Header Ads Widget

Dança nas Bordas reúne artistas que produzem na periferia de São Paulo




Organizado pela Cia. Diversidança e Cooperativa Paulista de Dança, evento traz diferentes modos de criação e estética reunidos em oficinas, espetáculos, encontros, rodas de conversa e intervenções artísticas

De 24 a 28 de janeiro de 2018 a Cia. Diversidança e a Cooperativa Paulista de Dança realizam a 2ª EDIÇÃO DO DANÇA NAS BORDAS, evento que reúne artistas que atualmente fomentam e produzem dança nas periferias da capital paulista. Com programação GRATUITA e fixada na FÁBRICA DA CRIATIVIDADE (Rua Dr. Luís da Fonseca Galvão, 248 - Capão Redondo) foi contemplado pela 21ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do projeto Manifesto Poético – Ensaios Cartográficos. Tem em sua programação oficinas, espetáculos, encontros, rodas de conversa e intervenções artísticas a partir da criação de diferentes companhias e núcleos de diferentes modos de criação, estéticas e linguagens, sejam elas contemporâneas, populares ou urbanas, dando cores à diversidade e pluralidade da produção periférica.

Dança nas Bordas é um desdobramento da Mostra de Repertório Coreográfico, realizado pela Cia Diversidança, desde 2010. Portanto, a necessidade de realizar este evento nasceu da própria ação dos artistas da Diversidança, que resolveram estender o projeto para outras companhias que também dançam nas bordas - na periferia. "Surgiu a necessidade de alinhavar momentos para partilhar o nosso fazer artístico, de forma mais plural e diversificada, potencializado a produção estética oriunda das periferias. Veio o desejo de um encontro de diversos artistas, com roda de conversa, mostra de processo, espetáculo, oficina, exibição de vídeo dança e cortejo, possibilitando o olhar sensível e trazendo à tona a diversidade da produção artística periférica", explica Rodrigo Cândido, Diretor geral, artístico, interprete-pesquisador da Cia Diversidança e idealizador do projeto.

Programação - 2ª Edição Dança nas Bordas

Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

17h: Oficina de Danças Populares Brasileiras: "Trejeitos e Mungangas"*

Com Priscila Paciência

Sinopse:

A proposta é refletir como a miscigenação e a riqueza gestual e rítmica faz de cada dança e de todas elas juntas, uma grande celebração da vida

Classificação Indicativa: 14 anos – 90 minutos

* Chegar com 30 minutos de antecedência para garantir a sua vaga!

19h: Espetáculo “Yebo”

Com Gamboot Dance Brasil

Sinopse:

Uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul

Classificação Indicativa: Livre – 50 minutos

20h30: Espetáculo “Danças Urbanas – Locking”

Com Chemical Funk

Sinopse:

O espetáculo tem como característica a apresentação de uma dramaturgia clara e linear, repleta de tramas e surpresas, que muitas vezes utiliza-se do humor como ferramenta cênica. Aliando a dança ao teatro em um equilíbrio constante.

Classificação Indicativa: Livre – 50 minutos

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018

17h30: Intervenção “Dança por Correio”*

Com Grupo Zumb.boys

Sinopse:

De uma maneira poética, os dançarinos vestidos de carteiros levam, não apenas uma mensagem escrita nas cartas, mas uma mensagem embutida na dança e na música sendo construída para aquela pessoa e para aquele ambiente.

Classificação Indicativa: Livre – 50 minutos

*Apresentação será realizada no Pátio de Acesso à Fábrica de Criatividade

19h: Espetáculo “Forest”

Com ANIKAYA Dance Theater (Brasil)

Sinopse:

Baseado em pesquisas sobre a mitologia da floresta como um lugar de transformação.

A floresta tem sido sempre um espaço importante na mitologia e psique humana. A falta de respeito do homem em relação à natureza gera desequilíbrios, como o aquecimento global e os desastres ambientais, colocando o lugar da floresta em risco. “Forest” nos leva de volta a este espaço sagrado, em constante evolução.


Classificação Indicativa: Livre – 60 minutos

20h30: Roda de Conversa “Por onde caminha à nossa dança”

Com Duda Moreno, Flip Couto, Nice Estrela e Rodstyle

A conversa fará surgir questões e indagações que permeiam seus fazeres artísticos, trazendo lutas e conquistas que a danças urbanas vem galgando na cidade, sobretudo nas periferias, finalizando a noite.

Classificação Indicativa: Livre – 120 minutos

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018

17h30: Intervenção “Manifesto para outros Manifestos – Resistir dançando por alguns cantos...”*

Com Cia Diversidança

Sinopse:

Primeira intervenção do projeto “Ensaios Cartográficos” realizado pela Cia Diversidança, por meio de site specific, mas cuja proposta não somente perfaça pela sua relação com o espaço urbano/território, mas que a vivência estabelecida possa trazer experiência não apenas estética, mas também simbólica para aqueles que transitam pela cidade.

