Header Ads Widget

O que L7nnon, Jay-Z, Wreckx-N-Effect e Public Enemy tem em comum?

Você que chegou aqui está bem curioso sobre o que esses artistas de épocas diferentes têm em comum além de serem pretos? Eu sou o Hebreu, um dos editores do Noticiário Periférico e vou contar para vocês. Bora lá então. 

Com certeza vocês conhecem a música “Ai Preto” do L7nnon, DJ Biel e Bianca, sucesso em todos os rolês, redes sociais e trends do Tik Tok. Esse som lançando em todas as plataformas digitais e com direito a clipe tem a produção do DJ Biel do Furduncinho. 

 

Mas, se você tiver mais de 30 anos e curte rap desde sempre com certeza reconhece o toquezinho (SAXOFONE) de fundo. Uns vão pensar: “Carai, acho que tem um som do Jay-Z usa esse “toquezinho” (sample). Outros que são mais underground vão dizer: “Não carai, o Wreckx-N-Effect que usou esse sample”. E na real os dois estão certos!

Em outubro de 2006, o rapper nova-iorquino lançou o single "Show Me What You Got", com produção de Just Blaze, que viria a entrar no seu álbum chamado “Kingdom Come” lançado em novembro do mesmo ano. 

 

Curiosidade: Essa música do Jay-Z, que só foi lançando em 2006 como single porque vazou na internet, foi inspirada na música “Show 'Em Whatcha Got” do Public Enemy lançado em 1988. Que também tem o mesmo sample usado por todas as citadas aqui.

Porém, 4 anos depois de “Show 'Em Whatcha Got” do Public Enemy, 14 antes de "Show Me What You Got" de Jay-Z e 30 anos antes de L7nnon, Bianca e DJ Biel, o grupo estadunidense, Wreckx-N-Effect lançava o single “Rump Shaker”. Que é o primeiro single do “Hard or Smooth”, segundo álbum da dupla. 

 

Não conseguimos informações se DJ Biel ou Just Blaze construíram seus sons  em cima da versão original ou das versões já sampleadas, mas “Rump Shaker” produzida por Pharell Williams em 1992 foi construída em cima do sample do Saxofone da musica “Darkest Light” de Lafayett Afro Rock Band de 1972. Que é o som com aquele Saxofone sexy e envolvente que une todos os citados acima.  

E ai você sabia dessa informação? Conhece algum outro som com esse sample? Comente em nossas redes sociais sobre

Vimos no perfil do Instagram do MC De Leve
Informações tirada do Wikipedia

Postar um comentário

1 Comentários