Header Ads Widget

Entrevista com a rapper angolana "Eva Rapdiva"



"Eva começou a fazer batalhas em 2000 e pouco... É essa a sua escola. Começou na rua, onde a competição e a rima combativa sempre foram o seu estímulo. Foi precisamente no improviso que construiu o seu espaço no rap em Portugal, provando a todos que a sua espontaneidade é o seu maior poder e aquilo que a define como Mc. Com alguns vídeos de freestyle na net cria um burburinho sem precedentes, agarrando fãs dentro e fora do Hip Hop e seduzindo todos com a sua frontalidade, garra e voz decidida. Com o tempo começa a desenvolver a escrita, participando em álbuns e mixtapes, sem perder o carisma e a força intuitiva que levava para as batalhas. Continua assim, a fazer rap só quando apetece, porque é assim, espontaneamente, que o sabe fazer. Continua assim, capaz de dizer o que lhe apetece, porque é assim, com o coração ao pé da boca, que o rap ganha sentido. Continua assim, feroz, competitiva, forte e sem medo do que toda a gente parece ter a dizer sobre ela. Continua a Eva e esse é o seu maior poder."


Primeiro  se apresente quem é a Eva ..?

R: A Eva é uma jovem de 25 anos que faz rap desde os 12. Comecei a fazer rap nas ruas em rodas de freestyle em Lisboa, capital de Portugal e hoje em dia a viver em Angola continuo a seguir este caminho comecei a trilhas... 

Porque deste Titulo RAPDIVA ..? quem lhe deu este titulo..?

R:  Foi a Tamin, ela é uma grande cantora e amiga minha que canta, Soul, Fado, Jazz, R&B, Funk etc... eu carinhosamente chamava-lhe de minha diva e com o tempo ela começou a chamar me de Rapdiva, em shows, e ambientes com pessoas do movimento hiphop as pessoas ouviam ela tratar-me por esse nome e foram chamando-me também assim, quando dei conta o nome ja estava na boca dos meus fãs e colou.

Quando foi e como foi seu primeiro contato com o rap ..?

R: Eu tinha 8 anos, ou um pouco menos quando ouvi Rap pela primeira vez... apaixonei-me logo... ouvi Black Company, Boss Ac... Da Weasel.. 

A nova geração do rap brasileiro tem começado nas rodas de freestyles, voce é uma ótima "Freestylera" .. você começou fazendo "Free" ..? .. conte-nos como foi seu inicio no rap ..?

R: Eu comecei no freestyle, e fiz o meu nome no Rap com o freestyle.. So muito depois é que entrei em estúdio!!! O meu nome começou a ser conhecido nas rodas de improviso e em videos do youtube... na altura existiam muito poucas meninas a fazer freestyle por isso eu chamava muito a atenção.


O que lhe inspira a escrever suas letras..?

R:  O mundo! A minha família, os meus fã, amigos, vizinhos... tudo um pouco!!!!

A um tempo atras vi uma entrevista sua no youtube,em que a apresentadora lhe perguntou quem seria a melhor Rapper/Mc em Angola.. e você respondeu que era você.. (Eu concordo).. mas para muitos isto poder soar como arrogância, isto lhe trouxe problemas ..? 

R: Bem... eu quando digo que sou eu tenho dois lados que pondero. 
Talento, muitos pelo mundo foram abençoados com essa dadiva... mas talento é igual a talento!!! Talento sem trabalho, dedicação, fé, sacrificios e organização é igual a NADA... o que define o melhor do pior são os resultados. 
Para isso é preciso 10% de talento e 90% de trabalho. Porque se ficares em casa com o teu super talento sentado a ver Tv ou no facebook nunca vais ter resultados... mas se tiveres pouco talento mas trabalhares muito com organização e determinação poder ter bons resultados e fazer um trabalho melhor que qualquer artista super talentoso preguiçoso. 
Por eu achar que tenho trabalhado mais e melhor respondi isso. Mas em Angola temos artistas muito talentosas, e eu espero que com o tempo consigam mostrar isso ao mundo. Não quero passar por cima de ninguém só estou a fazer a minha parte. 

