Header Ads Widget

Entrevista - Opinião Periférica com Marta Celestino



Entaum Marta Se Apresente.... Quem é Marta Celestino ..?

R: Difícil uma definição de “mim mesma” (((risos))) Marta Celestino é mulher negra, filha de mãe solteira preta. 

Atualmente cohabitante na zona leste de São Paulo, fui Criada no centro da cidade, especificamente no bairro de Campos Elíseos. 

Graduada em administração com formação específica em finanças. 1 ano de mestrado em filosofia, estudando ética contemporânea. Curso ainda incompleto por questões de grana e tempo, mas um dia eu chego lá.

 Ativista que sempre fui, me envolvi com rap e movimento negro na juventude. 

Ah! Detalhe importante sobre minha natureza: quando eu era criança era rebelde sem causa rs... matando minha mãe de vergonha ao questionar o porque se come carne sangrando se não somos vampiros, porque tínhamos que comer tudo o que os pais mandavam mesmo quando não gostávamos e ainda por cima quando a coisa ficava feia pegava minha mochilinha infantil e “ia embora” crente que podia morar na linha do trem e claro que voltava contrariada, certa de que um dia, assim que eu realmente pudesse eu iria.

 Nunca fui representante de nenhuma instituição do movimento mas estive presente em alguns eventos, tipo a primeira Marcha para Zumbi dos Palmares. Enfim, acho que posso me definir como mulher negra, amante da cultura africana yorubana, candomblecista, ex MC, apaixonada por jazz, trabalhadora operária da área financeira, mãe, amiga e militante “formiguinha” em prol da questão racial... ufa! Melhor eu parar, porque não acabam as coisas pra definir rs.. Definir uma pessoa é complicado, são muitas coisas pra formar um indivíduo


Quando e Como Voce Conheceu o Rap e o Hip Hop ..?

R: Conheci o rap aos 12 anos mais ou menos, mas pouco antes já tinha contato com break. Nem sabia direito do que se tratava (((risos))) mas gostava muito de dançar e fazer umas riminhas batendo no peito no ritmo das caixas... minha tia quase me matava cada vez que eu fazia isso, afinal era coisa de menino! Rs. conheci através de um amigo, Alexandre era o nome dele, e os irmãos mais velhos dele freqüentavam os bailes da Chic show e outras equipes de sons e nos ensinavam a dançar e apresentavam as musicas do momento.

Como Ouvinte .. e atuante no rap .. qual a Influencia dele na sua vida, no seu dia a dia ..?

R: Eu sempre entendi o rap como uma expressão política e social, como um meio de mostrarmos nossas inquietudes, não só isso obviamente, mas principalmente isso. Eu gosto do lado militante do rap e acho imprescindível. A influência em  minha juventude foi justamente de posicionamento político social, de afirmação como negra, como alguém que fazia parte de um grupo que não aceitava passivamente as imposições do sistema. (é até antiquado falar “sistema” mas é isso! ) O rap, no momento, significou uma ruptura com o que era tradicional, com o que era “quadradinho”e hoje posso dizer que foi uma ruptura aparente, porque de fato o rap, neste tempo, era bem quadradinho. Mulher não podia um monte de coisas, ficava mal vista se falasse isso ou aquilo e eu sempre fui meio subversiva neste sentido.
Voce Acompanho o Rap e Hip Hop no anos 90, Certo ..? Hoje o rap pelo menos aparenta esta, mais facil para as mulheres, voce concorda ..?.. ou ainda a muito machismo no Movimento ..?

R: Sim o movimento ainda é machista mas está mais suave, talvez as formas de machismo tenham mudado ou mutado. O que eu penso é que ainda falta representatividade forte feminina no rap. Por exemplo, eu atualmente entendo a Shirlei Casa Verde, do CaGeBe, como uma verdadeira MC e faltam 10 como ela para botar a mulher no lugar onde deveria estar no rap. Infelizmente, não só o rap, como algumas instâncias da militância política, ainda entende a mulher como “mulher” somente, não atribuindo a nós ou simplesmente não aceitando posições de liderança por nós desempenhadas. Ainda hoje, mulher no meio do rap é vista como pedaço de carne, e é só vc olhar em voltar e verificar a quantidade de MCs mulheres que tiverem filhos com seus pares no rap e atualmente são mães solteiras, deixando até a carreira de lado para cuidar dos filhos. Penso eu que o romantismo ainda impede a mulher brasileira MC de fazer o que tem que ser feito. Sinto muito às minhas parsas, mas é o que realmente penso...
Voce é Contra ou a Favor do Rap nas Grandes Midia ..? ou acham que o rap tem que ser do gueto e viver sempre no Underground ..?
R: Eu sou a favor da expansão do rap é claro, so nao gostaria que perdesse a originalidade ... de jeito nenhum o rap deve viver underground, nascer no gheto ok, viver eternamente marginalizado como somos lá, jamais!

