Header Ads Widget

ENTREVISTA - Opinião Periférica com o Euler Notah do Blog "Macacos Me Mordam"


Hoje quem Participa do Quadro "Opinião Periférica" é o Euler Notah o criador do Blog Macacos Me Mordam, nesta entrevista o mano fala como conheceu o rap o hip hop a cena atual do rap quem ele admira e outras Fitas, Confira as Opiniões do Euler.

Hebreu - Pra Começar bem a Entrevista .. Se apresente, quem é o Euler..?

R: 29 anos, geminiano, casado, moro em Barueri (SP), mas passei a maior parte da minha vida em carapicuiba, trabalho como Analista de processos na area plastica.

Hebreu - Quando e Como você Conheceu o Rap e o Hip Hop ..?

R: Por volta de 1995, 1996, minha irmã mais velha sempre escutava ae eu acabei meio que curtindo de tabela, eu estudava com um amigo que era fanático por Cypress Hill, ele quem me mostrou muita coisa gringa, mas foi a minha irmã quem me levou ao meu primeiro show... O que mais me facionou foi o conjunto da obra sabe, o hip hop mesmo saca? Um estilo de vida, na época era difícil ter muita informação, eu assistia muito o yo rap mtv pra ver os vídeos, as entrevistas, escutava muito radio pra saber dos shows, colava sempre na galeria do rock, quase nunca tinha grana mal pra chegar la, mas eu ia só pra ficar vendo as roupas, os cd's, os dvd's, achava foda as roupas largas, elas me faziam eu me sentir diferente.. me faziam sentir parte de algo, o começo de tudo, talvez, tenha sido a melhor época da minha vida, uma época de descobertas e de simplicidade, eu sempre estava em todos os eventos, festas, fiz amizades pra caramba com pessoas de todo o canto de são paulu, as vezes eu saia de casa na quinta feira e só voltava na segunda, tipo mochileiro mesmo.... ia pra casa de um, de outro.. pros shows, muita gente da minha familia até achava que eu tava desandado... usando drogas ahauhau, mas nunca usei nada, eu não posso afirmar que o hip hop, que o rap salvou a minha vida, mas ele me proporcionou as melhores lembranças, os melhores amigos, as melhores sensações.

Hebreu - E Quando Começou seu Envolvimento com o Rap ..?

R: Eu comecei a fazer meus roles, e conheci um amigo que gostava de rap tanto quanto eu ae começamos a fazer os roles juntos, no aniversário de 10 anos do programa espaço rap, teve um monte de show com os grandes nomes da época, ver aquela energia toda, mesmo já tendo ido a vários shows antes, vi o olho do meu amigo brilhar, acho que aconteceu a mesma coisa comigo, chegando em casa eu comecei a escrever, deu uma vontade muito grande de fazer parte daquilo saca? Levei a letra pro meu mano, ele olhou a letra e disse: "Ta, e agora?" Começamos a decorar a letra... ensaiar em cima de músicas gringas, na época não era fácil conseguir um beat, quando compramos nosso primeiro vinil de instrumental foi uma parada emocionante pra caramba...

Hebreu - Qual ou Quais Pessoas do Movimento Hip Hop tem seu Respeito e Admiração ..?

R: Uma das pessoas que mais admiro no hip hop é o Dj Kljay, ja vi ele tocar pra 10 pessoas e ja vi ele tocar pra 10.000, e ele toca com a mesma emoção, com o mesmo amor, creio que todo mundo que ve ele tocar tem essa mesma sensação, ja vi ele ajudar e aconselhar muita gente, poucos estendem a mão saca, ele é uma pessoa que realmente ama o que faz... e sempre faz questão de demonstrar isso...
Admiro muito o Gog, pelas ideias nas músicas pela postura dele...

Hebreu - Você Acha que o Rap é Revolução Através das Palavras.. rap de protesto ou o Rap é Ritmo e Poesia.. algo mais livre.. e Qual o seu posicionamento neste Racha que tem no Rap Nacional hoje.?

R: O rap nasceu como rhythm and poetry e assim sempre vai continuar, a vida é uma poesia, narrar a vida é uma poesia, o fato é, a forma como estão fazendo hoje, esqueceram de como narrar a vida e falam apenas sobre si, é uma guerra de egos, ninguém vai mais em show de rap pra se divertir, pra interagir com a cultura e sim, pra ver onde o mc ou o grupo esta errando, porque hoje, todo mundo quer ser mc e não público, um quer ser um melhor que o outro, o rap esta nas mãos de quem só pensa em dinheiro, esqueceram das diretrizes... do porque e pra que que existe essa cultura, o resultado disso é raps fracos, enjoativos e sem conteúdo, ninguem dura na cena muito tempo porque não fazem musica que vem de dentro, querem seguir uma tendência... fazer "o que esta virando no momento"..
E rachas, sempre vai haver, hoje é mais evidente porque temos as redes sociais, essa molecada perde mais tempo criticando o que não gosta do que se informando mais sobre o que realmente gosta... ja tivemos épocas do pessoal que curtia o som "underground" criticar quem curtia o "gangsta" e vice versa, ja teve época de crucificar o Cabal, na minha época era a treta dos bate cabeça com os Clubbers (o pessoal que curtia dance music, techno), ou seja essas tretinhas sempre vai ter.

