Header Ads Widget

30 albuns/mixtape/ep lançados em 2014 que você precisa ouvir #OsMelhores


2014 foi um ano ótimo para o rap, muitos trampos bons de alta qualidade, foram mais de 3 meses ouvindo muitos álbuns, depois de muito ouvir e analisar cheguei ao numero de 28 álbuns genuinamente de rap e 1 álbum de rap misturado com MPB falo do álbum do Criolo e do álbum de samba da Paula lima. 
Estes albuns foi escolhido de acordo com meu gosto musical,por isto tem rap de todos os estilos, gangsta,underground,tem samba,mpb, tem rap afro-centrado, rap romântico tem de tudo.
Sem mais,confira e ouça os trampos.

D'origem “Se renda”


D`Origem,grupo formado por 3 mulheres do interior paulista,conheci o grupo quando elas lançaram o clipe chamado “D'origem africana” musica que deu uma maior notoriedade ao grupo, não só na cena feminina do rap, mas no rap em geral.
O EP “Se Renda” só veio confirmar e afirmar que o grupo entrou na cena do rap brasileiro pra ficar,o Ep conta com 6 faixas.
O EP claro que é de rap, mas ele mistura alguns ritmos ao rap, eu destaco o Primeiro som chamado “DOM” onde o som começa com um tipo de poesia falando sobre o dom, e o som conta com a participação da talentosa “Pameloza Carvalho”,onde esta também participa na faixa “Eu não Paro”,também destaco a faixa que da nome ao ep “Se renda” a musica além de ter uma letra foda,usa um sample de forro, resumindo é um EP de alto conteúdo lirico e de alto nível de produção.




Mixtape Amiri “Antes,Depois”


Amiri,um jovem MC que no meu ver é um dos MC's mais lirico e de um flow uma levada que é só dele, você ouve os sons deles e fica bolado com o modo que ele rima,até a métrica da letra dele é diferente de outros rappers, Amiri não é só original no nome..rs.
“Antes,Depois” é uma mixtape que o próprio Amiri disse que é uma coletânea de musicas que ele nunca havia lançado e alguns freestyles gravados, são 21 uma faixas de rimas e beats foda!.
Destaco a faixa “A o que..?” a faixa “Ce la faz ideia” que é um remix da musica do Emicida que tem o mesmo nome,destaco também a faixa “Dois pé no peito”,cara tenho que destacar a faixa “Corta” pois como é uma mixtape é uma faixa colada na outra e a mixtape tem uma sequencia de musicas foda!, quando ouço esta mixtape do amiri além do meu corpo não ficar parado a mente também não fica, pois o amiri usa e abusa das frases de efeito em suas letras.



Zap San “A importância disso”


Zap San,outro ótimo rapper do interior paulista, que muitos pensam que ganhou notoriedade, porque tretou com um rapper ai que quer ser a iveth sangalo do rap, mas não, ele ganhou notoriedade na cena, com o single “A lei áurea” que conta com participação do rapper Amiri e produção do DJ Neew. A letra desta musica é uma das melhores lançada este ano, pois esta letra é uma pequena aula de historia brasileira,coisas que ele fala na letra não se aprende nas escolas.
Este álbum do Zap é foda de destacar algumas faixas, além de destacar a faixa “A Lei Áurea”,destaco a faixa “Drogas”,pois num estado onde muitas musicas de funk paulista fazem apologia ao lança perfume, esta faixa mostra como esta parada pode acabar com uma família.
A musica “Joia Rara”conta com participação do Terra Preta, merece um grande destaque,além da musica ter uma produção perfeita, a musica é uma homenagem do Zap a sua filha,poucos rap me emocionaram este ano e esta musica foi uma delas,letras linda,pois filho é o bem mais precioso de um pai na terra.




Inquérito “Corpo e Alma”


