Header Ads Widget

Com 23 beatmakers BR, a Endorphins Lab lança mixtape instrumental produzida com samples japoneses



O Japão um grande mercado musical, o segundo maior do mundo, além de consumir musicas nos mais variados formatos, os japoneses também produzem. Isso não chega em nosso país pela enxurrada de conteúdo estadunidense que recebemos via plataformas digitais e rádio. 

Esse é um dos motivos que no segundo volume da Headnod Mixtape, a Endorphins Lab decidiu focar em samples de música japonesa, por ela ser rica e única e com timbres e instrumentos característicos da cultura do país.

“Isso é um parque de diversões para os beatmakers, porque tudo isso traz um frescor para que eles criem a partir desses samples”, diz allb, produtor executivo da Endorphins. “Também tem um pouco de ligação com as histórias dos samurais, mangás, quadrinhos. O Wu-Tang Clan, por exemplo, usou muita referência de música japonesa. Isso tem uma certa relação também com a história do Hip Hop. E essa também é uma forma de celebrar as Olimpíadas que será realizada em Tóquio”.

Mais de 40 beatmakers enviaram pelo menos dois beats, sendo que apenas um dos beats seria selecionado – seguindo critérios pré-definidos: beats predominantemente instrumentais, tipo headnod (cheios de groove, suingue e balanço, que fazem o pescoço dançar), e samples de qualquer estilo japonês (tradicional, jazz, funk). 

Com quase 60 beats enviados, 23 foram escolhidos após uma rigorosa avaliação feito pelo allb, Pietro Domiciano, Vinícius Moscato e parceiros da Endorphins.

SonoTWS, Leopac, Rafa Jazz, Goribeatzz, NIghtmare Beats, CMYK, Guta, Sark, Acaso, Lucasbin e mais outros foram os selecionados. 

“Esse projeto tem como propósito promover o trabalho beatmakers. Por isso, criamos um material que represente a essência deles que são os instrumentais. Essa é a grande matéria prima gerada pela cultura musical”, observa allb“O beatmaker é um fornecedor, um artista, um artesão de batidas que, hoje, não se limita mais ao hip hop”, finaliza allb.

O volume 2 da maior coletânea de beats do Brasil já pode ser ouvida em todas as plataformas digitais (escolha a sua favorita aqui). A versão para Bandcamp, Soundcloud e (da futura) fita K7 terá duas bônus tracks, sendo uma assinada pelo Bala de Banana S.A e a outra de autoria do Aeoner, que também fará um DJ set com todas as 25 músicas*. O lançamento dessas versões será feito em 23/07. Os cassetes têm previsão para estarem disponíveis no início de agosto.


Postar um comentário

0 Comentários