Header Ads Widget

A renda de “Industry Baby” do Lil Nas X vai custear fianças de pessoas negras pobres

Ontem o rapper Lil Nas X lançou seu tão aguardado clipe de “Industry Baby”. 

A prévia do clipe mostra o rapper num julgamento onde ele é preso por conta de sua sexualidade. O clipe, “Industry Baby” que conta com a participação de Jack Harlow, conta com cenas do rapper dentro da prisão, com ele fugindo, mas não sem antes dançar pelado no vestiário e mandando um recado para as pessoas que esperavam o fim de sua carreira após o hit “Old Town Road”.

Muita gente acha que o Lil Nas só pensa no glamour, mas ele vai além: o rapper oriundo da Georgia está ligado sobre seu papel como um homem preto e gay e usa de sua arte para tentar reverter quadros racistas. Segundo o site Mundo Negro, além de toda a renda do single ser revertida para a organização “The Bail Project”. A ideia é pagar a fiança de pessoas negras que estão presas por infrações leves.

Todo o sistema carcerário estadunidense é privatizado, a ação é um critica ao encarceramento em massa de cidadãos negros no Estados Unidos, que fica mais evidente quando essas pessoas não conseguem pagar a fiança, porque não tem dinheiro em espécie. Sim, o pagamento da fiança só pode ser pago em dinheiro vivo. Com isso deixa evidente como o sistema carcerário e jurídico tem uma estrutura racista.

“A música é a forma como luto pela libertação. É meu ato de resistência. Mas também sei que a verdadeira liberdade requer uma mudança real no funcionamento do sistema de justiça criminal. Começando com fiança em dinheiro”, comenta o rapper.

Segundo o site Splash do UOL, o The Bail Project já teve mais de 47 milhões de dólares (243 milhões de reais) em assistência gratuita em fiança para mais de 17 mil pessoas de baixa renda em todo os Estados Unidos. A organização também oferece suporte pós-liberação por meio de lembretes judiciais, transporte gratuito e referências voluntárias para moradia, tratamento de uso de substâncias e outros serviços

“Eu sei a dor que o encarceramento traz para uma família. E eu sei o impacto desproporcional que a fiança em dinheiro tem sobre os negros americanos e a comunidade LGBTQ. Vamos trazer as pessoas para casa e lutar por liberdade e igualdade. Acabar com a fiança em dinheiro é uma das questões de direitos civis mais importantes de nosso tempo”, complementa Lil Nas X.

Confira o clipe:


Postar um comentário

0 Comentários