Alem do Rap o que gosta de Ouvir ..?

R: eu ouço jazz diariamente. Gosto das densidades dos baixos e das vassourinhas nas baterias. Ouco também R&B e Salsa. Original Funk, soul music, Djavan .. enfim... rs são tantas coisas (((risos))))

O Rap dos anos 90 era  muito politizado ..  "Eu sou fruto desta geração.. que aprendeu..  a ter orgulho de sua etnia.. sua cor.. e de onde voce veio.". Voce não acha que o rap de Hoje perdeu um pouco disto ..? Voce num acha que isto num futuro proximo vai refletir de um modo negativo..?

R: Sem dúvidas o rap atual é totalmente descaracterizado neste sentido. Eu fico chocada ainda ao ouvir Mcs da “new school”(detesto este termo, prefiro Real School), dizerem abertamente que a questão racial é ultrapassada. Me dói, porque eu fui uma das que correu de polícia em show de rap para que hoje a juventude faça rap como e onde bem entendem. Entendo sim que o rap é um gênero musical e deve entreter e que na minha geração “éramos” pesados, sempre muito sérios, assuntos sérios, o ruim atualmente é que ninguém mais é serio, salvo raras exceções, e resumimos o rap à role com camaradas, minas, desafio à outros mc’s e por vamos morro abaixo. Acredito que isso já reflete de modo negativo principalmente porque renega as raízes. O respeito é base de tudo e repito: se hoje o rap está difundido, devemos lembrar dos que foram presos, mortos, espancados, hostilizados, preteridos porque carregaram a bandeira do rap (nem digo movimento hip hop, mas rap especificamente), pois foi esse esforço político que abriu as portas, que perpetuou o rap aqui.

Saindo Um Pouco do Rap.. Voce Acredita que Existe um Movimento Negro no Brasil ..?

R: Não acredito mais. Já fui militante e já no meu tempo havia muita gente que acreditava mas que na prática acabava preso no jogo de interesses. É isso, ao meu ver hoje, movimento negro serviu de alavanca para cargos públicos e de confiança e eu raramente, muito raramente vejo, se é que já vi, qualquer uma das lideranças que conheci, indo lá na periferia onde moro fazer algum trabalho de base, instalar alguma resistência, instigar a mulecada a questionar e pensar... Eu continuo minha “militância formiguinha”, através de postura, posicionamento político social cultural explícito, educando meu filho e os meus mais novos, no esquema boca a boca, sensibilizando sempre que posso para a questão.

 
No Brasil.. é vendido que é um pais Miscigenado.. que respeita as diferenças, seja ela de cor, Etnia,classe social ou Religião.. Apesar de realmente ser um pais Miscigenado.. Voce acha que vivemos mesmo.. nesta UTOPIA  que nao á Preconceito?

R: Discordo. Respeito é necessário sim e não podemos negar os fatos históricos, as constatações sociais bem como as conseqüências do racismo implantado e instaurado aqui. Somos um país que varre a sujeira para baixo do tapete. Fingimos uma democracia racial mas negros são duramente tratados pela policia, pelas empresas, pelos vendedores nas lojas, pelo mercado inclusive, que não nos entende como consumidores até hoje! Sou muito a favor de brigarmos com nossos inimigos abertamente, pois bem: assumamos que aqui o racismo existe, é presente e recorrente, mas nos dêem igualdade de oportunidades, veja bem: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Copa do Mundo 2014 e Olimpiada 2016 e eu li que o Brasil vai empresta ou Ajudar a Europa com 10 Bilhoes  reais... Estranho.. nao..? Sera que nao a Desigualdade Social no Brasil..? Sera que nao tem Mendigos, nao a gente passando Fome?  O que acha Disto?


R: Mais uma farça. O Brasil tem muitos problemas internos mas está fazendo o social com o lugar errado. Nos somos exportadores, a balança comercial, de forma geral tem gerado superávit. Temos que nos valorizar mais, sair da síndrome dos eternos colonizados. Discordo totalmente com isso. Este dinheiro deveria estar sendo investido em saúde pública e educação sem sombra de dúvidas.

Nao sei se esta "Apar" do Assunto.. Mas o que voce Acha do Sistema de Cotas Raciais..? Voce é Contra ou a favor ..?

R: Super a favor. Ações reparativas já! Sem essa de migalha. Eu somente penso que cotas nas universidades não resolverão os problemas, pois continuamos sem escolas na base, mas sou a favor sim, visto que as conseqüências do regime escravagista no Brasil perduram. Se vamos às favelas/comunidades mais pobres, negros são a esmagadora parcela da população. As famílias negras são rompidas, os homens negros, em muitos casos, não conseguem se apropriar do seu papel de provedor, de cuidador e formador da família e isso é herança da senzala, onde eram reprodutores, onde não podiam se apegar pois o senhor de engenho venderia seus filhos, estupraria suas esposas. Isso sem falar dos meninos de rua, que são a mais viva herança da Lei do Ventre Livre, bem como o alcoolismo, que desde os engenhos e alambiques nos acompanha, anestesiando falsamente as dores, as mazelas.

Suponhamos que Presidente Realmente Mandasse no Brasil.. e Voce Fosse eleita.. Qual seria seu Primeiro ATO ..?


R: Difícil responder visto que é uma gama de coisas a serem resolvidas. Eu proveria saúde, educação e moradia a meu povo, isso sim é obrigação governamental.


Pra Terminar Bem Nossa Entrevista .. Indique 2 Livros que Leu,2 Musicas,2 Videos e 2 Albuns que Mais Gosta..

Livros: Ética Pratica de Peter Singer e A Potência de Existir de Michel Onfray (sim eles são brancos e excelentes filósofos, dentro do que considero como utilidade social filosófica) Malcom X com certeza deve ser lido por todos nós. Igabdu. A cabaça da Existência(desculpe eram 2 mas eu me empolguei rs)

Músicas: essa é muito difícil mesmo. É música demais rs: Madlib Montara, Racionais MCs Negro Limitado , Robert Glasper: Enoch Meditation .. não consigo parar! Rs

Vídeos: Dead Prez Hip Hop, The Roots, Star

Se quiser deixe uma mensagem ao leitores.
R: É preciso calcular todas as conseqüências de nossos atos e posicionamentos, mas é preciso também não perder a honra, manter a sanidade mental e o bom senso. Difícil? Sempre, mas não é impossível. Todos podemos tudo o que quisermos, onde quisermos e quando quisermos, a coisa é extrapolar as idéias, pensar em todas as possibilidades e necessidades. Precisamos estabelecer melhores e mais bem intencionadas parcerias. É preciso praticar o termo compartilhar em sua plenitude. Somos todos feitos de carne e osso (uns pretos, outros brancos ou amarelos) mas todos morreremos, deterioraremos e nada de nós sobrará aqui, a morte nos tirará o humor, o dinheiro, a família então façamos bem feito tudo o que nos propusermos fazer aqui. Valorizemos nossas raízes, nossa ancestralidade, sejamos orgulhosos de nossas culturas originais, dentro da medida que podemos conhece-la... enfim: sejamos mais humanizados em nossas relações sociais.



O Site Noticiario Periferico esta concorrendo ao Premio TOPBLOG na categoria melhor Blog de Musica. Ta afim de ver um Blog de Rap,musica negra entre os finalistas..? Ta afim de Ajudar ..? Se Sim,Ajude votando,vote pode votar usando seu email,seu facebook ou Twitter. Escolha um e Vota pra Fortalecer a Corrente. 


Postar um comentário

1 Comentários

  1. ANJO NEGRO
    Como um relâmpago
    Ela entrou em minha vida,
    Tão inesperadamente como saiu.

    Não me deixou rastros
    E nem carta de despedida,
    Meu anjo negro retornou às estrelas.

    Suas asas cobriram-me,
    Seus lábios devolveram-me a vida.
    Retirando-me o gosto amargo de viver,
    Meu anjo protegeu-me
    Pousando em meu coração.

    Meu anjo negro retornou às estrelas
    Deixando-me órfão
    Para abraçar o meu/seu vazio.

    Agora sou um prisioneiro sem cela
    Que, ao ser despertado pela luz da manhã,
    Busca refúgio ao final do dia
    À espera do retorno
    Que a noite nega-se a permitir.

    *Do livro (O ANJO E A TEMPESTADE) do escritor Agamenon Troyan
    SKYPE; tarokid18

    ResponderExcluir