Hebreu - Desta Nova Geração do Rap Nacional, quem voce acha Bom, que você Curte o Trampo do Cara..? e Porque ..?

R: Olha, que eu realmente escuto muito, cara... são poucos, porque só anda tendo musica de momento, é musiquinha de amor, musica de maconha, nem com assuntos tão faceis de escrever a molecada consegue desenvolver algo legal e olha que o que mais tem é recursos hoje né? Mas ando escutando muito o trampo do Síntese e do Filipe Ret, Tem um cara da quebrada, o Tate, que faz um rap gospel, que pra mim é um dos melhores compositores que temos no rap, curtia muito o emicida quando ele lançou a primeira mixtape dele, ae depois ele começou com papo de fazer música falando só na primeira pessoa saca? Papo de Deus me fez melhor, Deus me fez maior.... ficou estranho... um outro cara que sinto falta na cena e eu curto muito é o Gasper, ele faz um rap com uma cara gangsta e ao mesmo tempo atual, sempre achei foda, ando ouvindo também o Costa Gold, achei bacana o trampo deles, Nocivo shomon, Dragões de Komodo também tem boas músicas, meus amigos do Familia 4 vidas também fazem algumas paradas que eu curto, acredito que vai surgir coisas boas ainda... eu acredito no rap.

Hebreu - Como Surgiu a Ideia de Criar o Blog Macacos me Mordam..?  e Porque deste Nome..?

R: Acho que porque eu não queria mais cantar rap mais queria me manter conectado saca, sempre gostei de escrever, pesquisar, sempre tive facilidade com tecnologias, ae decidi criar o blog, minha maior inspiração do o site Bocada forte (Central hip hop), sempre admirei demais o trabalho deles, o nome veio ao acaso, por que todos os sites e blogs tem nomes muito óbvios e no momento que eu estava pensando em um nome eu estava assistindo desenho animado... ae eu escutei essa expressão "macacos me mordam!" Pensei, é isso! mas porra é idiota pra carai... ah, foda-se é isso!

Hebreu - Não é Novidade que o fato de muitos rappers e grupos fazerem sucesso hoje, ou terem um certo conceito na cena se deve ao fato da internet e principalmente dos Blogs e Sites de rap. Voce acha que eles valorizam os blogs e sites.. ou acham que somos meros postadores?

R: Cara, a grande maioria só consegue algo por conta da internet... essa nova geração é preguiçosa e só faz rap por que hoje em dia é tudo muito facil, no começo eles valorizavam sim o trabalho dos sites e blogs, me lembro a primeira vez que vi o som do meu grupo em um site, o quanto eu fiquei emocionado, hoje essa rapa acha que temos a obrigação de proucura-los... e não o contrario, eles acham que as redes sociais vão fazer o trabalho por eles, mas o máximo que eles conseguem é ser chatos pra caralho, praticamente empurrando a sua música pra cima das pessoas com esse papo de "fortalece ae família".

Hebreu - Fiquei Sabendo que você Abandonou o Site Macacos Me Mordam.. Tem algum Motivo especial..?

R: Mano, vou ser bem sincero, fiquei de saco cheio! Saco cheio de ouvir tanta música ruim, tanto ego de que nem tem merda no cu pra cagar, tanta pose e tão pouco conteúdo saca? Pensei comigo, não vou perder meu tempo livre em algo que as pessoas não valorizam, ou melhor, as pessoas que só ouvem rap valorizam, os que fazem rap, não.... Mas é complicado rs, é como um pai abandonar o filho, acho que na verdade eu precisava de um tempo, uma folga pra respirar, porque na verdade estou com uma puta saudade cara, vou voltar a escrever no blog, mas vai ser mais do meu jeito, sem essa de fortalecer ninguém... vou fazer do meu jeito.

Hebreu - o Rap é Poesia todos sabemos mas a um bom tempo o rap e o hip hop tem participado de "sarais" de poesia e ultimamente rappers e pessoas envolvidas com hip hop tem lançado livros não só de poesia mas como de literatura, Com isto veio a Literatura Marginal, que ja é uma Realidade. Voce acha que ela pode fazer parte de um dos Pilares do Hip Hop...?

