Header Ads Widget

ORIGINAL X SAMPLEADO: ZAPP X RACIONAIS MC’S


Eduardo Brechó descolou as origens da música "Fórmula Mágica da Paz".

POR EDUARDO BRECHÓ
A primeira vez que ouvi “Fórmula Mágica da Paz” dos Racionais Mcs foi no dia 20 de Novembro de 1995 – data inesquecível pra muitos amantes do rap nacional, como este que vos escreve. Naquele dia, um show histórico no Vale do Anhangabaú celebrava a memória do herói Zumbi dos Palmares, morto 300 anos antes. Ali se apresentaram Sistema Negro, Thaíde e DJ Hum, RPW, Doctors Mcs, MRN, Código 13, DMN, Posse Mente Zulu, Gabriel Pensador, Faces do Subúrbio e muitos outros.
A apoteose foi o show dos Racionais. O último da festa. Eles tocaram a também ainda inédita pra mim “Capítulo 4 Versículo 3″ e os sucessos da época. Mas Fórmula Mágica ainda arrepia. Os pouco mais de dez minutos da música me extasiaram e a muitos que estavam ali embaixo de chuva cabulosa. O DJ KLJay fazia back to back em cima da música que o Tupac tinha sampleado em “Keep Ya Head Up”.
Todos sabíamos que era outro som antigo, uma melodia estourada nos bailes cujo nome eu ainda não sabia. Descolei logo que era “Be All Right” da banda Zapp, cria dos mestres George Clinton e Bootsy Collins. Era um entre tantos casos de dois raps diferentes samplearem a mesma coisa.
A partir daí, esse momento se tornou um clássico nos shows dos Racionais e eis que no final de 1997 veio o discoSobrevivendo no Inferno e o choque foi justamente “Fórmula Mágica da Paz”. Ela vinha agora com uma base que sampleava a música “Attitudes” dos Bar-Kays, grandes expoentes do Soul e do Funk norte americanos, banda de apoio nos estúdios da gravadora Stax e responsáveis por álbuns como Shaft de Issac Hayes e Mr. Big Stuff de Jean Knight.
Hoje vemos que esta estratégia criou uma mística na primeira versão e que não deixou a música desgastada apesar da grande circulação antes do seu lançamento oficial. A nova versão trouxe nova vida à canção e ela se tornou um clássico de fato. No disco ao vivo de 2001 (antes do DVD), eles a lançaram como a faziam no princípio e reativaram a memória afetiva daqueles tantos que acompanharam este processo desde 1995.
By DOladodeCa

Postar um comentário

1 Comentários