Header Ads Widget

LITERATURA - Escritora inova literatura e realiza sarau em ponto turístico




Raquel de Souza promove lançamento do romance “Livremente Mara”  e inclui sarau durante o evento

Poços de Caldas, MG – Para começar o ano de maneira cultura,  a escritora Raquel de Souza realiza, no próximo sábado, o lançamento do romance “Livremente Mara” no hall das Thermas Antônio Carlos, com sarau de poesias.
O evento marca o encerramento do projeto “Livro Presente” que teve apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) com financiamento da Alcoa e da Construtora Etapa, onde mais de 400 livros foram distribuídos, gratuitamente, em três unidades educacionais de Poços de Caldas.
Mesmo sem querer, Raquel se adequou à literatura marginal e realizou um movimento singular nas escolas da cidade, distribuindo livros e promovendo saraus.
Por meio de projetos como Educação Para Jovens e Adultos (EJA), ProJovem e Brasil Alfabetizado,estudantes dos supletivos ganharam exemplares e muitos deles tiveram, pela primeira vez, contato com a literatura e com uma escritora.
Em visitas às unidades, Raquel realizou ainda lançamentos dos livros com saraus de poesias e debates com os alunos, promovendo integração e o gosto pela leitura, desmistificando a máxima de que “brasileiros não gostam de ler”.
Ponto para a idealizadora, Raquel, que aos 31 anos se emociona ao ouvir relatos como o do aposentado José Messias do Carmo, 68 anos, que estuda na 5ª série do EJA e revela escrever, guardando os pensamentos e reflexões num caderno. “Ainda vou publicar meu livro”, comenta após agradecer o exemplar do “Livremente Mara” recebido das mãos de Raquel. “É maravilhoso o que ela está fazendo, ainda mais sendo ela a própria escritora e eu gosto muito de ler”, acrescenta, e surpreendeu a todos, quando, no sarau realizado durante a última semana na escola Irmão José Gregório, onde estuda, foi até a frente de todos e declamou uma poesia feita por ele e ainda presenteou a escritora com os versos.
Engajada na distribuição, a escritora somou a vontade de distribuir cultura ao projeto Leia, e na véspera do Natal distribuiu, em três bairros da cidade, exemplares do volume escritor por ela mesma.

O romance


O livro é um romance sobre uma adolescente que se descobre enquanto passa férias numa fazenda do interior. Ao melhor estilo Clarice Lispector, a escritora brinda o leitor com sua primeira obra e já propõe profundas reflexões.
Mara é o nome da personagem, que entre as peraltices da infância e as emoções adolescentes, desperta para a vida.
Diante da leitura, os estudantes que ganharam o livro manifestaram o desejo de escrever as próprias histórias.
Estudante de psicopedagogia, a autora agarra a oportunidade de contribuir culturalmente com as periferias da cidade onde vive, no sul do estado de Minas Gerais.
“Quando eu dava aula para o EJA, como professora de redação e literatura, percebi que tínhamos pouco tempo para trabalhar o gosto pela leitura nas escolas. O projeto visa sanar um pouco dessa deficiência e algo interessante é ir às escolas, com o livro nas mãos, mostrando-os aos estudantes. Nota-se um fascínio enorme e muitas vezes, falta isso, colocar o livro assim, de forma acessível. E se dermos um livro e trabalhá-lo?”,indaga Raquel, que, por cansar de questionar, resolveu ir à luta e promover, em locais carentes, o acesso à cultura.


Serviço – O lançamento acontece  sábado (29) ás 17h no hall das Thermas Antônio Carlos, localizada a rua Junqueiras, s/n, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 8864-7806.

Postar um comentário

0 Comentários