Header Ads Widget

Entrevista - Opinião Periférica com Leonel #ConsciênciaNegra


Foto do Huey Newton. Líder dos Black Panthers 
Por Opção do Leonel ele não usa sua foto em redes sociais.


Hoje o Entrevistado do Mês  vem la do Sul do Pais o Mano Leonel, Leonel é um jovem Negro e militante da causa negra,mega inteligente e muito ativo nas redes sociais.
Nesta Entrevista o Nigga fala um pouco sobre o rap,e também sobre os problemas e questões sociais do povo negro brasileiro.
Destaco a parte da Entrevista e o mano Indica um livro do escritor Ely de Oliveira. Negro, gaúcho e criador do Dia Nacional da Consciência Negra.

Para começar bem, se apresente quem é o Leonel ..?

R: Eu sou um cidadão brasileiro, residente de Porto Alegre/RS, fã de rap e militante da causa negra.

Como e quando você teve seu primeiro contato com o rap ..?

R: Meu primeiro contato com o rap foi na adolescência através de um cd com uma coletânea de músicas de vários estilos. Neste cd havia uma música em que o intérprete cantava rimado, o que me chamou atenção, já que eu não tinha o hábito de escutar rádio e na tv o rap não era representado.
Obs.: Até hoje tento me lembrar de que música se tratava, porém sem sucesso!

No Brasil cantar Rap para muitos é uma missão você concorda ..? Porque..?

R: Concordo. É um estilo musical bem singular que com o tempo agregou as causas sociais como principal tema dos seus intérpretes, principalmente no Brasil. O que faz muitos fãs do estilo (inclusive eu) acharem que o rapper tem que rimar apenas sobre os problemas sociais do meio em que vivemos. Para ser rapper em terras tupiniquins, tem que quebrar paradigmas e "engolir muito sapo".

Quais rappers que você admira ..? e porque ..?

R:  Hoje em dia, o único rapper que eu admiro é o Gog, porque a ideologia retratada em suas letras, entrevistas, fóruns, comissões de debate do governo batem exatamente com as minhas. Eu acho que eu devo beber na mesma fonte de informação dele, porque é muita identificação com esta figura peculiar do rap nacional.

E quais personalidades Negra você admira .. ? e porque também ..?

R: Eu admiro o falecido Abdias Nascimento, que foi político, escritor, dramaturgo, poeta, ativista social, militante negro e "n" outras atividades na sua brilhante vida. Ele escreveu o primeiro livro que li direcionado a causa negra, intitulado de "O Negro Revoltado", o que expandiu minha mente para outro nível de percepção sobre como e porque o indivíduo da etnia negra é o principal alvo das mazelas do país.
Também admiro Paulo Paim, a vários mandatos como senador da república pelo estado do RS. Um militante da causa negra, redator do estatuto da igualdade racial e preside várias comissões que debatem e tentam a aprovação de políticas direcionadas ao indivíduo da etnia negra. É um sindicalista, defensor da melhoria de qualidade de vida dos idosos e luta pelo fim do fator previdenciário (aumentaria os ganhos dos aposentados).

Alem do que rap do que você mais gosta ..?

R: Gosto de ler livros, blogs, entrevistas, enfim, tudo que trate das questões do indivíduo negro perante a sociedade. Também de gastar um tempo me exercitando na academia, assistir animes, jogar alguns "games" no computador e gastar o tempo nos finais de semana com a minha guria que mora em outra cidade.

Muitos manos do rap acham que Rap e Futebol não se mistura porque o futebol é algo alienante  o que você acha disto..?

R: O futebol não é alienante, ele é usado para alienar. Se tu és uma pessoa bem informada e não pretere outras importantes atividades da sua vida por esta forma de entretenimento, não vejo porque essa rejeição.

O que acha de varias pessoas ser contra a projeto de inclusão social tipo o Bolsa Família ou o tal "Bolsa Crack" e os chamada de projetos de curral eleitoral ou de politica de assistencialismo..? é contra ou a favor ..?

R: Sou a favor de qualquer programa assistencial. Afinal, se o poder público não é capaz de livrar a população através da prevenção, que o faça por meio da remediação.


Como é ser um Jovem Homem Negro no Rio Grande do Sul ..? é tipo o Seriado "Todo Mundo Odeia o Chris" ..rs

R: Eu nasci e morei a maior parte da vida em Pelotas e atualmente moro em Porto Alegre. Estas duas cidades possuem um contingente considerável de pessoas pertencentes a etnia negra devido a fatores históricos. Por isto, acredito que seja como em outras regiões do país, enfrentamos os mesmos problemas e possuímos iguais desafios em busca da sonhada isonomia étnica. Então, não é como no seriado. Rsrsrsrsrs


Como você Analisa o momento Politico do Pais Mano.. e também o que esta achando das Manifestações ..?

