Header Ads Widget

Dica de Livro: Os Meninos de Deus


Dica de Livro: Os Meninos de Deus – Autor José Ribeiro Rocha.
– Autor José Ribeiro Rocha.

Obra biográfica revela atrocidades e maus-tratos de orfanato religioso.
Os menores cresceram, se superaram e agora quebram o silêncio.
Em seu novo livro-reportagem-depoimento “Os meninos de Deus”, o jornalista e escritor José Ribeiro Rocha, revela dura realidade de maus tratos existentes em parte nos orfanatos brasileiros, sejam eles públicos ou privados. O que difere esta obra de consagrados títulos do jornalismo brasileiro é o fato de o autor não fazer laboratórios de observação e entrevistas pontuais nos atuais modelos de sistemas prisionais e de ressocialização por apenas alguns dias ou meses para escrevê-la. Esta é sua história de vida: é órfão e no internato cristão sofreu abusos sexuais, de violência doméstica e assim como a maioria das crianças de ambos os sexos foi vitima do bullying.
Triste e perturbador, o livro lançado pela editora Novo Século é um relato corajoso e comovente sobre uma geração excluída no Brasil: os menores carentes que viveram durante as décadas de 1970 e 1980 sob a guarda de orfanatos religiosos. Longe de serem protegidos e tutelados como esperavam, eram frequentemente submetidos a maus-tratos. Autobiográfica, a obra relata as experiências de José Ribeiro Rocha durante a passagem pela Casa do Meio – lar destinado a adolescentes –, onde ele e seus companheiros foram vítimas de agressões físicas, morais e psicológicas. Também vivenciaram violações sexuais entre si e por aqueles que deveriam ser seus “protetores”.
“Como um homem casado e com duas filhas lindíssimas foi capaz de fazer sexo com as crianças?”, desabafa Isaac com a face fechada de raiva. “Se bem que no caso dele, ele fazia o papel de mulher, mas a gente não passava de crianças”, completou. Referiu-se claramente a outro educador pedófilo, cuja religião e credibilidade, manteve esse homem longe dos holofotes. “Eles estão ali e estiveram espreitando como lobos em pele de cordeiro; foi, por exemplo, o tio que se aproveitara da oportunidade de cortar os cabelos dos internos para pôr em prática seu lado feminino; não falhava em suas investidas ao oferecer doces e promessas de dias melhores”.
Sobre o autor: José Ribeiro Rocha é jornalista, e já atuou pela Editora Abril, Revista Imprensa, TV Cultura, Fundação de Apoio a Faculdade de Educação/USP.  Após estrear como escritor com o livro Brincar de Ser Feliz, que o levou a ser finalista do Prêmio Jabuti 2008, lança seu segundo livro-reportagem, dando sequência à narrativa sobre sua infância e à carreira de escritor. Formado em Jornalismo e RTV-Vídeo, agora investe na formação de Historiador pela mesma faculdade FMU. É também pós-graduado em Ciências Sociais – Políticas e Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários