Header Ads Widget

Thata Alves lança livreto "Troca" inspirado na ancestralidade feminina


Obra chega ao público no próximo sábado (26) às 20h30 em evento no Aparelha Luzia

Inspirada pelo cotidiano e pela ancestralidade, a poeta Thata Alves, de 24 anos, lança no próximo sábado (26) às 20h30 o livreto “Troca”, no Aparelha Luzia, com música e performance da autora com textos do livro. A entrada é gratuita.

A obra surge com o intuito de trocar não apenas as poesias, mas olhares sobre questões cotidianas adormecidas ou naturalizadas.  Conforme a autora é uma análise da importância da ancestralidade da mulher para encarar alguns elementos de forma panorâmica.

O livro tem 50 páginas tem prefácio de Tokinho Carvalho, organização de Rogério Gonzaga e coedição da editora Zinelândia. Conforme conta a autora, traz um olhar sobre o feminino ancestral, com poesias surgem para ela como um estado de espírito. Assim, o livreto é baseado nas experiências adquiridas por Thata Alves a partir das próprias vivências e de estudos sobre a diáspora africana.

“O Troca fará o leitor entender muito de mim. Estou desnuda nestes textos, mas me reconheço e proponho que cada mulher se identifica em um verso que seja. E que os homens também façam isso”, comentou a autora, que não define a obra como feminista, mas com um olhar feminino. “Não são poesias minhas. Elas passam a ser nossas cada vez que alguém se identifica com elas”, contou.


Após o lançamento, o livro será vendido no site da autora. Custa R$ 15 e pode ser pedido pelo www.thataalvespoetisa.com

Sobre a poeta Thata Alves
Depois de criar o sarau, Thata Alves juntou seus versos, escritos em um caderno, e publicou em 2016, de maneira independente pelo selo Academia Periférica de Letras o primeiro livro autoral de poesia marginal intitulado “Em Reticências”. Prepara agora o segundo título, cujo título provisório é “Ascenção”.


É mãe dos gêmeos Bryan e Brenno, que já dão os primeiros passos na poesia e declamam poesias autorais ao lado da mãe nos saraus que  vão.

Para difundir a palavra escrita, criou objetos poéticos, como pequenos espelhos, em formato de bottons, com trechos de poesias e artes gráficas. Thata também é militante de questões raciais. Inspirou uma coleção de roupas da marca 
Tendência Urbana e teve o rosto estampado em várias peças da grife. Também estrelou uma peça publicitária de vídeo da Dove, sobre cabelos cacheados.

Thata Alves também é membro do coletivo Sarau das Pretas, onde atua com poesia, música e resgate da ancestralidade há 1 ano. Além disso participa e propõe espaços de discussão realizando trabalhos em parceria com os coletivos Praçarau, Fala Guerreira, Casa de Cultura Candearte, onde realiza a produção cultural e a comunicação da casa e Cantinho de Integração de Todas as Artes (CITA).

Serviço

O quê: Lançamento do livreto “Troca”
Quando: sábado (26) às 20h30
Onde: Aparelha Luzia
Endereço: Rua Apa, 78 (próximo ao Metrô Santa Cecília)
Informaçõeswww.thataalvespoetisa.com

Postar um comentário

0 Comentários