Header Ads Widget

Entrevista da Semana Edi Rock Racionais!


EDI ROCK - por: Rachel Quitniliano


Apenas um rapaz comum

“A lei da Selva é uma guerra... E você é o guerreiro....Rapaz comum...Apenas mais um rapaz comum”. Letra de Edi Rock – Rapaz Comum.

O rap no Brasil faz-se presente há quase duas décadas e desde então tem como principal missão ou função levar as falas dos excluídos para o Mundo e cobrar mudanças. Isso lhe confere o direito, assim como de qualquer outro cidadão ou grupo social, de discutir e questionar a política, a economia, o acesso à educação, à saúde e etc e de inclusive refletir sobre suas próprias atitudes.
Entretanto o processo de massificação do estilo na mídia e as manobras mercadológicas da indústria fonográfica, tem feito a Velha Escola do Hip Hop e do Rap especificamente, repensar suas estratégias para a manutenção e resistência do estilo. Para Edi Rock, mc do grupo de rap mais conhecido no país - Racionais Mc's – o rap sofre um processo de crescimento muito rápido, no entanto, vem perdendo muito na qualidade e na crítica, exatamente por conta da desvirtuação de sua função ou natureza original.


Quais são os fatores que tem levado o rap a perder qualidade?
Edi Rock - O rap cresceu muito, ganhou quantidade e perdeu em qualidade e esse é um de seus defeitos e isso é o reflexo de uma série de faltas na periferia. As pessoas não lêem, não estudam, não tem trabalho. Além disso, muitos grupos só fazem rap por grana, dinheiro e assim acabam usando sempre as mesmas fontes até que ela esteja saturada ou porque tem medo de sair dos assuntos, que hoje estão em pauta, como o crime, as armas, as drogas. Mas isso é um erro, porque a mensagem e o coração devem ser colocados em primeiro lugar. O dinheiro é a conseqüência, mesmo que pouco, afinal cantamos para um público pobre e o máximo que podemos alcançar é um estágio mínimo e respeitável.



Como você, ou mesmo os Racionais tem atuado diante deste problema?
Edi Rock – O rap não perdeu sua função social, seu compromisso ao passar uma mensagem, ao representar a favela, a periferia e eu exercito isso fazendo música para mim, para os Racionais Mc's e para outros grupos e assim a coisa se expande, prolifera. O rap é um conjunto de palavras e mensagens jogadas no ar e absorve isso quem se identifica. Quando estou escrevendo sei da responsabilidade que isso tem. Por outro lado, sempre existe gente nova junto com a gente. O RZO foi coisa nossa, o Pregador Lu, o Sabotage. O Racionais nunca vai sozinho, sempre investe e coloca, dentro de suas possibilidades, algumas peças importantes para que exista continuidade.



Quando o CD de vocês chega a uma família de classe média ou alta você acha que isso pode mudar o raciocínio delas em relação à periferia e aos problemas sociais, por exemplo?
Edi Rock – Dificilmente, 1%, sempre tem alguém, mas eu não estou do lado de lá e por isso é difícil responder. Aqueles que dizem fazer caridade e tem cerca elétrica em casa tem medo. Tem medo porque devem e são essas pessoas que bancam a opressão.



Mas o documentário Falcão, produzido pelo MV Bill e Celso Athayde, exibido em canal aberto, não fizeram as pessoas refletirem sobre o problema?
Edi Rock – De verdade mesmo muito pouco. Eu vejo por outro lado. O livro e o documentário foram lançados na Daslu e pelo que eu li ela contribui ou pode contribuir com a Cufa (Central Única das Favelas). Eu sei que isso é pouco, mas para quem está na periferia, a Cufa é um puta incentivo. Por isso, eu bati palmas de pé para o documentário Falcão, mesmo com muita gente criticando a iniciativa. Todo mundo fala, mas quero ver fazer. Como uma instituição como a Cufa vai se manter se eles não forem na Daslu, no Shopping Vila Lobos, visto que isso é fonte de dinheiro? Onde está o dinheiro? Na classe média e alta e é preciso alguém ir lá buscar. E quem está indo buscar? Quem está sendo Robin Hood? É o Bill, mas, as pessoas não entendem, estão com ciúme, inveja, dor de cotovelo, recalque. A favela não tem dinheiro então ele tem que ir lá buscar, levar para a Cidade Deus e ter o dele também, porque trabalhou dignamente. Este trabalho fez as pessoas pararem para olhar, analisar, discutir e polemizar. Eu apoio totalmente, isso é uma revolução. No documentário falou-se a verdade, bem falada, bem filmada. Mas as palavras não são vazias, toda ação tem uma reação e ele sabe e está preparado para este momento. Por isso, sempre que eu puder, até que me provem o contrário, vou defender o projeto dele, porque é para o bem, para a Cidade de Deus. Ele é inteligente, parceiro e o Celso tem uma visão administrativa, comercial importante e temos que ter vários assim no movimento hip hop.

Como você tem visto a crise política atual e essa série de escândalos do governo Lula?
Edi Rock - Tudo isso sempre existiu e só veio à tona agora porque é o PT que está aí, porque é o Lula, mas nem por isso eu deixo de acreditar nele, apesar das revistas, da mídia e de todo o sistema estar contra. Acho que o Lula não é capaz de mudar assim, da noite para o dia. Eu não posso desacreditar de uma pessoa que veio de onde ele veio. Ele está cercado de cobras, de pessoas intencionadas no dinheiro.
Política é sinônimo de dinheiro, de paraíso fiscal, de conta na Suíça, de corrupção, hipocrisia. O Brasil é hipócrita, sujo e corrupto.

