Header Ads Widget

Nem Migos e muito menos Pogba, Dee Brown é o criador do DAB

Muito se fala sobre onde, como e quando se originou o DAB. Em 2015, o trio de Atlanta Migos lançou o clipe “Look at my Dab”, popularizando assim o movimento DAB DANCE.

Pogba (futebol), Lebron James (Basket), Cam Newton (Football Americano) e diversos esportistas comemoravam seus feito com o DAB! Viralizou esse gesto!

Muitos creditam ao trio a criação do movimento, mas em meados de 2014, o Migos se apresentou no Paramount Theatre em Springfield, Massachussets. O Dab foi apresentado ao trio e ao Quality Control Music nessa época. Membros do selo Quality Control alegam que o DAB foi inventado pelo rapper Skippa Da Flippa e teve suas origens na cena Hip Hop de Atlanta por volta de 2010. Apesar de durante um período o trio Migos afirmar que era os inventores do DAB DANCE, mais tarde admitiram que Skippa Da Flippa foi o inventor, após criticas de um terceiro membro do selo, OG Maco.


O rapper Bow Wow ousou dizer que o Dab Dance teve origem em 2012, por influência da Cannabis Dabbers Community, relacionando o Dab a maconha e tal. Rappers como Peewee Longway, Jose Guapo e Rich the Kid que contribuíram muito para popularizar a dança, foram o Twiter xingar o rapper e refutar suas afirmações. 

Curiosidade

Bem antes de existir o termo DAB, esse mesmo movimento é reproduzido na cultura japonesa há décadas. Um bom exemplo é o anime Dragon Ball Z dos anos 90, onde o Gohan (como O Grande Saiyaman) executa o movimento. É conhecido como um “Movimento Sentai” no Japão, devido ao seu uso popular na série "Super Sentai Tokusatsu Superhero" desde ao anos 70. Manja aqueles movimentos que os Power Rangers ou Changeman faziam? 


Tudo isso relatado acima são especulações, coincidências e pessoas se apropriando. Vamos “dar a Cesar o que é de Cesar” ou melhor “dar ao Brown o que é do Brown”, como disse o jornalista estadunidense Goudzer.


Dee Brown 

DeCovan Kadell vulgo Dee Brown nasceu em 29 de novembro de 1968, Draftado em 1990 pelo Boston Celtics. Brown jogou por 12 temporadas na NBA (1990-2001). O Pai do Dab, além de jogador pelo Celtis, defendeu as camisas do Toronto Raptos e Orlando Magic. Em seu primeiro ano ele fez parte do NBA All Rookie Team (Seleção dos Novatos), quando jogou todos os 82 jogos e teve uma média de 8,7 pontos por jogo. Um dos grandes destaques de sua carreira foi em 1991, quando ele ganhou o campeonato de enterradas da NBA. 

Ele foi titular em Boston durante 1993-94 e 1994- 95 temporadas onde teve seus melhores números de pontuação, com média de mais de 15 pontos por jogo em cada um desses anos. Após sete temporadas e meia com o Celtics, ele foi negociado com o Raptors junto com Chauncey Billups em 1998. No geral, durante sua carreira, ele marcou 6.758 pontos no total.

Após sua aposentadoria como jogador de Basket, Brown não se afastou do esporte. Em 2005 ele ganhou um contrato na ESPN de um ano após vencer um reality show chamado “Dream Job”. Brown derrotou outros cincos ex-jogadores da NBA e apresentou um programa na ESPN chamado “City Slam!”. 

Brown também trabalhou na EDGE Basketball, como CEO, que era uma empresa especializada na formação de jogadores do ensino médio até o profissional. Brown também foi técnico do time feminino Orlando Miracle, depois do San Antonio Silver Stars. Em 2009 se tornou treinador principal do Springfield Armour, um time da Liga de Desenvolvimento da NBA. Em 2011 Brown foi assistente do Lawrence Frank no Detroit Pistons. 2013 ele foi para o Sacramento Kings para ser assistente técnico e diretor de desenvolvimento de jogadores. Em 2016 foi para o Los Angeles Clippers e agora é gerente geral da equipe do Clippers na NBA G League. 

Neste momento Dee Brown está apertando a língua de seu Rebook "The Pump", para dar ar e ajustar o tênis em seu pé

A noite que Dee Brown inventou o DAB

Em 1991 grandes nomes do DUNK participaram do campeonato de enterradas, como: Kenny Smith - Houston Rockets, Otis Smith – Orlando Magic, Rex Chapman – Charlotte Hornets, Shawn Kemp – Seattle Super Sonics, Kenny Willians – Indiana Pacers, Kendall Gill - Charlotte Hornets e o calouro Dee Brown – Boston Celtics. 

Neste ano o All Star Games foi disputado em Charlotte e a cidade tinha dois representantes Rex Chapam e Kendall Gill que mandaram bem, mas não tanto como a empolgação de sua torcida. 

O 3 vezes campeão Dominique Wilkins não participou e sempre era cotado para ser campeão! Wilkins era o atual campeão da enterradas. Dominique travou muitas batalhas com Michael Jordan em 1988, onde o Jordan ganha o campeonato com a incrível dunk pulando da linha do lance livre. 

Dee Brown não estava cotado entre os possíveis campeões, tanto que Dominique Wilkins em entrevista disse que os possíveis campeões eram Shaw Kemp do Seattle, Kenny Smith do Houston e o que fez final com ele em 1990, Kenny Willians do Indiana. 

Um detalhe muito interessante é que o novato Dee Brown era patrocinado pela Rebook, marca sensação da época. E antes dele ir para enterrada ele apertava a lingueta dos tênis. Como não sou dessa época fui pesquisar e cai justamente num site falando sobre esse campeonato, o tênis e a fita do DAB. Segundo o site Basquete Cascavel, Dee Brown utiliza um modelo da Rebook chamado “The Pump”. Esse modelo da Rebook além de ser loko! Ele tem um sistema de ar que você aperta da língua do tênis e ele enche de ar e adequa no seu pé. Então o Dee Brown cada vez que ia enterrar fazia isso e chamou a atenção do publico e dos comentaristas da TV. 

Dee Brown foi bem do começo ao fim! Porém a concorrência era braba! Para avançar para a final, Brown precisou inovar e enterrar duas bolas, levando todos a loucura. Dando sempre aquela bombada em seu Rebook antes das dunk’s.

Ele chega à final contra o Shaw Kemp do Seattle, forte candidato a esmagar o novato na final! Shaw executou bem a sua Dunk e pontuou bem. Brown sabendo que precisaria de algo extraordinário para vencer corre com a bola e executa o movimento que na época foi chamado de “Look Dunk” ou “No See Dee”. E com essa enterrada insana, o jogador do Boston vence o campeonato de enterrada. 

Confira todas as Dunk's do Dee Brown do campeonato de 1991:



Muito se fala sobre quem iniciou, até Michael Jackson querem creditar o Dab, mas quem realmente influenciou o DAB DANCE, foi Dee Brown.

_________________________

Sites que usamos para pesquisa:

Basquete Cascavel

Yard Media


Postar um comentário

0 Comentários