sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Rapper Renegado reúne gêneros em show no Acaba Mundo



Samba com a mineira Aline Calixto. Mistura de rap e repente com o pernambucano Zé Brown. MPB experimental com o paulista Rômulo Fróes. A abertura é do grupo Julgamento, de BH. Fechando tudo, roda de samba aberta a quem quiser cantar e tocar. O Mova-se será amanhã, a partir das 17h, na Vila Acaba Mundo, Mangabeiras, atrás da Praça JK. O comando geral é do rapper mineiro Renegado, de 27 anos, que defende a bandeira da diversidade e do diálogo entre gêneros musicais diferentes.

Renegado, na pele de MC, apresenta os participantes do show: “Rômulo Fróes é um dos grandes poetas da atualidade, experimenta com o samba, vive de forma plena o que faz; Zé Brown mistura rap com repente e embolada, e faz evoluir o processo de nacionalizar o rap, abrindo novos diálogos; Aline Calixto é linda, tem voz impressionante e, pra mim, é uma das maiores intérpretes que o Brasil tem hoje”. Já o Julgamento, avisa, é compromisso com a cena local, buscando novas referências.

“Vai ser um encontro de culturas, momento feliz e com boa música. É campanha e movimento para criar diálogo entre as comunidades do morro e do asfalto”, explica Renegado, satisfeito da vida. Conseguiu realizar o projeto no Alto Vera Cruz, no Santa Lúcia e, as próximos edições, ainda sem data marcada, serão em Venda Nova e no Barreiro. Depois, afirma, mistura de gêneros musicais (culturas, etnias, classe, opções sexuais, espirituais etc.) é experiência rica, que abre horizontes.

Renegado também faz show a partir das músicas de seu primeiro disco, Do Oiapoque a Nova York, como Irmã esperança e Na palma da mão, além de conversar com os convidados. Já está preparando o segundo CD, que deve se chamar Minha tribo é o mundo. O disco, conta, “quebra fronteiras com o reggae, o samba, o rock, e o jazz.” O músico, que anda, inclusive, somando rap e orquestra, convida artistas para irem amanhã ao loca, participar da roda de samba que encerra o show.

“Arte é caminho de transformação e elevação humana”, afirma Renegado, contando que trabalhos com essa perspectiva, na comunidade onde ele morava, contribuíram para amenizar contexto de muita tensão. “O Mova-se é projeto da cidade e para a cidade. O objetivo é promover o diálogo e a igualdade”, acrescenta

MOVA-SE
Show com Aline Calixto, Renegado, Zé Brown, Rômulo Fróes e o grupo Julgamento, sábado, a partir das 17h, na Vila Acaba Mundo, Mangabeiras, atrás da Praça JK. Entrada franca. Classificação 12 anos. Informações: (31) 3222.3242, 91483563 e www.arebeldia.com.br.

By HHGlobalizado
Fonte: UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário