quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Thiago Elniño lança o clipe "Pedagoginga" com participação do Sant e Kmkz

FOTO: JOÃO VITOR MEDEIROS

RAP, EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE SE MISTURAM NO FORTE CLIPE DE PEDAGOGINGA, MÚSICA DE THIAGO ELNIÑO COM PARTICIPAÇÕES DE SANT E KMKZ

O final do ano se aproxima e começam a surgir as listas dos melhores lançamentos de 2017 e uma supresa que pode surgir entre muitas delas é o disco "A Rotina do Pombo" do MC carioca Thiago Elniño. O disco traz ótimos momentos, mas sem dúvida o maior deles é Pedagoginga, música em parceria com os também MCs Sant e KMKZ e que ganhará videoclipe no próximo dia 27 de setembro.

Pedagoginga, música produzida pelo beatmaker Scooby, de São Paulo-SP, e pelo Coletivo Casa de Volta Redonda-RJ, sintetiza o que pode ser encontrado no disco “A Rotina do Pombo”: uma mensagem densa sobre desigualdades raciais e sociais, espiritualidade de matrizes afro-brasileiras e o sistema educacional do nosso país. Assim como todo o disco, a mensagem forte vem acompanhada de uma musicalidade envolvente baseada no rap boombap, no samba e na música jamaicana,  transformando a audição em uma experiência muito particular ao misturar agressividade e leveza no que se parece uma conversa entre conhecidos que a escrita de Elniño remete. O clipe, produzido por João Victor Medeiros, conta uma história inspirada por uma vivência real do MC, quando criança. 

Thiago, hoje com 32 anos, não tinha condições financeiras na infância e praticava furtos em bancas e livrarias para sustentar sua compulsão pela leitura de revistas em quadrinhos. Em uma ocasião, o proprietário de um desses estabelecimentos onde o menor cometia os delitos o interceptou, e, ao  invés de qualquer ação violenta, o senhor teve enorme sensibilidade no que poderia ser definido como um ato de educação popular. Dialogou e passou a alimentar com doações de livros e revistas o hábito de leitura da criança que posteriormente viria a se tornar, além de MC, pedagogo e referência em profissional na área da cultura que utiliza o Hip Hop como ferramenta de educação. Isso faz de  Pedagoginga (título inspirado no livro do educador popular Allan da Rosa) mais que uma peça de entretenimento: é uma mostra do poder da arte como veículo de educação.

 ASSISTA O CLIPE:

Contato
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top