responsável pela produção de álbuns de artistas mineiros, além de ser o idealizador e diretor artístico do espetáculo Bala da Palavra que reúne músicos negros da cidade, oriundos de linguagens distintas.
Programação: de 29 de agosto a 2 de setembro
TERÇA FEIRA - 29/08:
- 18h - Abertura exposição: Das favelas, inventário imagético-afetivo
Concepção e Curadoria
Simone Moura
Fotógrafos e artistas visuais
André Cavaleiro
Alexsandro Trigger
Bianca de Sá
Dea Vieira
Débora Costa
Gabriela Matos
Marcos Paulo de Jesus
Marcus Vieira
Rafael Freire
Ronald Nascimento
Simone Moura
Expografia
Douglas Esteban e Simone Moura
- 18h - Feira de livros com as editoras Nandyala e Mazza.
-18h - Painel coletivo de grafite: Wanata Elissiane Rodrigues Melo, Suellen Ribeiro Coutinho e Ana Cristina Assunção Leite. As artistas farão a obra coletiva ao longo da semana.
- 19h - Mesa de debates: A Resistência das Mulheres Negras na Produção Literária: Cidinha Silva (MG), Jussara Santos (MG) e Madú Costa (MG). Mediação: Luana Tolentino (MG).
- 21h - Show - Juçara Marçal (SP) & Cadu Tenório (RJ) – Anganga
QUARTA FEIRA:
- 14h às 17h - Oficina de Dramaturgia e Autoralidade Negra: Maurício Tizumba (MG)
- 18h – Popup da Feira Ébano
- 19h - Mostra de Cinema Negro Belo-horizontino: Rapsódia para o Homem Negro (Gabriel Martins, 2015); Quintal (André Novais Oliveira, 2015); Constelações (Maurílio Martins, 2016) | Filmes de Plástico. Roda de conversa com os atores mediada por Sérgio Pererê.




QUINTA-FEIRA
- 14h às 17h - Oficina de Literatura Negro-brasileira: O “EU” NEGRO AFIRMATIVO NA POESIA  BRASILEIRA - Cuti (SP);
- 18h – Popup da Feira Ébano
- 19h - Durante, - Minimostra de performance negra;
- 20h30 - Mesa de debates: A Cultura Negra e a Apropriação Cultural: Cuti (SP), Maurício Tizumba (MG), Stephanie Ribeiro (SP), Cristal Lopez (MG). Mediação: Eduardo de Assis Duarte (MG).

SEXTA-FEIRA
- 14h às 17h - Cine de Rolê
Filme: Deixa na régua
Diretor: Emílio Domingos
Comentários: Marcos Donizetti, Rita de Cássia dos Santos, Simone Moura
- 18h – Popup da Feira Ébano
- 19h - Mesa de debates: Combate e enfrentamento ao racismo na Educação Básica: Luana Tolentino (MG), Patrícia Santana (MG) e Cláudio Neto (SP).
-  21h - Show - Maíra Baldaia (MG)

SÁBADO:
- 14h - Oficina de leitura de portfólio de fotografia com os fotógrafos:
Bianca de Sá
Dea Vieira
Débora Costa
Ronald Nascimento
- 18h – Popup da Feira Ébano
- 19h: Inauguração do painel coletivo de grafite: Wanata Elissiane Rodrigues Melo, Suellen Ribeiro Coutinho e Ana Cristina Assunção Leite
- 20h Show: Sérgio Pererê (MG) convida Mateus Aleluia [Os Tincoãs] (BA).

A IDEA Casa de Cultura tem como compromisso institucional a democratização das expressões artísticas e culturais em seu sentido mais amplo. Dessa forma, a IDEA tem como missão ser um espaço de convivência entre as vozes culturais que compõem a cidade contemporânea, incorporando e dando luz às suas questões e diferenças, impulsionando debates e produzindo conhecimento.
Este projeto é realizado com recurso da lei municipal de incentivo a cultura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura.

Patrocínio: Instituto Unimed BH
Apoio Institucional: Rádio Inconfidência
Realização: IDEA Casa de Cultura
Produção: Retalho - Agência de Comunicação e Produção Cultur
Serviço
SIAN – Semana Idea de Artes Negras
Quando: de 29 de agosto a 2 de setembro
*sempre das 14h às 22h, exceto dia 29/08 (das 18h às 22h)
Onde: Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Bairro Funcionários BH
Entrada franca.
Os ingressos poderão ser retirados antecipadamente pelo sympla. Na bilheteria local, uma hora antes de cada evento.
Contatos: (31) 3309-1518

Postar um comentário

0 Comentários