R: eu queria ter mais tempo pra conhecer mais e melhor os sarais, mas eu entendo como funciona e os sarais são um dos galhos mais fortes que o hip hop anda tendo, por que ainda não acharam um modo de corromper isso... na música Hip hop lives do Krs one tem um verso assim: 

Hip significa saber
É uma forma de inteligência
Para estar na moda é ser-se atualizado e relevante
Hop é uma forma de movimento
Você não pode apenas observar um hop
Você tem que saltar para cima e fazê-lo
Hip hop e é mais do que música
Hip é o conhecimento, hop é o movimento
Hip hop é um movimento e inteligente

Ou seja, os sarais e a cultura marginal tem sido a parte mais "raiz" do hip hop, por estar movimentando a cultura e pela transmissão de conhecimento.

Hebreu - Saindo um pouco do Rap, eu sempre pergunto isto em muitas Entrevistas por que acho pertinente. Qual seu Posicionamento Sobre as Cotas Raciais em Faculdades e Universidades Publicas. Voce é Contra ou A favor..? e Por que..?

R: Sou contra cotas raciais... pra mim soa assim: "Vocês negros são menos capazes e menos inteligentes que os brancos, portanto vocês necessitam de uma quantidade de vagas reservadas pra vocês, senão não conseguirão ingressar no ensino superior."
Eu sou a favor de cotas pra quem vem do ensino público, seja a pessoa negra, branca, roxa com listras amarelas... afinal com a qualidade de ensino que temos realmente é complicado pra explorar a capacidade intelectual de quem vem do gueto, a maioria precisa começar a trabalhar muito cedo mano, ninguém aqui tem tempo de frequentar, ou mesmo pagar, um cursinho particular, a USP deveria ser direcionada pra quem vem de escola pública... nós temos um potencial foda meu mano, só precisamos de oportunidades, não esmolas.

Hebreu - Não Lembro onde ouvi isto.. mas dizem que se "Votar fosse mudar alguma coisa, seria Proibido.." Voce Concorda.. ou ainda acredita que o Sistema Funciona..?

R: O sistema funciona se você tem grana, afinal, como o Wu tang já dizia, "a grana comanda tudo ao meu redor' e assim sempre foi, o voto não creio que muda nada... mas acredito no protesto, afinal graças a um protesto ja conseguimos tirar um presidente do poder...

Hebreu - Até dentro do Rap tem esta Polemica alguns são a favor outros são contra. falo da Descriminalização e a Liberação da Maconha.. Você é contra ou a favor...? e pegando este gancho o que voce acha de rappers que fazem musica.. fazem apologia ao uso dela.. como se fosse doce, e analisando que seu publico são jovens e crianças .. Falo do Cone Crew e grupos neste nipe.

R: Sou contra a legalização, simplesmente porque não curto maconha, mas se for levar ao pé da letra, o álcool e o cigarro também deveriam ser proibidos, porque também fazem mal a saúde, seria hipocrisia minha eu dizer que não curto algum grupo que levanta essa bandeira da maconha afinal sou fã de Cypress hill e ouvia muito Planet hemp, mas eu como artista me sentiria envergonhado de levantar essa bandeira e saber que grande parte do meu público é formado de adolescentes e até mesmo crianças, quanto ao Cone, ouvi o cd deles uma vez... e depois não tive mais vontade.


Hebreu - Vamos Supor que Presidente no Brasil Realmente Mandasse, e você fosse Eleito hoje, Qual Seria seu Primeiro Ato..?
R: Uma revisão na constituição brasileira e no código penal e civil... só pra começar.

Hebreu - Indique 3 Musicas, 3 Álbuns e 3 Vídeos  que você acha Foda!

R: Músicas pra mim traduzem sentimentos e são essas:

Álbuns
Gasper - Respirando, vivendo e aprendendo
Filipe Ret - Vivaz
Síntese - Sem cortesia

Vídeos

Pra Finalizar aquele velho Clichê do bate bola.. eu digo nomes e você diz a primeira coisa que vier em sua mente.
Hip Hop
R: Estão matando...

Família
R: em primeiro lugar, segundo, terceiro, quarto..

Pollo..rs
R: La coste

Politica
R: Corrupçao

Euller
R: Chato pra caralho...

Deixe uma Mensagem ao leitores.
R: Sejam sempre vocês mesmo, nunca queiram mudar a forma de fazer o que ama pra se adequar e ser aceito por ninguém, tenha sempre opinião propría, mas ser flexivel é necessario!
eu tenho uma frase que sempre achei foda.. espero que sirva de inspiração "QUEM SE DEFINE, SE LIMITA"

Postar um comentário

0 Comentários