O Brasil tem solução?
Edi Rock - Não com a democracia, porque é mentirosa. As pessoas que estão na política só pensam em si, no bolso, são egoístas e mentirosas. Temos que reinventar, começar tudo outra vez, tem que prender esses caras aí. Mas, quem vai prender?
O Brasil é preconceituoso em relação à cor, raça, credo, a tudo, é uma mentira e por isso eu não creio no país, na instituição.
Aqui você tem que falar o que eles (os poderosos) querem escutar, tem que ouvir o que eles dizem, ver o que eles mostram, comprar o que lhe é sugerido, você não tem opção, é celular, tênis, roupa, carro. O país é isso, dinheiro, consumo e mentira. A gente vive em uma mentira e às vezes temos que mentir também para sobreviver. Mas eu acredito nas pessoas, ainda tem gente boa.

Fonte:::>Real hip hop
vistite o site:www.realhiphop.com.br

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Xou a entrevista. Parabéns Edi Rock!!! Valeu Racionais!!!

    ResponderExcluir
  2. show memo! Edi Rock a Voz da Favela!

    ResponderExcluir
  3. show....
    gosteii mtu
    kra mtu lok,estou sem palavras soh issu....

    ResponderExcluir
  4. Pode crê!!! vamos fazer com que o rap se torne autosustentável para própria cultura, vinculalo há mídia sempre de forma politizada, sem perder a assência e musicalidade...

    ResponderExcluir
  5. legal edy rock bem loka a entrevista parabens

    ResponderExcluir
  6. po edi rock vai faze umas musica da hora ce ta velho chove chuva nao da tio as mesmas coisa de sempre jao

    ResponderExcluir
  7. e realmente o bromw e mais ligeiro pra faze musicas ta mais atualizado o edi rock ta meio velho mesmo com as levada antiga

    ResponderExcluir
  8. "Negro Drama" Acompanho a vossa cena desde os "tempos Difícies" sempre a roubarem na cena quando tão na área, Abraços ao Brown, Ice B e Kl djay

    ResponderExcluir
  9. "Negro Drama" Acompanho a vossa cena desde os "tempos Difícies" sempre a roubarem na cena quando tão na área, Abraços ao Brown, Ice B e Kl djay

    ResponderExcluir
  10. os caras do racionais tem uma visao exteremamente perceptiva,como edy rock disse as palavras nao voltam vazias....

    ResponderExcluir
  11. os caras do racionais tem uma visao exteremamente perceptiva,como edy rock disse as palavras nao voltam vazias....

    ResponderExcluir
  12. e isso ai o edy rock e uma criatura fundamental para o hip hop forte parceria para o brow o racionais enfim os acompanho desde o inicio, acredito que o racionais nao seria racionais se nao fosse os quatro e o edy rock mandou bem na entrvista 1000 grau firmeza mano

    ResponderExcluir
  13. e isso ai o edy rock e uma criatura fundamental para o hip hop forte parceria para o brow o racionais enfim os acompanho desde o inicio, acredito que o racionais nao seria racionais se nao fosse os quatro e o edy rock mandou bem na entrvista 1000 grau firmeza mano

    ResponderExcluir
  14. e isso ai o edy rock e uma criatura fundamental para o hip hop forte parceria para o brow o racionais enfim os acompanho desde o inicio, acredito que o racionais nao seria racionais se nao fosse os quatro e o edy rock mandou bem na entrvista 1000 grau firmeza mano

    ResponderExcluir
  15. e isso ai o edy rock e uma criatura fundamental para o hip hop forte parceria para o brow o racionais enfim os acompanho desde o inicio, acredito que o racionais nao seria racionais se nao fosse os quatro e o edy rock mandou bem na entrvista 1000 grau firmeza mano

    ResponderExcluir
  16. e isso ai o edy rock e uma criatura fundamental para o hip hop forte parceria para o brow o racionais enfim os acompanho desde o inicio, acredito que o racionais nao seria racionais se nao fosse os quatro e o edy rock mandou bem na entrvista 1000 grau firmeza mano

    ResponderExcluir
  17. Edy Rock
    Num liga presses mane q falam q vse táh velho q num sei q tem
    vse é f'da
    Crime vai-crime vem
    A vitima
    Nego Drama
    Tudo som xike

    Abraço Truta

    ResponderExcluir
  18. é isso ae Edi rock sou de classe média sempre estudei em escola estadual n vejo nenhum problema.Eu escuto rap pra carai gosto das letras das musicas meus amigos do meu bairro n escutam pq tem vergonha man pq dizem k eh muscia de bandido nda a vê sao uns vagabundo n entendem o k a msg keh dize e se acha os bonzao conheço tudo qnto é tipo de gente n ligo por k os outros dizem, pq os k flam nas costas tem preconceito do pessoal dos bairros pobres akid a cidade, firmeza total ae edy rock.

    ResponderExcluir
  19. ola sou sua fã numero 1 e assino em baixo com que diz é pessoas como vc que tem que haver há diferença..bjusss

    ResponderExcluir
  20. 100%rcns mano brown edi rock eci brue kl dhei a voz da verdade so fa desse quatro guerreiro fl meus truta cm vcs dizem paz

    ResponderExcluir
  21. O maior problema é a falta de Amor, não precisamos ficar fazendo cálculos de nada. Mude a si próprio e já estará mudando o mundo e confiem sempre na Justiça de Deus pq a dos Homens ainda está na semente. Ódio alimenta ódio, independente de q ''lado'' venha, então faça sua parte pq SOMOS TODOS UM, pode botar fé, assim q é...

    ResponderExcluir