Header Ads Widget

O clipe "Pedagoginga" do Thiago Elnino, é usado para exemplificar, como a série "X-Men" foi e é baseada em nossa sociedade.



O canal no Youtube "Quadro em Branco", aproveitando o lançamento do clipe "Pedagoginga" do Thiago Elnino, fez uma narrativa, uma analogia e reflexão, sobre o clipe, puxando um gancho de elementos do clipe para falar sobre como os personagens do "X Men", reflete em nossa sociedade atual. E também ele explica a origem dos 2 personagens cabeça que é o Magneto (Malcom X) e o Professor Xavier (Martin Luther King).
Pra quem não sabe a série em quadrinho da Marvel, é inspirado na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Pedagogia Cultural | Os X-men como exemplo



Sobre a historia do clipe.


Assista o clipe aqui 


Thiago, hoje com 32 anos, não tinha condições financeiras na infância e praticava furtos em bancas e livrarias para sustentar sua compulsão pela leitura de revistas em quadrinhos. Em uma ocasião, o proprietário de um desses estabelecimentos onde o menor cometia os delitos o interceptou, e, ao  invés de qualquer ação violenta, o senhor teve enorme sensibilidade no que poderia ser definido como um ato de educação popular. Dialogou e passou a alimentar com doações de livros e revistas o hábito de leitura da criança que posteriormente viria a se tornar, além de MC, pedagogo e referência em profissional na área da cultura que utiliza o Hip Hop como ferramenta de educação. Isso faz de  Pedagoginga (título inspirado no livro do educador popular Allan da Rosa) mais que uma peça de entretenimento: é uma mostra do poder da arte como veículo de educação.




Postar um comentário

0 Comentários