Header Ads Widget

Escolas de rede Municipal de Guarulhos recebem palestras com eletricistas da EDP pelo projeto 'Brincando com Pipas', uma parceria com a Evoluir - Educação Transformadora


Com palestras e evento ao ar livre, Projeto Brincando Com Pipas, elaborado pela EVOLUIR – Educação Transformadora, em parceria com a EDP, propõe a prática de brincadeiras regionais com segurança


Ensinamentos sobre umas das brincadeiras mais conhecidas da população une-se às noções de segurança com a rede elétrica, contemplando o folclore envolvido em uma das mais populares atividades infantis a céu aberto: soltar pipas

A pipa carrega o simbolismo da infância, trabalhando a criatividade da criança. E que tal aplicar todo esse caráter lúdico como um instrumento educacional? A proposta da Evoluir – Educação Transformadora,em parceria com a EDP, por meio do Instituto EDP, para o projetoBrincando com Pipas é aliar valores do aprendizado contidos na ciência e no folclore da pipa aos conceitos de segurança com relação aos perigos do contato com a rede elétrica. Neste ano, a ação ocorre em comunidades escolares dos municípios de Guarulhos e Suzano, com palestras pedagógicas e um evento coletivo chamado “Revoada”.
Uma das principais atividades do projeto acontece entre 5 e 21/6. As Escolas Jorge Amado (5/6, às 08h e 14h - Avenida João Bassi, S/N - Jardim Pres. Dutra) e Tom Jobim (7/6, às 08h30, 12h30 e 15h30 - Av. Coqueiral, 90 - Cidade Serodio) receberão palestras com eletricistas da EDP, em uma oportunidade para se trabalhar os conceitos sobre os cuidados com a rede elétrica, além de apresentar informações úteis sobre a transmissão e distribuição da energia e, o mais importante, como brincar em segurança.
Para que a sinergia de todos esses valores ocorra de forma coesa, o projeto promove desde a formação de professores – que ocorre em sessões fechadas comandadas por educadores da Evoluir, que se utilizam de material didático criado pela própria empresa, - até ações diretas com alunos e comunidade.
Também são promovidos pocket shows teatrais, em peça chamada ‘Brincantes e Brincadeiras’, pela Cia. Trem Bão, que servem como ferramenta de engajamento do público e multiplicação dos conceitos trabalhados no programa, além das próprias palestras com eletricistas da EDP e da distribuição do Livro “Sofi, a Pipa Bailarina”, de Solange Silveira Garcia, ilustrado pelo renomado artista visual Edson Ikê, incluindo bate-papo com a autora.
Já a grande confraternização do “Brincando com Pipas” é a Revoada de Pipas, evento que acontece em 21/6, com local e horários a serem definidos. A iniciativa reunirá alunos, professores, funcionários das escolas atendidas, pais e mestres pipeiros numa grande reunião para colorir os céus com os mais diferentes modelos, formatos e cores por meio de pipas confeccionadas ao longo do projeto.


‘Brincando com Pipas’ é baseado em instâncias que garantem eficácia em campos diversos: a primeira delas é a inspiração em autores-referências da área educacional – Jean Piagget e Lev Vygotsky são as principais fontes, sobretudo em termos relativos ao brincar enquanto ferramenta indispensável para a primeira formação de crianças e, em outro plano, está a sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados em 1998 e que constituem o principal documento pedagógico do Brasil. 
O projeto reúne o know-how de empresas com larga experiência em suas áreas de atuação. A Evoluir atua há mais de 22 anos nos mercados educacional e editorial e, neste período, deixou a sua marca em 17 Estados e 70 municípios do País, beneficiando mais de 125.000 pessoas em 19 projetos que ocorrem via parcerias público-privadas, mecanismos de incentivo à cultura e educação e patrocínios diretos. A EDP é uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Ela mantém o Instituto EDP, responsável por investimentos e iniciativas sociais em favor da educação, desenvolvimento e sustentabilidade. 
Sobre a Evoluir – Educação Transformadora
Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.
Sobre EDP e IEDP

Com mais de 20 anos de atuação no País, a EDP é uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que emprega mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, conta com 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,3 milhões de clientes em suas distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo, além de atuar nas áreas de Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia. No Brasil, é referência em áreas como Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Recentemente, destacou-se como pioneira no uso da robotização de processos e adquiriu participação na Celesc, em Santa Catarina. Possui valor de mercado de cerca R$ 9 bilhões, três vezes maior do que em 2005, quando abriu seu capital em bolsa.
O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da Companhia, preferencialmente em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, da cultura e da saúde. Ao todo, em 2017, foram apoiados 35 projetos, beneficiando 60 mil pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários