Header Ads Widget

EDUCAÇÃO - Oficina para juventude tem hip-hop como tema



Ciclo de palestras faz parte de um projeto para jovens do município de Poços de Caldas e o tema da vez é o hip-hop

Ensinar por intermédio da arte, essa é a proposta do Ciclo de Oficinas Culturais Juventude e Cidadania, que nesta edição traz a cultura hip-hop como objetivo educacional.
Com uma oficina ministrada pela jornalista, escritora e pesquisadora do hip-hop, Jéssica Balbino e uma apresentação do grupo de dança Original Crew, o coordenador do projeto, professor e também cientista social Diney Lenon pretende alertar os jovens por meio de trabalhos lúdicos com arte. “É a exibição da cultura urbana, da periferia, a voz do pobres. É diversidade cultura e uma linguagem próximo do real mundo dos alunos”, pontua o professor.
A oficina acontece para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Nesta edição, o projeto traz a exibição do documentário Conexão Cultural – A criação artística nas periferias de São Paulo, que mostra a realidade da produção cultural nos guetos da capital paulista, mas se aplica em qualquer periferia do Brasil.
A escolha do documentário é porque ele passa, em pouco tempo, a ideia do que é o hip-hop e do que é a criação das periferias, que vai muito além de simples elementos e que hoje faz uma verdadeira revolução, partindo para evolução em si”, coloca a jornalista Jéssica Balbino.
Um dos produtores do documentário, filmado em 2008, Diego Menegaci afirma que ele retrata a efervescência cultural, sobretudo literária, nas periferias da cosmopolita cidade de São Paulo. “Tendo como lema ‘da periferia para a periferia’, o hip-hop se tornou a base da produção artística fora dos grandes centros e serve como exemplo para os jovens que desejam seguir, transmitir uma mensagem, seja ela qual for”, frisa.
Ainda durante a oficina, o videoclipe Um Brinde, do grupo Inquérito será exibido como parte da campanha idealizada pelo grupo e que já teve exibições em 170 locais do país e em outros cinco países: Inglaterra, EUA, Portugal, Cuba e Guiné Bissau.
O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo á Cultura de Poços de Caldas, com patrocínio da Alcoa e apoio do Instituto Cultural Companhia Bella de Artes.


Serviço Para saber mais sobre o documentário Conexão Cultural, acesse o blog www.conexaoculturalsp.blogspot.com . Para saber mais sobre a campanha Um Brinde, acesse www.grupoinquerito.com.br





Postar um comentário

0 Comentários