R: O cenário atual é interessante. Apesar de efetivamente não ter mudado praticamente nada, eu vejo uma preocupação maior dos políticos em manter a boa imagem perante a população. Com as eleições se avizinhando, as manifestações se bem focadas e centradas em objetivos não-difusos, pode-se explorar esta "boa vontade" dos futuros eleitos e manter a pressão até que o prometido se evidencie de forma real. 
Alguns dias atrás eu escutei que no país agora tudo é abaixo de manifestação, qualquer coisa é protesto, como se isto fosse algo negativo. Obviamente, a pessoa que proferiu isto precisa se informar melhor e sair do casulo social em que ela vive.


Você é um cara Bem Inteligente pelo que eu tenho Observado .. Você Lê Bastante .. mano..?

R: Agradeço o elogio, mas particularmente eu não acho que seja uma questão de inteligência e sim de informação. Eu me considero uma pessoa de inteligência média, porém acredito ter um grau de informação considerável naqueles assuntos que refletem diretamente na minha vida e na dos que me cercam.
Leio bastante sim. Sem a leitura não existe a possibilidade de nos informarmos num nível em que possamos nos utilizar da criticidade para debatermos assuntos que possam melhorar o nosso dia-a-dia e a sociedade de uma forma geral. 99% do que realmente precisamos saber não está em áudio e muito menos em vídeo e sim escrito.

Qual livro você indicaria.. e porque ..?

R: Eu indicaria o livro do falecido e outro ídolo que tenho que é o escritor Ely de Oliveira. Negro, gaúcho e criador do Dia Nacional da Consciência Negra. A obra é intitulada de "Dia Nacional da Consciência Negra e o Mundo de Adão e Eva". É uma boa oportunidade para entender o porquê desta data e o quão importante e emblemática ela é.


Creio que você  acompanha os movimentos sociais negro no brasil.. o que acha deles..? acha que eles realmente representa o povo preto.. da periferia..?

R: Acho que são importantíssimos, pois são um reduto, mesmo que pequeno, de pessoas que deixam o senso-comum de lado e tem uma visão mais crítica e real dos porquês das mazelas sofridas pelos cidadãos da etnia negra. Não conheço a fundo todos os movimentos e suas atividades, no entanto a batalha de todos acaba não tendo o enfoque muito diferente um do outro, o que positivamente vai ao encontro da tua pergunta, já que a maior parte da população negra se encontra na periferia. O objetivo destes é debater os temas e colocá-los em pauta no meio em que vivem e da forma que puderem.

O Mano Brown diz mais ou menos assim "Que o negro tem que ser 50 vezes melhor porque estamos no mínimo 10 vezes atrasado”... Concorda..? ou ele Exagerou..?

R: Concordo em gênero, número e grau. O negro aonde quer que ele esteja, ele tem que provar porque ele está naquele lugar. Se está em uma loja de artigos caros, tem que provar que está ali para comprar, se dirigindo um carro importado, tem que provar que o carro é seu, se em um cargo de alto escalão em uma empresa, tem que provar que ele é capaz de prosperar no cargo. Isto ocorre porque culturalmente a sociedade definiu papéis para as diferentes etnias no nosso país. O branco é a prosperidade, riqueza, beleza e desenvolvimento. O negro é a subversão, pobreza, feiura e atraso social. O índio é o bicho-do-mato, invisível, despudorado e que atrapalham os "colonizadores" que querem prosperar nas terras indígenas. A maioria da população acha isto, porém não se pergunta o porquê disto, o porquê dela ter essa visão sobre os negros e acha que as coisas são assim mesmo, uns nascem pra prosperar e outros não. Por que ela não se pergunta? Porque não é algo produtivo ou relevante para o país, então não faz parte da educação através dos sistemas de ensino. É interessante apenas simplificar tudo, coloca que o negro foi trazido da África para servir como escravo para os heróis brancos do descobrimento e os índios mortos pelo bem maior da futura nação! 
Eu me pergunto até hoje como se descobre uma terra que já tinha dono!


Qual sua Opinião Sobre as Cotas Para Negros e Índios em Universidades..?

