Header Ads Widget

Erykah Badu é a curadora do "Boxset" em homenagem ao cantor e ativista nigeriano Fela Kuti


Na história pós-colonial da Nigéria, nenhuma figura se destacou tão claramente quanto a da Fela Anikulapo Kuti. Sua coragem era lendária. Sua música era sublime. Sua mensagem, sempre entregue com um humor irônico, era um chamado de clareza que faz eco no tempo e, vinte anos após a sua morte, ainda possui uma grande relevância para os males da sociedade, não apenas na Nigéria, mas em todo o mundo.

Esta semana, em torno do aniversário de Fela, sua vida, tempos e música são lembrados e honrados pelas legiões de seus admiradores em uma série de Felabrações que ocorrem em toda a Europa, América, Canadá e em lugares tão distantes como Jakarta, Osaka e Reykjavik. Na Nigéria, há uma série de eventos de uma semana, realizada por muitos milhares e animada por uma série de artistas, incógnitas de superstars, que chegam a prestar homenagem ao falecido Fela.

Seu catálogo de mais de 50 álbuns são distribuídos em todo o mundo, tanto fisicamente como digitalmente, enquanto, nos últimos anos, reconhecer o ressurgimento do interesse em ouvir música por meio de vinil, uma série de conjuntos de caixas de luxo foram lançados, com curadoria pela maioria de Fela fãs ardentes.

O primeiro foi por Questlove, famoso baterista de The Roots, o segundo de Ginger Baker, baterista do supergrupo, Cream, o terceiro do lendário produtor, Brian Eno e agora o quarto com curadoria de renome mundial, Erykah Badu será lançado 15 de dezembro de 2017 sobre Knitting Factory Records.


A seleção de Erykah inclui sua "Fela Piece favorita de todos os tempos", 1980's Coffin For Head of State, alongside Yellow Fever (1976), No Agreement (1977), J.J.D. (Johnny Just Drop) (1977), V.I.P. (1979), Army Arrangement (1984), and Underground System (1992). Diz Erykah, "Fela Kuti é um gênio Foda. Por favor, escute essas faixas, de preferência com um bom "blunt" ... com uma boa queima lenta".




Existem apenas 3.000 cópias deste conjunto de caixas de edição limitada, que vem com um cartaz de 16 "x 24" projetado pelo artista nigeriano Lemi Ghariokwu, a força criativa por trás de 26 das capas de álbuns da Fela Kuti e um livreto de 20 páginas em cores. O folheto apresenta sete ensaios pessoais escritos por Erykah Badu, sete comentários aprofundados de veterano jornalista de música e historiador de Afrobeat, Chris May; letra da música; e nunca antes fotos publicadas de Fela Kuti. O áudio foi restaurado e remasterizado das gravações nigerianas originais da Fela. A obra de arte para cada álbum foi meticulosamente recriada a partir de obras de arte de álbuns originais, ao lado de obras de arte de vinil vintage.

Adquira sua edição aqui


Postar um comentário

0 Comentários