Header Ads Widget

Hebreu Entrevista o Lider do Grupo Inquerito e Agora Escritor "RENAN"

RENAN

Manos e Minas o Entrevistado de Hoje é o Lider do grupo Paulista Inquerito.
O Inquérito foi formado em Campinas, estado de São Paulo, no ano de 1999 pelos atuais quatro integrantes: Renan Inquérito, DJ Rodrigo, Nicole e Pop Black.[Realizou diversos shows pela região de Campinas até adquirir notoriedade com o lançamento do primeiro disco, chamado Mais Loco que u Barato, de 2005, que contou com a produção de Fábio Macari.Ele mostrou toda a experiência que o grupo adquiriu em seis anos e contou com participações especiais de grupos como Sistema Negro e Realidade Cruel. Todo esse CD rendeu notoriedade enorme ao grupo, tendo sido indicado em três categorias do Prêmio Hutúz de 2006: em Álbum do Ano, onde perdeu para O Espetáculo do Circo dos Horrores de Facção Central; em Artista do Ano, onde foi derrotado pelo mesmo Facção Central; e em Música do Ano, com "Dia dos Pais", quando finalmente saiu vencedor.

A canção "Dia dos Pais" alcançou sucesso ao ponto de ser a mais tocada da rádio 105 FM por um mês seguido, fato que fez ela comparecer no Espaço Rap 11. Em 2008 veio o segundo álbum de estúdio do grupo, intitulado Um Segundo é Pouco. Lançado em parceria da Fundo de Investimento à Cultura de Campinas com o selo independente Inquérito Produções contou com a participação do cantor Kiko Santana e do poeta Sérgio Vaz.Se o disco anterior rendeu três indicações ao Hutúz, este rendeu quatro. DJ Rodrigo foi escolhido o melhor do ano; em Artista Inquérito foi derrotado por Realidade Cruel, que na categoria Álbum venceu pelo Dos Barracos de Madeirite... aos Palácios de Platina; para finalizar, a faixa-título do CD não superou "Poesia de Concreto", de Kamau.

O novo álbum do grupo intitulado Mudança foi lançado em 21 de novembro de 2010, dia da Consciência Negra, sem a presença de Nicole, que participou dos outros dois discos e saiu em 2009.Ele tem a participação de nomes do rap brasileiro como Dexter, Rapadura, Emicida, Realidade Cruel e Ca.Ge.Be.

