Header Ads Widget

O 2º Ep. da web-serie "A nossa voz ecoa", apresentado pela Preta-Rara, tem part. de Sharylaine, Grafiteira Gaby Bruce, Dani Nega, Criolo, entre outros.



Hip Hop Resiste é tema do segundo episódio

Após o sucesso dos projetos ‘Eu Empregada Doméstica’, ‘Ocupação GGG’ e ‘Hip Hop Resiste’, Joyce Fernandes, mais conhecida como Preta-Rara, resolveu criar uma websérie para o Youtube. Dividido em 10 episódios, “Nossa Voz Ecoa” irá abordar diversos temas da atualidade. O segundo episódio, ‘Hip Hop Resiste’, entra no ar dia 27/9 às 19h e conta com a participação de Criolo, MC Sharylaine, Grafiteira Gaby Bruce, Dani Nega, entre outros. Preta Rara, que também é rapper, conversou com diversas pessoas sobre a resistência do Hip Hop, o machismo na cultura e a importância do movimento para a cultura negra e periférica.

O projeto está sendo realizado pela Secretaria Estadual de Cultura por meio do Programa de Apoio à Cultura - PROAC, e coproduzido pela Audácia Produções, Fuzuê Filmes e Zulu Produtora. Os temas dos episódios estarão disponíveis, quinzenalmente, no canal da Preta-Rara no Youtube.

Segue o cronograma dos episódios.
1. Título: Pesadona
Data de Lançamento: 12/09/2017 (assista aqui)
Sinopse: Por meio de depoimentos, momentos do seu cotidiano, shows, família, casa, dúvidas e anseios, saberemos um pouco mais sobre a trajetória da rapper Preta-Rara.

2. Título: Hip Hop Resiste
Data de Lançamento: 27/09/2017
Sinopse: Preta-Rara, Sharylaine, Criolo e diversas personalidades discorrem sobre como o Hip Hop mantém, reinventa e cresce a sua influência enquanto movimento de resistência, e, principalmente, de que forma as mulheres têm construído o seu espaço nesta cultura predominantemente machista.

Assista:


3. Título: Racismo na Infância
Data de Lançamento: 12/10/2017
Sinopse: Em um quintal encantado uma roda de crianças é conduzida pela contadora de histórias Jaqee Fernandes. A sua história conta sobre violências que as crianças negras sofrem em ambientes que deveriam acolhê-las. No episódio MC Soffia fala sobre a sua jovem e potente biografia, e como é ser referência para uma geração de ‘meninas pretinhas’, como diz na sua rima.

4. Título: Ocupação GGG
Data de Lançamento: 26/10/2017
Sinopse: Na praia de Santos um grupo de mulheres realiza ‘A Ocupação GGG’: intervenção em espaços usualmente preteridos por pessoas gordas para a exposição com pouca roupa, e em público. A temática gira em assuntos sobre a violência sofrida todos os dias pelas pessoas gordas, sobretudo pelas mulheres e negras que combinam opressões.

5. Título: A senzala moderna é o quartinho da empregada
Data de Lançamento: 08/11/2017
Sinopse: O episódio conta a história de Tula Ferreira, ex-doméstica que encontrou por meio da poesia uma forma de denunciar as mazelas nas quais (sobre)vivem as trabalhadoras domésticas e as mulheres negras de modo geral. Em paralelo, a apresentadora Preta-Rara, conta sobre a repercussão do seu projeto ‘Eu, Empregada Doméstica”, na sala da ex-doméstica Mara.

6. Título: A mulher negra e o Feminismo
Data de Lançamento: 20/11/2017
Sinopse: A apresentadora Preta-Rara, a filósofa Djamila Ribeiro e outras mulheres que participam deste episódio, discorrem sobre a mulher negra e suas opressões cotidianas, o feminismo interseccional e a solidão afetiva e institucional das mulheres negras.

7. Título: O corpo preto incomoda?
Data de Lançamento: 05/12/2017
Sinopse: A apresentadora Preta-Rara e os artistas plásticos Moisés Patrício e Shambuy Wetu (congolês), contam como a suas próprias presenças em espaços construídos histórica e institucionalmente para a elite branca brasileira, como os museus, provoca uma quebra da ‘normalidade’ nesses espaços.

8. Título: Geração Incômodo
Data de Lançamento: 19/12/2017
Sinopse: A Aparelha Luzia, quilombo de resistência preta na capital paulista, foi o cenário do episódio que reuniu a responsável pelo espaço e socióloga Érica Malunguinho, a escritora Clara Averbuck, o youtuber Marcos Fera do canal ‘Pretinho mais que básico’, a rapper Luana Hansen, a atriz transexual Renata Carvalho e a rapper  ameríndia araucana BrisaFlow em uma roda de conversa, conduzida pela apresentadora Preta-Rara.

9. Título: Lei 10.639
Data de Lançamento: 04/01/2018
Sinopse: Como anda a lei que obriga o ensino da história africana, afro-brasileira e indígena? Discutir e debater a importância dessa lei, e as dificuldades da sua efetiva implementação.

10. Título: Representatividade Negra
Data de Lançamento: 24/01/2018
Sinopse: O episódio aborda a falta de representatividade institucional dos negros, e o papel das mídias na construção do imaginário e estereótipo acerca das culturas negras, restringindo o seu papel e protagonismo, e até mesmo se apropriando dos seus símbolos e cultura como mecanismo de opressão.

Postar um comentário

0 Comentários