R: Cotas étnicas são necessárias. Estudos já foram realizados que explicitam ou melhor escancaram a questão étnica no país. Universidades com programas de cotas sociais não obtiveram aumento no seu quadro de alunos negros. Isto ocorre porque o problema nesta questão não é social e sim étnico. O país tem problemas étnicos e sua população e governantes negam isto. Parte-se do princípio que todos nós temos as mesmas capacidades. Então, por que os negros não conseguem ascender em grande número à universidade? Criou-se a ideia de que o problema social resolveria qualquer questão étnica no ensino. Como englobar socialmente o problema da criança negra que vai para creche e ali já começam as agressões das outras crianças com relação aos seus traços não-europeus, ao seu cabelo não-liso, que ela é feia, que não é príncipe ou princesa porque estes não são parecidos com ela. Na escola, tudo isto continua e lá, ela aprende que pessoas como ela foram serviçais de brancos e só, não aprendam nada sobre sua cultura, sobre seus heróis, sobre a sua importância para o desenvolvimento no país. Como segurar o êxodo maior nas escolas da etnia negra que não é representada dignamente no ensino do país? O ensino no país é simplificado, segmentado e conveniente. E assim as pessoas os são também quando opinam sobre determinados assuntos. Não procuram saber o porquê dos problemas terem aquela dimensão. Dizem: "Se não resolve com social, então é porque o negro não gosta de estudar.". Como alguém disto isto em sã consciência? Ou outra pérola: "Estas cotas só vão aumentar o racismo contra negros!". Então quer dizer que agora você admite o racismo! Ou: "Isto estimula o racismo ao contrário, já que dão vantagens aos negros e os brancos pobres que estudaram em escola pública são prejudicados.". É uma questão que as cotas sociais já sanaram a muito tempo, mas que é citada convenientemente por aqueles anti-cotas mal-informados que desconhecem as mazelas que são impostas aos indivíduos negros desde que ele entra na creche e o persegue por toda sua vida escolar. Há os que citam exceções: "Mas o fulano que eu conheço é negro e prosperou, o Joaquim Barbosa, o Obama e não sei quem!". Bom, eu quero um país onde mais da metade da população não precise ser 50x melhor que a outra metade para conseguir prosperar. Esse é meu sonho de Brasil. 


Digamos que presidente no brasil realmente mandasse alguma coisa, e você fosse Eleito.. qual seria seu primeiro seus primeiros Atos ..?

R: Ser presidente no Brasil não deve ser fácil, as pessoas por falta de informação acham que o fato do presidente ser o mais alto cargo eletivo do país, ele pode fazer o que quiser, quando na verdade é bem diferente disto, afinal não vivemos numa monarquia absolutista. 
Os meus primeiros atos seriam relevantes a criar mecanismos de controle da destinação de verbas e remodelar os existentes, a fim de diminuir os gargalos corruptos que super-faturam obras e serviços pelo país. Com isto, sobraria mais fundos para subsidiar os serviços públicos essenciais como saúde, educação, transporte e segurança, o que impactaria diretamente na qualidade de vida da população.


Esta eu copiei do Programa Provocações da TV Cultura.. Teve alguma Pergunta que você queria que eu perguntasse e eu não perguntei..? Se teve qual e responda ela..

R: Este programa que citastes é excelente, aliás as entrevistas do Abujamra com o Gog e o Thaíde foram excelentes.
Tem sim. A pergunta seria: "O que ajudaria o negro a ser mais valorizado no país?"
Resposta: "Um resgate da sua identidade étnica e cultural na educação escolar aliada à políticas públicas de valorização da etnia negra tão marginalizada através dos tempos. Isto faria com que houvesse uma mudança de postura dos cidadãos negros com relação a si próprio e de outras etnias em relação a negra. Aumentando o orgulho, eleva-se a exigência por querer ser representado no que consome. Se metade da população quiser boicotar as novelas que não retratam o negro dignamente, ou marcas com propagandas sem presença negra ou só para fazer figuração, ou marcas de roupa que não colocam modelos negras, enfim qualquer vertente de expressão consumidora, eles vão ceder. Nós não moramos na Suécia ou Noruega, moramos no Brasil, aqui somos metade da população e queremos nossos rostos em tudo. Eu, hoje, uso a política do "não me vejo dignamente, não compro".

Indique uma Musica ..?



R: Brasil com P - Gog

Indique um album ..?


R: CPI da favela - Gog

Um Filme ..?


R: Encontrando Forrest - Robert Brown e Sean Connery


Deixe sua mensagem ao leitores do Blog ..

Leitura trás conhecimento na forma de informação. Se tu fores uma pessoa bem informada, dificilmente será enganada ou levada a crer em algo que não seja benéfico para o seu modo de vida. Abraço.

Postar um comentário

0 Comentários