Header Ads Widget

Gumboot Dance Brasil ministra oficina durante temporada de estreia do novo espetáculo no SESC Consolação

Foto: Zarella Neto 

Durante a temporada de Subterrâneo, o Gumboot Dance Brasil realiza oficina para os interessados em conhecer essa técnica diferente, criativa e potente que é o Gumboot, uma dança africana realizada com botas de borracha, que promove uma grande percussão corporal. Qualquer pessoa interessada pode participar!

Oficina de Gumboot no SESC Consolação começa no dia 26 de março

De 26/03 a 28/03, o Gumboot Dance Brasil​ realiza uma oficina no Sesc Consolação​ de dança africana com botas (Gumboot).

A Oficina é composta por exercícios rítmicos que surgem da leitura corporal e dos códigos construídos pelos mineiros que trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul.

O Gumboot é uma dança sul-africana em que os dançarinos utilizam botas de borracha para produzir sons enquanto executam coreografias batendo com os pés e com as mãos, produzindo uma comunicação potente e poética. O ritmo é marcado pela batida nas botas e pelas canções. Em sua essência o Gumboot traz na prática, elementos da brincadeira, do canto de trabalho e a sonoridade extraída do próprio corpo.

Nessa oficina o aluno experimenta de uma forma lúdica e musical, a possibilidade de criar códigos e diálogos percussivos. E com diversas variações sonoras, são convidados a conhecer a história vivida no período de maior extração de ouro e diamante no final do século XIX na África do Sul.

Para se inscrever na oficina acesse o link: 

Foto: Zarella Neto 

A Oficina faz parte da temporada do novo espetáculo do Gumboot Dance Brasil, Subterrâneo​, que estreia no dia 23 de março no Teatro Anchieta - SESC Consolação. 

Batendo com as mãos e com os pés em suas botas de borracha, treze bailarinos realizam um grande percussão corporal acompanhados de uma banda que executa a trilha sonora ao vivo. 

Eles surpreendem ao apresentar ao público um espetáculo que adentra a realidade de mineradores explorados na África do Século XIX e a população pobre e periférica do Brasil atual. Trabalhadores em condições degradantes lutando pela sobrevivência saciando os donos das riquezas, sem nunca enriquecer.
 
O Gumboot surgiu na África do Sul no século XIX, quando foram descobertas minas de ouro e de diamante por lá. Sul-africanos de etnias diferentes foram forçados pelos colonizadores Holandeses e Britânicos a trabalhar nessas minas, em condições degradantes, sem ao menos conseguir se comunicar por não falarem a mesma língua (a África do Sul tem cerca de onze línguas oficiais).
 
Subvertendo o meio ao qual estavam submetidos, eles inventaram um jeito de se comunicar sem precisar recorrer ao idioma falado. Descobriram que o batuque das botas, canto e gritos eram a solução para que pudessem se expressar.

Postar um comentário

0 Comentários