Header Ads Widget

Flagelo Urbano, o Griot do rap angolano tem sua música em destaque em obra acadêmica brasileira

 

Flagelo Urbano que é considerado um dos rappers de maior lírica em angola tem sua música de nome “Demo Sem Cracia” em destaque no “Caderno Textos e Debates" da Universidade Federal de Santa Catarina.

O rapper se destaca na cena pelo seu grande conhecimento da tradição oral africana, sua escrita poética e sua postura eremita em “Tradições Orais Africanas em Trânsitos”, reafirma que o rap consciente rompe as fronteiras da rua e do Atlântico (neste caso) e firma um lugar na Universidade.

Segundo o site Carga, não é a primeira vez que o rapper tem sua obra contemplada numa obra acadêmica. 

Estudantes do Instituto de Pedagogia do Bengo estabeleceram um paralelo entra a poesia expressa no livro “Sagrada Esperança” e a poesia do texto marginalizado do álbum “Ermo” do Flagelo Urbano, lançado em 2015, no trabalho intitulado “Um estudo sobre a quitandeira, de Agosto Neto a Flagelados do vendo santo II.

Já no estudo brasileiro do Caderno Textos e Debates da Universidade Federal de Santa Catarina, Núcleo de Estudos de Identidade e Relação Inter étnicas, foi publicado na edição de numero 22, a partir da pagina 106, um estudo baseado na narrativa da tradição oral angolano - O jacaré que pagou imposto – que como qualquer outro material simbólico e estético se configura como movediço, e como tal, migra para outros dispositivos discursivos, como escultura e música. É feito um estudo bem profundo usando a tradição oral de “O jacaré que pagou imposto” e a música “Demo Sem Cracia”, que conta com a participação do rapper também angolano MCK. Música que está no álbum “Ermo” de 2015.

Fonte: Carga



Postar um comentário

0 Comentários