Hebreu - Entaum Mano Conte pra nós o Por que do Nome do Grupo Ser "Inquerito".. quem teve a ideia?
Renan: Eu tive essa idéia assistindo a algum noticiário policial em 1998, na época era muito comum que o nome dos grupos de rap escolhessem nomes assim, mais tarde procurei o significado no dicionário e vi que tinha tudo haver, inquérito significa apurar, esclarecer.
Hebreu - Eu sei que pode parecer cliche mas é uma curiosidade que eu tenho e pergunto a varios rappers Quando e como voce conheceu o Rap e o Hip Hop ..?
Renan: Conheci o rap nas festas de quebrada, onde morava na zona norte de São Paulo, rolava muito samba e rap, comecei ouvindo racionais, daí já saí escrevendo minhas próprias letras.
Hebreu - O que Motivou voce a Cantar Rap ..?
Renan: Foi algo natural, sempre escrevi, antes mesmo de conhecer o rap, na escola, na primeira série fiz uma música falando da natureza, depois fui escrevedno naturalmente e atualmente escrevo e componho sobre diversas coisas.
Hebreu - Mano esta voce responde se quiser. Pelo que acompanho o grupo voces tem duas Musica que fala sobre PAI.  a do primiero album "Dias dos Pais" e a do ultimo album "Meu Super Heroi"
Voce teve ou tem uma boa relação com seu pai  se teve qual a importancia dele na sua vida..?
Renan: O quesito pai foi algo complicado pra mim, principalmente até a adolescência, meu pai separou-se da minha mãe antes de eu completar um ano, tivemos pouco contato, nos ultimos anos de vida dele começamos a ficar mais próximos, mas infelizmente ele morreu de cirrose quando eu estava gravando o disco Mudança em 2010. No meio dessa história minha mãe casou-se de novo e eu tenho um padrasto que considero como pai.
Hebreu- O que  voce acha que Mudou do Inquerito dos Albuns "Mais Loco que u Barato", "Um Segundo é Pouco" para o Album "Mudança" ..?
Renan: Houve uma evolução natural, como pessoa, como profissionais também, aprendemos bastante coisa e trouxemos isso ao longo dos discos. Apesar de simples a palavra MUDANÇA tem toda amplitude da nossa carreira ao longo de mais de uma década.
Hebreu - Vamos falar Sobre o Album "MUDANÇA" que pra min é um dos melhores album dos ultimo anos, tanto em produção quanto nas letras. Teve um por que em especial do Album se chama "Mudança" ..?
Renan: O disco Mudança é fruto da experiência de dois discos, tudo o que erramos ao longo dos discos anteriores serviu de experiência para acertássemos nesse álbum. Sem contar que mudamos de produtor, os outros discos foram feitos com o Fábio Macari, tinham mais a cara dele este disco foi feito com o Marcelo Guerche (Dj Morgado), mudaram os integrantes, o mundo mudou…
Hebreu - Ja que estamos no Album Mudança .. o que é a musica MISTER M ..!!! Loka de mais ..  como surgiu a ideia de fazer uma musica desta Basicamente com palavras começada por M .. deu muito trabalho ..?
Renan: Bom, eu já havia feito “O C CONSEGUE CADA COISA“ em 2005, inteira com a letra C, saiu no primeiro disco, então fazer MISTER M foi fácil, um processo natural. Tenho muita facilidade em brincar com as palavras, acho que nasci pra isso, papai do céu caprichou no dom rsrsr… Eu amo fazer isso!
Hebreu - continuando no album Mudança.. voces fizeram o clipe da Musica "Um Brinde" e ja engataram em debates sobre o alcoolismo. certo ..? que se torno uma musica de combate ao alcoolismo
falenos sobres este debates ..
Renan: Nos debates senti o hip-hop na veia, sendo útil ao povo, me vi debatendo em escolas, presidios, Fundações CASA, comunidades em geral, pude falar de perto, ser questionado, compartilhar com profissionais de outras áreas tais como politicos, médicos e assistentes sociais, pessoas que lidam diariamente com o tema alcoolismo, e eu ali no meio, falando como rapper e de igual pra igual, sendo ouvido, respeitado, foi extremamente valioso.
Hebreu - E como foi a apresentação deste debate na camara dos deputados ..? 
Renan: Confesso que no início achava que nossa participação não surtiria efeito, mas foi o contrario, tivemos o mesmo tempo de fala que todos e depois disso fomos convidados para outras ações ainda, então creio que abrimos uma porta para o hip-hop.
Hebreu - Vamos falar de uma cena forte que ta crescendo no Brasil a Literatura Marginal. O que voce acha desta cena ..?? 
Renan: Escola pros rappers, fonte de inspiração, resgate da poesia tão rara nas letras atuais, VIDA LONGA A LITERATURA MARGINAL!
Hebreu - Voce Acha que a Literatura Marginal pode se torna um dos Pilares do Hip Hop assim como o mc,dj,grafiteiro e o b boy ..?
Renan: Acredito que já seja, pra mim já é!
Hebreu - Vamos falar de projetos Novos. Recentemente vi que voces lançaram o Teaser do clipe #PoucasPalavras. em #PoucasPalavras como sera este clipe..? tem partcipaçoes quem dirigiu o clipe ..?
Renan: Poucas Palavras é nosso terceiro clipe, com direção de VRAS 77 este clipe traz algo inédito nos nossos trabalhos anteriores, é algo mais simples, todo em preto e branco, usa somente um cenário e conta com a participação de 20 grandes nomes da literatuira e do hip-hop.

Hebreu -  Pelo que fiquei sabendo #PoucasPalavras  tambem sera o nome do livro voces estao lançando.. voce mesmo que escreveu ..?
Renan: #PoucasPalavras reúne poesias extraídas das minhas letras, textos inéditos, fotografias e ilustrações, é Literatura Marginal, sou eu cantando rap no papel!
Hebreu - qual sera o tema deste Livro .. sera de Poesia .. fale sobre ele.
Renan. O livro tem a minha impressão digital, não difere uma vírgula do que faço no INQUÉRITO.
Mano como de costume um pequeno "bate bola"

Digamos que voce Hoje foi eleito presidente do Brasil.. qual seria seu Primeiro Ato.?
Renan: Reformar a educação
Uma Pessoa ..?
Renan: LULA
Um Livro ..?
Renan: Literatura Pão e Poesia (Sergio Vaz)
Inquerito ..?
Renan: Meu nome de batismo
Renan ..?
Renan: Meu apelido
Hip Hop ..?
Renan: Minha vida
Obrigado Mano Pela Entrevista Fiquei Feliz mesmo .. da um salve para os leitores e a seu fãs ai.
Renan: Um salve a todos que leram esta humilde entrevista, acessem www.grupoinquerito.com.br, sigam @RENAN_INQUERITO e o @GRUPOINQUERITO

Postar um comentário

0 Comentários