Header Ads Widget

Entrevista com Expressão Ativa


Qual a formação atual do Expressão Ativa?
Eu MP, Mano Black, Dj Conjay, Teco e os backings, Caio Juice e Adriana

Desde quando existe o Expressão Ativa?
O E A existe desde 1994

E há quanto tempo você esta na correria do rap? Como foi que você começou a cantar rap?
A minha correria particular começou em 1990, caminhando devagar e sempre, antes do Expressão Ativa existir, os nomes do grupo foram: Cobras do Rap, Comunidade Cobra e Periferia 4.

O E. A. é um grupo gospel? Você é evangélico? Está ligado a alguma igreja?
Não. Por enquanto eu não sou evangélico.Mas, estou procurando a minha salvação em Cristo, sou cristão, porque creio em Cristo, apesar de não ser ligado a nenhuma igreja eu procuro visitar algumas, de vez em quando, para orar em comunhão com outros filhos de Deus, mas templo de Deus para mim é meu corpo, minha mente e meu coração, mesmo estando em um lugar vazio, eu sei que posso falar com meu salvador a qualquer momento, por isso eu faço do espaço do meu quarto o meu Templo de oração.

Qual a expectativa do grupo para esse novo cd?
Não tenho expectativa, só Deus sabe, esta na mão dele e amem.

CAPA DO NOVO DISCOAs letras do E. A. são carregadas de emoção. Como você compõe as letras, e o que você busca para se inspirar?
Eu procuro pensar em um mundo bem distante desse aqui, e peço a Deus para me usar como seu instrumento, para que eu possa com a sua permissão, tocar o coração das pessoas, para que todas possam ver algo, que não se vê com os olhos, mas sim com o coração, vendo os problemas em minha volta, sei que Deus me envia algumas soluções, e assim Ele me manda mensagens para confortar quem me ouve e automaticamente, também sou confortado.

Como foi compor ``Rainha´´? É uma homenagem a sua mãe?
Rainha, foi uma homenagem a minha mãe e tantas outras, que lutaram e lutam, para manter suas crias sempre vivas, a qualquer custo, enfim, um gesto de amor verdadeiro de um filho ou filha que quase nunca diz, ``mãe te amo´´, mas que no fundo a ama mas do que a própria vida.
Te amo dona Geralda e Deus Também.

Você acha que os jovens estão muito distantes de Deus?
O nome jovens diz tudo, o mundo dessa geração proporciona muitos prazeres e reduz a juventude fácil, fácil, eles apenas estão desfrutando do que o mundo oferece, mas eu sinto e tenho fé, que o chamado de cada um que é escolhido por Deus esta próximo e muitos jovens vão se reconciliar com Deus, pois a juventude passa, assim como os prazeres desse mundinho mentiroso, e cruel, que não esta dando futuro para nenhum jovem ou adolescente, apesar que também sei que, muitos já temem a Deus.

Nas letras você demonstra um grande conhecimento da Bíblia. Você já leu a Bíblia Sagrada inteira?
Bom, eu conheço a Bíblia como qualquer um que tenha este grande livro em casa, e procura saber um pouco mas sobre quem nos criou, eu apenas leio o necessário, que é quando quero falar com Deus, para tentar saber o que Ele espera de mim, e pra que eu possa fazer para melhorar minhas atitudes perante as suas leis, e quanto a questão, não é ler a Bíblia inteira, mas sim crer e praticar os mandamentos, que Ele deixou para ser cumprido na medida do possível de cada um, e a regra não é só ler, mas sim sentir o que Deus fala com cada um , em cada letra, palavra ou frase de cada versículo ou capitulo, e amem guerreiro. Ser soldado de Deus, não é só ler a bíblia inteira, tem que praticar a fé em parábola e isto não é para qualquer um, ``e a Paz não esta no mundo, mas sim na palavra de Deus´´.

Na música ASA, você conta a história de um menino pobre e fala `` quem não viveu essa vida, não acredita, porque não sentiu``. Como foi a infância do MP? Essa é a sua história?
É que muitas pessoas, não só da classe alta, mas também da classe média, média baixa e classe baixa que moram de uma família necessitada, não conhece a miséria e nem o que é, não ter o que comer, muita gente fala mas não se importa, apenas comentam sobre aquela família cheia de crianças desnutridas, a mãe que trabalha mas não consegue dar de comer pra família, com um salário de faxineira, que tem que servir para pagar as contas de luz, água, os alimentos que pegou fiado no empório do seu Zé, e o marido trabalhando de pedreiro ou servente, que deixou tudo o que ganha no boteco do Tião, é onde o filho de 9 anos tem que se sujeitar a ir para a rua catar papelão, pedir comida, vender sorvete e ainda ir para as feiras catar os restos que sobram, ir para escola para lanchar e trazer ainda para o irmãozinho.
É, essa é minha história e de muitos outros ainda hoje, é só olhar para os lixões pelo Brasil afora.
Muitos anjos sem asas, então é só quem já passou por tudo isso para entender e tentar a judar de alguma forma, até cantando, AIEEEEEEEE

