Header Ads Widget

5º Festival de Arte Digital - FAD está com inscrições abertas - Últimos dias‏


abertas para artistas do mundo inteiro

Os realizadores podem se inscrever atÈ 03 de julho

A crescente popularizaÁ„o das plataformas e ferramentas digitais vem mudando de maneira significativa a forma como produzimos e consumimos arte. A arte – assim como a ciÍncia e a tecnologia – n„o È mais a mesma, e tambÈm n„o o È a forma que com ela nos relacionamos. No entanto, ainda existe  estranhamento em torno da arte digital, muitas vezes relegada pelo grande p·blico ‡ uma categoria de pura experimentaÁ„o e inacessibilidade.

Descobrir projetos e obras inovadores e consistentes no Brasil e no mundo, viabilizar sua exposiÁ„o para um p·blico, cada vez mais amplo, e promover atividades de reflex„o e formaÁ„o. S„o esses os objetivos do 5_ Festival de Arte Digital cujo Edital para seleÁ„o de artistas j· est· no ar e ficar· aberto atÈ o dia 03 de julho, impreterivelmente.

Os artistas selecionados ter„o suas obras expostas durante todo o mÍs de setembro, no Museu Inim· de Paula, em Belo Horizonte. As performances, oficinas e workshops, que tambÈm passam por seleÁ„o via Edital tambÈm ocorrer„o em setembro.

Em sua quinta ediÁ„o, o FAD È patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo ‡ Cultura (MinistÈrio da Cultura/Governo Federal). O projeto tambÈm conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ‡ Cultura (FundaÁ„o Municipal de Cultura de Belo Horizonte).

_Edital

Desde 30 de maio, o FAD recebe inscriÁ_es de artistas do mundo inteiro que queiram apresentar seus trabalhos (ou ministrar oficinas e workshops) no Festival.

Nesta ediÁ„o, o FAD traz como tema a Arte CinÈtica, tambÈm conhecida como Cinetismo. Na Arte CinÈtica, o movimento constitui o princÌpio de estruturaÁ„o das obras. E o FAD encara esse conceito de forma bastante ampla - obras que contenham objetos e esculturas em movimento, que sejam interativas por meio do uso de sensores, ou atÈ mesmo um filme convencional (imagens em movimento). Tudo isso È cinÈtico e se encaixa na tem·tica.

O Edital tambÈm est· aberto para obras que n„o necessariamente se enquadrem na categoria. Para Henrique Roscoe (a.k.a. VJ 1mpar), diretor artÌstico do festival, a opÁ„o por receber tambÈm essas obras vem da necessidade do festival dialogar com todos os tipos de iniciativa na arte digital. "O FAD È um festival recente, mas que j· est· estabelecido nos cen·rio da Arte Digital no mundo de forma bastante contundente. Ao n„o ficarmos fechados apenas no nosso tema central, conseguimos estabelecer mais di·logos, que podem movimentar ainda mais o Festival", diz ele. Assim, a curadoria vai dar prioridade, na an·lise, a projetos que se encaixem dentro do tema. PorÈm, obras que n„o estejam diretamente relacionadas com o Cinetismo tambÈm ser„o analisadas.

As propostas inscritas ser„o avaliadas pelos curadores com base nos critÈrios de conceito artÌstico, interaÁ„o, desenvolvimento tecnolÛgico, custo e viabilidade de execuÁ„o. O Edital contempla inscriÁ_es tanto de artistas individuais quanto de coletivos. As inscriÁ_es s„o gratuitas, e ficam abertas atÈ 03 de julho, somente pelo site www.festivaldeartedigital.com.br. O resultado ser· divulgado em atÈ 15 dias apÛs o tÈrmino do Edital, no prÛprio site do FAD.


_¡reas
As propostas enviadas ao Edital do FAD devem estar incluÌdas em uma das trÍs ·reas de atuaÁ„o do Festival:

. FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Engloba projetos dedicados a apresentaÁ_es artÌsticas autorais, ao vivo, e que utilizem ·udio e imagens de forma sincronizada.

. FAD Galeria (instalaÁ_es audiovisuais interativas)
Trabalhos que desenvolvam conte·do artÌstico e que promovam interaÁ„o com o p·blico.

. FAD LaboratÛrio (Oficinas, Workshops)
Oficinas e workshops de pequena duraÁ„o, com tem·tica livre. A ideia È capacitar o p·blico para utilizaÁ„o de novas ferramentas de ·udio e vÌdeo, criaÁ„o de trabalhos de interaÁ„o como software livres, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou n„o.

_FAD
Em um cen·rio em que o uso de novas ferramentas e tecnologias influencia a busca, a pesquisa e a experimentaÁ„o de novas linguagens artÌsticas, o FAD desponta como um espaÁo de troca e apresentaÁ„o do que vem sendo produzido nesse campo atravÈs de artistas do Brasil e do mundo. Realizado desde 2007, em Belo Horizonte (MG), o FAD È um festival de arte em mÌdias digitais que tem o objetivo de descobrir e apresentar ao p·blico conte·dos artÌsticos desenvolvidos ou processados em alguma de suas etapas por meio da utilizaÁ„o de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, c‚meras digitais, dispositivos eletrÙnicos e/ou digitais.

Dessa forma, o Festival apÛia e contribui para a produÁ„o, a realizaÁ„o e a consolidaÁ„o da arte digital no paÌs. Toda a programaÁ„o do FAD È aberta e gratuita.
 
 
FAD - Edital 2011 / FAD - Call '11 from FAD - Festival de Arte Digital on Vimeo.


_ServiÁo
EDITAL 2011 - 5_ FESTIVAL DE ARTES DIGITAIS - FAD
30 de maio a 03 de julho
inscriÁ_es gratuitas no  www.festivaldeartedigital.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA


A Dupla InformaÁ„o  - aduplainformacao@gmail.com
F·bio Gomides –(31) 9693-2767
Ariane Lemos – (31)9751-0445

Postar um comentário

0 Comentários