Header Ads Widget

Entrevista com o rapper,Ativista e Professor Angolano "Intelektu"



Conheça o rapper,ativista e professor Intelektu, um rapper angolano que foi procurar seu caminho nas terra de nelson mandela.. leia!


Para começar bem,descreva quem é Intelektu ..?

R: Intelektu é a faculdade cognitivo de um Mc Real oriundo de Angola, (Mutu Moxy) ser singular com cérebro em movimento.

Quando e como conheceu o rap e a cultura Hip Hop ..?

R Certamente lembro me que foi 1989 quando um vizinho que vivia em frança trouxe uma cassete com

Músicas Rap e foi assim que conheci Rakim & Eric B, Public Enemy, etc. não entendia Inglês mais sentia o poder musical e partir dai achei que tinha que fazer o Rap em português de Angola.

Como desde Puto já escrevia poemas sobre coisas da vida ao longo do percurso fui fazendo pesquisas

O Rap foi a ferramenta certa que abraçei .1990 escrevo meu primeiro verso com titulo Cenas de Luanda e porem acredito que foi assim que também que descobri o hip hop através do elemento Mc.

Como soube que queria ser rapper/Mc ..?

R: Bem desde Puto sempre tive paixão pela musica Africana e Afro- Americana

Refiro me de Artistas como Grand mestre Franco(RDC), Fela Kuti ( Nigeria) David Zé, Artur Nunes,Urbano de Castro(Angola), Nina Simone, Billy Holiday, John coltrane, Miles Davis(America); e como toco guitarra cantava as minhas poesias no anonimato e depois de conhecer o Rap senti a necessidade de expressa-los em tagarelo desabafando os problemas políticos e sociais do meu pais visto que Angola na altura mergulhava numa guerra civil entre Angolanos.


Conte nos sobre seu começo no rap,tipo quando escreveu gravou.. e como era o rap em angola quando você começo ..?

Honestamente falando o meu começo no Rap foi o mais difícil e duro que podes imaginar eu venho da periferia de Luanda nasci e vivi entre Cazenga e Sambizanga bairros com o nível de pobreza e crime bastante galopante. Sem Agua potável e luz elétrica lembro no começo escrevendo rimas a luz de canteiro e velas 1990s movimento estava emergir 1993 gravei cenas de Luanda com banda mako semba no marçal demo tape sem qualidade foi um improviso somente ouvi com vizinhos e colegas na escola.
Na época o hip hop Angolano estava sem estrutura básica passava se grandes dificuldades de obter o conhecimento sobre a Cultura havia um numero reduzido de pessoas que sabiam e ouviam Rap não tinha estúdios e produtores, Grafiteiros,Djs ou B-boys que representassem os elementos da cultura hip hop apenas Mc’s. Atrás de estúdios.

Quem teu ídolo na musica ..?

R :Epah é eu não tenho ídolo curto de gajos e Aristas que fazem cena altamente é tipo abraço os bons ensinamentos. E se fosse para ter ídolo então seria Deus porque é o primeiro Mc.

E como você vê a cena Angolana Hoje ..?

R: Hoje a cena em Angola esta noutra dimensão a musica Rap e o elemento Mc evoluiu bastante hoje já temos quase todos os elementos a serem postos em pratica desde Dj, B-boy, Graff Writer, Producers ,Beat boxers e outros apesar de ainda haver muito para aprender e fazer mais acredito que já estamos num bom horizonte.

Como surgiu a oportunidade de mora em terras de Nelson Mandela ..?

R: Bem quando criança vi pela televisão e jornais vi os maus-tratos que os Sul Africanos passava no regime do apartheid li um artigo sobre steve biko e falava do pan-africanismo e consciência preta acho que aquela foi a oportunidade de eu me interessar pela Africa do sul e sentir o apartheid por perto.

Como meu pais estava enfrentar a luta armada e meu Rap tem uma relevância de conteúdo politico bastante forte imigrei e asilei me politicamente nas terras de Mandela e Steve Biko.


Alem de Mc e Produtor, você é Ativista e Professor .. como é esta sua atividade fora do rap ..?

R: Eu Estudei pedagogia pela TEFL(Teaching English for foreign language) Trabalhava mais deixei e neste momento faço edição de vídeo clips documentários entrevistas Graphic design etc. e de veze enquanto vo dando aulas privados e colaboro num movimento de emancipação de jovens nos ghettos(Township Youth Movement).

Como é o rap na Africa do Sul ..bro ..?

R:O Rap na Africa do sul esta num patamar muito elevado Aqui pessoal é serio apesar de que nos últimos anos a cena baixou muito já não ha muitos shows tipo anteriormente muitos artistas de Rap como proverb,prokid, P.o.c,Black Noise, Il Skills,Reason uns são independentes outros assinados com major labels como EMI,SONY E BMG continuam firme. acho que não tem diferença com o brasil.

Qual teu estilo de rap ..?

R: O meu estilo é pesado e verdadeiro Boom Bap Rap jazz Consciencioso undergound shit!

O que procura mostra com suas musica ..?

R: Meu Rap é o capitulo do apocalipse da verdade procuro levar os holofotes no precipício da ignorância humana traves da poesia provocativa e educativa.

Como o rap influencia em tua vida ..?

R: Pra mim o rap refiro me ao Rap consciente é uma das mais fascinantes ciências que jamais existiu na cultura urbana Rap influenciou a minha vida como a filosofia fez a todas as ciências e digo de forma positiva.


No ano de 2012 você lançou um álbum conte nos sobre o álbum.. quais temas aborda ..?

R: Obviamente! foi meu terceiro Album batizei Senso Clássico pois salienta que tive o primeiro Album em 2004 Verbalogia e segundo 2007 Comboio d pensamento bem o álbum Senso Clássico que tem a minha identidade caraterístico Bom Rap das Ruas e Becos com influencias sonoras de jazz e blues inspirado por produtores tipo Pete Rock.Dj primier, Jdilla,Large professor , kev Brown e Apollo Brown.

Saiu numa edição limitada como é do costume pela minha editora indie Davocab espalhei algumas copias em Angola sofri varias barreiras no movimento hip hop e sistema políticos em Luanda porque lá o mercado pertence aos marionetes que dão cu ao sistema ou Mc’s com dinheiro mais eu sobrevivi porque sou verdadeiro e guerrilheiro. Quando abordagem temática começo pelo tema Politrixxx pro pelo Aritfice que é uma prosa profunda direcionada a dinastia da presidência da republica e governantes cumplice a ditadura e corrupção no pais e tema Muxima onde falo do espirito revolucionário do homen Angolano desde 1977 ate hoje. Tema Nuvem Negra onde falo do dinheiro de sangue e revelo governação elícita a corrupção e branqueamentos de capitais. Tema Codigo de barra revelo os iluminati

E suas estratégias maçônicas, Senso clássico é um álbum com pouca divulgação e muita informação tem vários temas pertinentes.

Esta disponível online no bandcamp/intelektu

Quais os próximos projetos ..?

Tenho escrito cenas novas e fazendo novos beats para o próximo álbum sem data com titulo opinião e filosofia de Marcus garvey epah acima de tudo é muito trabalho para superar falhas que cometi no passado e assim vou crescendo com criticas construtivas.

Desde já agradeço o blog noticiário periférico pela entrevista props meu Mano Hebreu Grande salve!


Postar um comentário

0 Comentários