Header Ads Widget

Com fortes referências, duo ‘’Elementar’ lança videoclipe ‘’Ânsia de Libra’’


Faixa retrata a importância e a autoafirmação da cultura negra.


Fruto da zona sul de São Paulo, Elementar é um duo de rap formado pelos irmãos Eduardo Hide e Akanni. A  musicalidade sempre foi um fator presente na vida e no cotidiano da dupla, que através das rimas, beats e poesia, encontram a simbiose perfeita para criar suas músicas, e que além do rap, utilizam o jazz e a literatura como fortes influências em suas composições. 

Sobre "Ânsia de Libra"

Nessa sexta-feira (14), a dupla ‘Elementar’ lança seu novo videoclipe de trabalho intitulado ‘’Ânsia de libra’’. Qual o real significado por trás da escolha do nome para o single? Libra é uma palavra que vem do latim e faz referência a um objeto que serve para pesar, uma balança, também representado pelo mito de Astreia, filha de Zeus e Têmis que instruía os humanos sobre a justiça. Ânsia de Libra é uma afirmação metafórica sobre a busca pela igualdade racial. 
  
Em tempos onde o retrocesso político progride de modo acelerado e assustador, ampliam-se constantemente os casos de intolerância religiosa e racismo. A ideia do single foi mesclar analogias e metáforas que simbolizam os problemas que o povo negro enfrenta diariamente e através dessa vivência, expor referências que são utilizadas como base e maior símbolo de resistência para o duo.

''Ânsia de Libra é uma música que enaltece ainda mais o orgulho de sermos pretos, descendentes de reis e que apesar das dores e dilemas de vivermos em um como qualquer outro pais racista devemos continuar encarando os problemas de frente lutando e almejando justiça’’ – Diz Akanni.

Com direção da Sasso Filmes, Ânsia de libra é um filme com diversas camadas, conceitos e com uma única mensagem: ''Viemos buscar o que é nosso''. Gravado na Lafaza Warehouse (SP), o videoclipe contou com as participações das ilustradoras Jessica Amoreira, artista que criou a arte do single, Mabe Nascimento, a cantora Negra Cinthia, a dançarina Joy Morgado e a crew de Bboys ‘’Mac Fly Mob’’. Produção instrumental por Bolin, gravação no estúdio Koan Trax, mixagem e masterização por Luis Lopes no C4 Studio.

Assista:





Sobre o duo:

O duo Elementar nasceu no segundo semestre de 2012, quando os MC's Akanni e Hide perceberam a proximidade de suas poesias. O nome da dupla é uma analogia ao significado da palavra elementar e a importância de consumo poético.

Em 2013 a dupla deu um upgrade em sua formação com as chegadas do MC Gigante e do DJ Iron, tal feito culminou na criação do Coletivo REC, integrado também pelo fotógrafo Rafael Barros. No ano seguinte subsidiado pelo Programa VAI o coletivo realizou o projeto cultural Sequenciando RAP, que visava fomentar elementos do Hip Hop, posteriormente o coletivo se tornou o selo Koan Trax.

Nesse período o grupo lançou o seu primeiro single “Frieza” e participou da coletânea “Beat Brazuca Vol. 1” do produtor curitibano Luis Cilho. O grupo começou a produzir seu primeiro EP no inverno de 2015, no ano seguinte disponibilizou a música “Quedas, Lugares e Ascensão”, porém o processo de produção do EP foi interrompido por um hiato que teve fim em setembro de 2017 com o lançamento do single  “Zero” que conta com a participação da cantora Luedji Luna e marca o seu retorno ao cenário musical.

Atualmente composto por Akanni e Eduardo Hide, o duo busca através de reflexões sobre cotidiano levar adiante suas mensagens. Nas faixas liberadas até então, as letras dialogam com o auto-conhecimento e a transcendência sem tirar o pé do contexto urbano, apresentando assim, um misto entre uma estética etérea e a sonoridade underground do rap dos anos 90's / 00's.


Todas as faixas do Elementar podem ser encontradas nas plataformas digitais:

O duo também está nas redes:

Postar um comentário

0 Comentários