Header Ads Widget

Instituto Eslipa promove ações de cidadania em estados brasileiros com Projeto De Olho no Duto


Com ações no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo o projeto De Olho no Duto – investimento social da TRANSPETRO – almeja atingir cerca de 150 mil pessoas em dois anos, levando a arte do palhaço e do circo para as comunidades.
Próximas ações acontecem na Zona Sul e Oeste da Capital, ABC Paulista, Suzano e Litoral
Desde o dia 07 de janeiro de 2018, as companhias Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo, representando o projeto De Olho no Duto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços - ESLIPA (escola do Rio de Janeiro por onde integrantes das duas companhias passaram) adentram semanalmente diversas comunidades para realizar um trabalho diferente com a população através da arte do palhaço.
A programação das próximas semanas inclui atividades em comunidades de São Paulo (Vila Carioca, Jardim Mirante, Jardim das Palmas na Zona Sul e Jardim Jaqueline na Zona Oeste), Suzano, Cubatão, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo São Vicente.
Em um dia de ações, os artistas circenses convidam as pessoas para um encontro verdadeiro que busca sensibilizá-las para a realização de ações que possam contribuir para a melhoria das condições de vida dessas populações e um grande reforço no âmbito do relacionamento comunitário.
Com cortejos, oficinas circenses, espetáculos e rodas de conversa, os artistas se aproximam da população local, e através de uma interação lúdica promovem o acesso a cultura, o fortalecimento com os vínculos com e entre a comunidade, detectando possíveis agentes culturais que possam multiplicar essas ações. As atividades são sempre gratuitas e o público de todas as idades é bem vindo para participar.
De Olho no Duto é um projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços - ESLIPA (RJ) que percorrerá quatro estados brasileiros:Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e que tem como foco principal oferecer aos moradores das comunidades e as populações vizinhas às instalações dos dutos da TRANSPETRO, uma série de atividades culturais.
As visitas acontecerão durante um período de dois anos, envolvendo mais de 600 atividades artísticas, contemplando 101 comunidades. O projeto envolve 30 palhaços de seis companhias profissionais de teatro de rua e circo, sendo: Grupo Off-Sina e Cia. Chirulico (RJ), Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo (SP), Associação Pano de Roda (MG) e Circo Teatro Capixaba (ES). 
Na capital, as ações passam pela Vila Clara, Jardim Miriam, Jardim Mirante, Jardim das Palmas, Jardim Jaqueline, Parque Savoy City, Jardim Nossa Senhora do Carmo, Jardim São Roberto, Americanópolis, Vila Aparecida, Vila Heliópolis, Vila Carioca, Jardim da Felicidade, Teotonio Vilela, Comunidade Três Cocos - Cidade Líder, Limoeiro.
O projeto tem ainda ações previstas em Guarulhos (Jardim São Francisco, Parque Jardim Kátia - Tijuco Preto, Parque São Miguel),Suzano (Miguel Badra, Jardim Colorado), Cubatão (Vila São José - ex Vila Socó, Pinheiro do Miranda, Vila Noel/Vila Natal, Pilões),Santos (Vila dos Criadores), Santo André (Jardim Utinga, Vila Palmares, Jardim Santo André, Jardim São Roberto), São Bernardo do Campo (Parque São Bernardo, Vila Alto da Boa Vista, Vila São Pedro), Osasco (Jardim Aliança), São Vicente (Vale Novo) eItaquaquecetuba (Parque Pequeno Coração). 
Para Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto ESLIPA: “O projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito a diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela TRANSPETRO. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”.
Segundo a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento  das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local.
Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo representam o projeto em São Paulo
Circo do Asfalto foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho, pesquisando as artes circenses de rua e a cultura popular. Buscando levar a arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura. A companhia consolidou-se como referência e hoje mantém um espaço independente em Santo André – o Espaço Cultural Circo do Asfalto - onde recebe artistas de todo o mundo.


Já a Pequena Trupe de Circo surgiu em 2013 a partir do encontro cênico da dupla Dudu do Circo e Palhaça Fadinha. Como artistas de rua, a trupe pesquisa e cria suas obras a partir das artes circenses, circulando de forma independente. Participou da Maratona Cultural de São Bernardo do Campo, Convenção Brasileira de Malabares Circo e Palhaço, Convenção Praiana de Circo, Mostra Tropé de Teatro Circo e Bonecos e da Ocupação Artística nos Parque de São Bernardo do Campo, onde realizou mais 30 apresentações consolidando seu espaço na cena cultural do Grande ABC.
O projeto De Olho No Duto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro e o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços – ESLIPA.
Programação De Olho no Duto em São Paulo – Janeiro e Fevereiro - 2018
Circo do Asfalto
27 de janeiro – Sábado - 10h00 às 17h00 – Miguel Brada – Suzano
28 de janeiro – Domingo - 10h00 às 17h00 – Jardim Colorado – Suzano
03 de fevereiro - Sábado – 10h00 às 17h00 -  Jardim Mirante – São Paulo
04 de fevereiro – Domingo – 10h00 às 17h00 –Jardim das Palmas – São Paulo
16 de fevereiro - Sexta-feira – 10h00 às 17h00 -  Jardim Jaqueline - São Paulo
17 de fevereiro – Sábado – 10h00 às 17h00 – Vila São José (ex Vila socó) - Cubatão
24 de fevereiro - Sábado – 10h00 às 17h00 – Pinheiro do Miranda - Cubatão
25 de fevereiro – Domingo – 10h00 às 17h00 – Vila dos Criadores - Santos

Pequena Trupe de Circo
31 de Janeiro – Quarta-feira - 14h00 ás 18h00 - Vila Carioca - São Paulo
03 de fevereiro – Sábado – 14h00 às 18h00 - Jardim Santo André - Santo André
04 de fevereiro – Domingo – 14h00 às 18h00 Vila Alto da Boa Vista - São Bernardo do Campo
17 de fevereiro – Sábado – 14h00 às 18h00 Vila São Pedro - São Bernardo do Campo
18 de fevereiro – Domingo – 14h00 às 18h00 - Vila Noel - Cubatão
24 de fevereiro – Sábado – 14h00 às 18h00 Pilões - Cubatão
25 de fevereiro – Domingo – 14h00 às 18h00 - Vale Novo - São Vicente
Para saber mais detalhes sobre a programação do projeto “De olho no Duto” acesse: www.facebook.com/eslipa

Postar um comentário

0 Comentários