Como você definiria seu estilo de fazer e cantar rap..? e porque..?

R: Freestyle!!! Esse é o meu estilo... um estilo Livre! Faço o que sinto... como sinto!!!!

Passei a conhece-la a partir do Remix da musica FUBA ..  até então eu não conhecia quase nenhuma rapper feminina.. de quem surgiu a ideia deste remix.. só com mulheres ..? 

R: A ideia foi do Dj Soneca... 


O que te levou a trocar Portugal por Angola ..? pessoal ou Profissional ..?

R: Motivos pessoais, familiares etc...


Você é conhecida por alguns supostos "Beefs" .. é tudo bem pensado "marketing", ou simplesmente você expõe em suas letras algo que lhe incomoda.. e doa a quem doer..?

R: Exponho algo que me incomoda doa a em doer... Até porque não ganho nada com esses supostos beefs, pelo contrario!

A musica "Sexo, Drogas, Damas e Massa" é um "Beef" aos rappers que só cantam sobre este temas em suas musicas.. 
Esta musica foi um desabafo, algo jogado ao vento, ou uma forte critica ao machismo, e coisas fúteis quem em sua maioria domina o rap..?

R: Na verdade... foi uma chamada de atenção. Muitos artistas andam perdidos em temáticas tão repetitivas e pouco criativas e eu acho que podiam usar o talento que Deus lhes deu de forma mais útil para si e para os outros...


Se considera uma rapper feminista..?

R: Um pouquinho.... não posso ser hipócrita... hehehe



O nome da sua mixtape é "Rainha ginga do Rap" e seu ultimo clipe se chama "Rainha Nzinga do Rap" .. A grande Rainha Nzinga serve de inspiração pra você.. de algum modo..?

R: Claro!!!!! Se formos ler um pouco do que foi a sua historia vamos perceber que ela enfrentou desafios muito difíceis e que a partida parecia que seria difícil sair-se vitoriosa... no rap "feminino" existem algumas semelhanças. Eu desde os meus 12 anos que oiço as pessoas dizer "ela daqui a pouco desiste" "ela é mulher não vai conseguir" etc etc... e no entanto, tenho passado por alguns problemas mas nunca parei. Inspiro-me em mulheres como a Rainha Nzinga, como a minha Avo e mãe que passaram por batalhas muito mais difíceis que a minha e nunca cruzaram os braços perante um problema. 



O que você conhece sobre Rap brasileiro ..? e quais rappers você curte.. quais lhe inspiram ..?

R: Sabotage, Negga Gizza, Racionais, Emicida, Projota, Gabriel Pensador, Marcelo D2, Flora Matos... por ai... hehehehe

Como é seu método de escrever..?  e o que normalmente lhe inspira..?

R: Bom não tenho uma forma constante... as vezes vou fazendo improvisos, tiro algumas dicas boas e componho a letra, outra vezes vou escrevendo aos poucos a ouvir os instrumentais... no engarrafamento a ouvir radio também escrevo muita coisa.. é por ai... eheheh 


Quando sai sua a mixtape "Rainha Ginga do Rap? fale,sobre quem produziu,quem participa.. etc..

R: Sai dia 19.04.14!!!! Vou fazer uma venda publica na Praça da Independência  depois envio fotos hehehe
Vou ter participações de artistas como Tamin, DUC, Pierre Slow, Tarcio Kilamba, Ary, Kris Mc, Girinha, Niria, G'Pamella, Leonardo Wawuti etc...
Produções de Conductor, BeatOven, Madkutz, Detergente... São 14 faixas onde 4 são bonus track. Musicas como o Fuba Remix, Rimas Na Cara do Brada, Sexo, Drogas, Damas e Massa, A Amiga etc... vão estar na mixtape!!!!

Quero agradecer muitos aos meus fãs por todo o apoio!!!!
Muito obrigada pela entrevista, pelo apoio e por promover sempre o meu trabalho!!!


Kiss Kiss

Eva

Facebook:Eva RapDiva


Conheça melhor o trabalha da Eva 



Postar um comentário

0 Comentários