O Estatuto da Criança garante um monte de direitos.Mas, na prática não funciona. Milhares de crianças são submetidas ao trabalho escravo, a miséria e até mesmo a prostituição. O que precisa ser feito para mudar isso?
Estatuto só funciona para 000,1% da população carente e mesmo assim, aqueles que ajudam , só o fazem para se promover, as estatísticas não chegam nem perto do que mostram na TV.
Nunca chegou em mim nenhum estudo para saber as necessidades da minha família, hoje em dia existem milhares de necessitados largados e esquecidos pelas entidades carentes dos governos de todo Brasil, terra de poucos e pesadelos de muitos, prostituição, miséria, drogas, violência, mortalidade infantil, temos que cobrar de verdade, a melhor distribuição de capital, temos que cobrar educação e saúde, e isso, só será feito, quando o povo na sua totalidade, sair para as ruas, reivindicar, de todas as maneiras possíveis e talvez até impossíveis, temos que acordar.

MP E TRUTTY``Só Deus sabe meu limite de vida. Quero cumprir meu papel´´(trecho de Respeite Limite). Qual é o papel do MP?
Deus me deu um dom e espero estar sabendo usar, minha arma é a música, canto para abrir os olhos das pessoas sobre Deus e o demonio, o homem mau e o bom, enfim o meu papel é tentar cumprir o que Deus espera de mim, falar e agir com coerência e pra que eu possa ser exemplo, tenho que dar exemplo. Respeitar a vida tanto a própria quanto as dos outros, missão cumprida, ai então o limite será o céu, a vitória do lado do sempre vitorioso Deus único.

O que mudou no E. A. em termos musicais do primeiro cd até agora?
Só a levada, um pouco mas falada, o timbre de voz, um pouco mas rouca e meu conhecimento literário.
A mensagem espiritual ainda é a mesma. Ideologia não se pode mudar, se não o que era verdade se torna mentira.

A faixa "Apenas Crianças" traz uma mistura com samba, Como surgiu a idéia dessa produção?
Lembra o Pacto, então, para não fazer outro remix dessa música, eu pensei, preciso alertar outras pessoas de outros estilos musicais a respeito das drogas, foi aonde com meu primo Teco, que tocava em um grupo de samba, tivemos a idéia de escrever e produzir Apenas Crianças, numa versão sambão, sem teclados, sem metais, apenas cordas e couro, para a rapaziada do samba também se ligar na situação, porque as drogas invadiram todos os estilos musicais, se eu pudesse faria esse som em varias versões musicais, seria no rock, forró, reagge, sertanejo, pancadão, entendeu, não interessa o ritmo, o que vale é a intenção da palavra.
E obrigado pela participação nos instrumentos o grupo da minha quebrada,
Doce Refúgio

Qual é a missão do Expressão Ativa?
A do E.A. é cantar, e a minha é lembrar as pessoas que Deus existe para todo.

Quais são as novidades para no show do E. A.?
Não gosto de prometer muito não mano, mas quem chegar , verá.

Quais são os projetos futuros do E.A.? O público pode esperar por um vídeo clipe ou um DVD do grupo?
Primeiramente, eu nunca fui de programar nada, mas acredito que haverá algumas novidades a respeito do Expressão e Exquadrão.
Clipe talvez, iremos conversar com um pessoal que venha nos ajudar a gravar um ``live´´ ao vivo ai quem sabe no lançamento do CD, E A Justiça Virá, esse titulo fala por si mesmo.

Valeu, fé em Deus gente
E jamais a perca

Vídeos exclusivos - TV Rap Nacional:

[ Expressão Ativa - Respeite o Limite ]

[ Expressão Ativa - Terceiro Tempo ]

Faça download das músicas:

EA- A.SA.
EA - Entre o Pecado e a Fé
EA - Como Será o Céu

Promoção:

Concorra a CD's do Expressão Ativa

Mande um email para promocoes@rapnacional.com.br dizendo em
quem o MP se inspirou para escrever a música "Rainha".
No email coloque o seu nome completo e endereço.
As respostas corretas vão concorrer há CD's do Expressão Ativa.

O resulta será divulgado dia 27/03/2008.

Clique aqui para comprar o CD:

R$ 17,90



Fonte::Rapnacional

Postar um comentário

1 Comentários