Classificação Indicativa: Livre – 60 minutos

*Apresentação será realizada no Pátio de Acesso à Fábrica de Criatividade

19h: Fundamentos da Dança Locking: Danças Urbanas* (oficina)

Com Diego Groove

Sinopse:

Divido em 4 etapas onde será abordado variações de velocidade, acentuações e de alguns fundamentos da dança Locking, a oficina terá apresentação e breve história do Locking e sua importância nas Danças Urbanas. Aquecimento com Danças Sociais que foram popularizadas nas décadas de 60, 70 e 80, com ênfase nas que foram de extrema importância para o surgimento do Locking

Classificação Indicativa: 14 anos – 90 minutos

* Chegar com 30 minutos de antecedência para garantir a sua vaga!

21h: Exibição de Vídeos Dança com bate papo

Com Cia da Vila, Dentre Nós Cia de Dança e Raffab Ajá

Classificação Indicativa: Livre – 120 minutos

“Amor em 4 Atos”

Com Cia da Vila (Priscila Magalhães)

Conta a história de amor entre uma pantera e um general do exercito de Bonaparte perdido no deserto. A história permeia diferentes tipos de amor e ressalta os sentimentos, principalmente voltados aos quatro atos; o instinto, narcisista, desejo e entre pares.

Classificação Indicativa: Livre – 13’23’’

“VIDEO ESPIRITUAL II”

Com Raffab Ajá

Sinopse:

A narrativa reflete a pesquisa do artista sobre o tema da espiritualidade

Classificação Indicativa: Livre – 9’24’’

“VIDEODANÇA - Cartas à Casa de PÓ”

Com Dentre Nós Cia de Dança (Rivaldo Ferreira e Rafi Sousa)

Sinopse:

Tem como partida o estudo da personalidade de cada intérprete, trazendo as personagens presentes na peça de teatro “A Casa de Bernarda Alba”, indagando a figura feminina no seu estado mais resistente e mais delicado.

Classificação Indicativa: 2016/Livre – 5’13’’

Sábado, 27 de Janeiro de 2018

17h: Espetáculo “So.corro – Se eu fosse você eu me movia”

Com Grupo Xingó

Sinopse:

So.corro corre contra o tempo para pensar o tempo, buscando no imaginário dos filmes de ação, referências pra entender nossa ação hoje, pra dançar a cidade, a mulher, o relógio, o incômodo, o desumano, o injusto, o desigual.

Classificação Indicativa: Livre – 45 minutos

18h30: Roda de Conversa “A importância de festivais e mostras para a difusão da dança”

Com Júnior Guimaraes

Sinopse:

A roda de conversa pretende apontar que Mostras e Festivais podem ser uma das maiores vitrines da produção da dança brasileira. Elas podem ser a primeira porta de entrada, além de serem os principais canais de difusão de obras de novos artistas brasileiros.

Classificação Indicativa: Livre – 120 minutos

21h: Oficina de Dança de Salão: Samba Rock e suas influências históricas*

Com Leonardo Cordeiro e Denise Capelo

Sinopse:

Um estudo dinâmico e composto de apresentação do ritmo, histórias e impacto social da dança no cotidiano paulista, aula prática e exercícios unindo os movimentos históricos da dança, demonstração e execução técnica dos temas.

Classificação Indicativa: 14 Anos – 90 minutos

* Chegar com 30 minutos de antecedência para garantir a sua vaga!

Domingo, 28 de Janeiro de 2018

13h: Encontro com atuais, ex-Diversidanças e convidados

13h: Recepção

14h: Apresentação “EU” em evidência”

Com Cia Diversidança

Classificação Indicativa: Livre

14h20: Compartilhamento da sistematização do relato da trajetória de 10 anos “Cia Diversidança: Fragmentos de uma História”

15h: Celebração

17h: Espetáculo “Cubo Tóxico”

Com Cia Fusos

Sinopse:

Olhar sensível para a comunidade, onde há questões ambientais que afetam a população, como a poluição dos rios e córregos.

Classificação Indicativa: Livre – 50 minutos

19h: Espetáculo “Martírio”

Com Cia 7 de Dança

Sinopse:

Inspirado nos fatos marcantes da vida de Joana D’arc, dividido em três pequenos atos, o espetáculo tem como intuito mostrar um novo olhar sobre essa história, buscando levar a reflexão do público sobre a injustiça cometida pelo poder religioso e governante da época.

Classificação Indicativa: 10 Anos – 50 minutos

20h30: Cortejo de Encerramento

Com Grupo Umoja

O Umoja trabalha com diversas linguagens artísticas, com ênfase nas referências às culturas afro-brasileiras e nos seus aspectos híbridos, danças dramáticas populares e musicalidades, cocos, maracatus, sambas rural, de roda, cirandas e afoxés

Classificação Indicativa: Livre – 60 minutos

2ª Edição Dança nas Bordas

De 24 a 28 de janeiro de 2018

Local: Fábrica da Criatividade - Rua Dr. Luís da Fonseca Galvão, 248 - Capão Redondo

Contato: ong@fabricadecriatividade.org.br

Telefone : (11) 94642-4788

Entrada Franca 

Postar um comentário

0 Comentários