Header Ads Widget

Evento “Mjiba em Ação” comemora Dia da Mulher Negra




Encontro terá empreendedorismo cultural, desfile de moda, show com Izzy Gordon e contação de história para crianças

Para valorizar o Dia da Mulher Negra – instituído em São Domingos na República Dominicana e comemorado o dia 25 de julho – acontece, no próximo domingo (4) o Mjiba em Ação.

Este é o quarto encontro do projeto que discute e dialoga com jovens mulheres negras e reúne linguagens artísticas como música, dança, literatura, teatro e artes visuais, além de empreendedorismo cultural.

De acordo com a criadora do projeto, a escritora e jornalista Elizandra Souza, a data foi escolhida pela proximidade de ideais entre o Mjiba em Ação e a instituição do Dia da Mulher durante o Congresso de Mulheres Afro-Latinas-Americanas e Afro-Caribenhas em 1992. Portanto, há 21 anos vários coletivos de mulheres negras e ativistas da América Latina e do Caribe criaram um documento que orienta as políticas pública afim de diminuir as desigualdades sociais na base da pirâmide social. “A cultura é uma aliada importante para conscientizar jovens mulheres negras do seu papel social e do seu poder de transformação”, pontua.

Para praticar tal transformação, o evento conta com uma atividade sobre Empreendedorismo Cultural, com Ana Paula (Xongai), Raquel (Deeanto) e Michele (Boutique da Krioula) seguida de um desfile de modas protagonizado por mulheres negras. O encontro traz também poesia com Rose Dórea, Tula Pilar e Tiely Queen.

Já a música fica por conta da cantora Izzy Gordon e da curitibana Janine Mathias. Quem embala os toca-discos é a DJ Vivian Marques.
Além disso, o Mjiba em Ação inova e traz um espaço destinado às crianças com a intervenção de palhaços da Trupe Liuds e contação de histórias com Kiusam. O encerramento da atividade terá dança, música e percussão com Umoja.



A escolha do local – CEU Três Lagos – se dá pela necessidade de promover e desenvolver temáticas negras e sociais na comunidade, que fica na Zona Sul de São Paulo. 

“Foi observada a importância de incluir também as crianças para vivenciar a cultura negra, com convidados que dialoguem com elas por meio da arte”, completa Elizandra.

Serviço
Mjiba em Ação
Quando: Domingo (4) das 15h às 19h
Onde: CEU Três Lagos, distrito de Grajaú, na Zona Sul de São Paulo
Endereço: Rua Nereu Bertini Magalhães,302, Jardim Três Corações (SP)

Postar um comentário

0 Comentários