Poder parecer mentira mas, mais uma vez um grupo do interior paulista, o interior hoje é a base do bom rap paulista.
Mano o que eu vou falar deste álbum..? que ao meu ver é o melhor álbum lançado este ano.
Mas vamos falar do álbum “Corpo e Alma”,o álbum tem 12 faixas,11 musicas e todas são bem produzidas e muuuito bem escritas,este álbum não deixa em nada a desejar ao álbum “Mudança” lançado em 2010,vou tentar destacar algumas faixas.
A musica “Corpo e Alma” que da nome ao álbum que tem participação do bom rapper Emicida, abre o álbum e já mostra como é a pegada do álbum, o refrão resumi bem o que a musica quer dizer “gueto corpo e alma,gueto de corpo e alma” nesta musica os rappers destacam as coisas boas da favela,mostrando que até no lixão nasce flor, uma frase nesta musica que me marcou é “Arquitetura de favela que é sem limite,os tiuzinho os niemayer dos maderite” que resumi bem a criatividade e força de vontade do povo da favela.
A musica “Eu só peço a deus” musica que tem um sample da musica da “Cassia Eller” o renan pega pesado nesta musica, ele fala sobre racismo ser mais profundo que o “pré sal” e ainda fala como os algozes do passado hoje são heróis e tem seus nomes em avenidas e etc,e usa o exemplo que seria como “uma avenida hitler em israel” o rapper termina a musica com esta frase “brasil rico em miscigenação,quem não tem sangue de preto na veia deve ter na mão”.
”O que é a musica “Sonhos” ..? que conta com participação do Kl Jay,ja ouvi muitas musicas falarem de sonho, mas como esta não lembro, pois ela incentiva diretamente a você realizar seus sonhos, como ele mesmo diz:” neguinho sonha,sonha só não deixe o sonho morrer na fronha” e o Kl jay vem concluindo “toda realidade antes é sonhada” entendeu chapa..?
(destaquei estas mas eu ouço este álbum sem mudar de faixa.)



Sant “É o rap” e Kayua “Vir do nada me faz querer Tudo” #VVAR


Sant,jovem e ótimo rapper carioca e membro do Selo “VVAR” que também é composto pelo Mc Marechal,Kayua e Tiago MAC.
Sant este ano lançou este EP que é composto por duas musicas,duas instrumentais e duas capelas.
Recomendo que ouçam este EP deste jovem e já promissor rapper que em pouco tempo vai ter grande destaque na cena independente do rap.
Na primeira musica que da o nome ao EP “É o rap” o mc fala sobre sua influencias e sobre alguns falsos mcs que se dizem do rap.
E na faixa “Entre nós” o rapper mostra seu lado romântico e já mostra que não tem medo de falar de amor no rap.



“Vir do nada me faz querer Tudo” é o EP de estreia do mc carioca Kayuá, nome forte não..?
outro jovem rapper na zona norte do rio de janeiro que também faz parte do selo VVAR,conheci o trampo o Kayuá por indicação de uma amiga carioca, e de cara pirei no som deste mano, tanto que fiz questão de colar no show do selo em São Paulo.
O EP “Vir do nada me faz querer tudo” é composto por 3 musica “Vir do nada me faz querer tudo”,”O que eles pensam” e “Girando o capital”.
Na moral, na moral “mermu”..? este EP é foda creio que por influencia do marechal, mas todos os rappers da Vvar escrevem bem suas letras tanto o Sant como o Kayuá,alem de ter um flow louco,não se perdem na rima,tanto na escrita como nos “freestyles” politizados que eles mandam em seus shows.




Mv Bill “Vitoria pra quem acordou agora e vida longa pra quem nunca dormiu”


Continuando no rio de janeiro,vamos de Mv bill,diferente do EP “Monstrão” lançado ano passado que foi muito contestado por muitos dizendo que o mv bill “não seria mais o mesmo” por que o ep tinha letras,não tão politizadas. Porem neste Ep lançado este ano o rapper usou e abusou do seu poder lirico e politico.
Este Ep tem letras inspiradas nos acontecimentos politico atuais, isto fica bem claro já na primeira faixa chamada “Brado Retumbante”,destaco também a musica “Pedra no caminho” que fala sobre o fim do posso que é o crack e como ele destrói vidas e famílias.
A “Campo minado” que tem participação do Dexter, também é bem louca, não só por ter participação do dexter, mas pelo seu conteúdo. Na musica mostra como o estado ainda é omisso em relação a segurança publica nas favelas e de como ainda existe muitos “falcões” nos guetos, mesmo dizendo que o brasil tem avançado na educação das crianças.



Tássia Reis


Jovem,rapper e cantora paulista, que antes de lançar seu EP,se destacou na cena com seu clipe chamado “Meu rap Jazz”, que também esta neste EP.
Neste EP a Tássia, já chegou sem fazer tipo e mostrou um EP com sua cara,um rap melódico,”sonoricamente” falando é o trampo mais gostoso que ouvi este ano,esta muito bem produzido, com melodias lindas, como um jazz mesmo é um trampo que te traz amor e paz.
Eu sinceramente nem sei qual destacar pois é outro trampo que ouço sem pular de faixa.
Eu gosto da musica “Primavera” eu amo a parte do refrão quando ela diz:”eu vi um beija-flor no nono andar na janela,e o danado me fez relembrar o que eu vivi e que nasci e já que estou aqui eu quero voar”
A faixa “Calma Preta” também gosto, mas creio que minha faixa preferida é a “No seu radinho” produzida pelo DJ zala, nesta musica a Tássia fala de amor em metáforas, usando elementos musicais.


Rincon Sapiência “SP Gueto BR”


Rincon Sapiência,ja é um rapper de uma certa notoriedade na cena paulista,rapper da zona leste de sampa, que teve destaque na cena com seu single “Elegância”,mega executada nas festas Black.
Neste ano de 2014 o rapper paulista lançou o “SP gueto BR” este trampo do rincon tem 10 musicas.
Rincon é mais um dos rappers que ainda mantêm seu lado lirico muito ativo,falo isto pois todas as letras estão muito bem escritas, são letras voltada a periferia realmente, mas com uma linguagem nova,uma linguagem de gírias atuais.
Neste trampo 4 primeiras musicas o rapper fala de quebrada,problemas de transporte publico, sobre ser mc, sobre os estilo “neguin de kebra”, relatando a vida de um neguin de favela.
Mas a musica que destaco é a musica que inclusive ganhou um videoclipe que é a musica “Coisas de Brasil”,nesta musica o rincon se inspirou na luta diária do povo brasileiro, e ainda da um alerta “sentado no sofá não vai dar negoo, nem tudo é verdade na televisão”, na musica ele também fala sobre contradições nas diferenças sociais como por exemplo no verso “A elite controla o ensino da escola, no livro são leigos e gênios com a bola,brasil vivemos a margem deste lugar,onde os marcola surge a beira mar. Neste verso o rapper explicitamente diz que a burguesia financia propositalmente que o pobre e preto só seja bom de bola, se não for no esporte seja um gênio no crime como Marcola ou Fernandinho Beira mar.



Atitude Feminina “Desistir Jamais”



O grupo Atitude Feminina hoje é uma dupla composta por Aninha e Hellen, o grupo já é conceituado no rap nacional mas principalmente em brasília de onde o grupo surgiu. Uma curiosidade,o grupo faz muito sucesso em alguns países de língua portuguesa, mas em Cabo Verde o grupo faz um mega sucesso,tão famoso que o grupo já fez vários shows lotados no pais e chegou a gravar um video em cabo verde com participação de um artista local. agora vamos ao álbum “Desistir jamais”
Este álbum ao lado do “Corpo e Alma” do inquérito é disparado o mais bem escrito e produzido,estas minas escrevem muito bem e o Dj Raffa produz muito bem tambem,nem preciso dizer.
Começo destacando “Infelizmente é assim” pode parecer clichê, mas é algo que acontece a anos e parece não ter fim,nesta musica fala do pretinho discriminado na escola,mas bom de bola e por influencia e falta de educação seguiu o caminho errado do crime e das drogas.
A musica “Onde os anjos não andam” conta com um sample zica de Elis Regina no refrão e conta com participação do Cronica mendes, recomendo que ouça esta faixa com muita atenção.
A musica “Mulher Guerreira” muitos já conhecem pois no anos de 2012 o grupo lançou um clipe desta musica que conta com participação do Renan Inquérito, e a musica fala sobre a valorização da mulher e de que o homem precisa respeitar mais a mulher.
Vou destacar só mais 2 faixas por que este álbum é pesado demais..rsrs
A faixa “Direitos Abstratos” que conta com participação do Isaías do grupo Proverbio X é um soco na boca do sistema, a pessoa que ouvir esta musica com atenção vai entender, só o refrão já quebra tudo “Deveres concretos,direitos abstratos quero direitos humanos é dentro do meu barraco/Deveres concretos,direitos abstratos quero direitos humanos é dentro do meu prato”
E não posso deixar de citar a musica “Rosas” esta musica é muito triste, pois a letra conta a historia de um mulher que morreu porque apanhou muito do marido,mas o que chama atenção que a letra é contada na terceira pessoa, ou seja na visão da mulher morta, tanto que o refrão é assim “Hoje,meu amor veio me visitar e trouxe rosas pra me alegrar e com lagrimas pede pra eu voltar,hoje o perfume eu não sinto mais, meu amor já não me bate mais, infelizmente eu descanso em paz.” forte!!



Rashid + Kamau “6 sons”


Voltando pra São Paulo,especificamente para zona norte,local de nascimento do Rashid e do Kamau,este foi um trampo que eu fiquei surpreso quando soube que eles iam lançar um EP em conjunto,pois apesar do Kamau ser novo ele é de uma geração anterior a do Rashid,tanto que esta nova molecada da zona norte que existe hoje na cena paulista tem como inspiração o Kamau.
Mas o EP ficou muito bem produzido, muito bem escrito e mesmo eles terem as vozes parecidas o trampo não ficou enjoativo,creio que eles se preocuparam com isto também.
Este EP apesar de ter 6 musicas teve muitas pessoas participando,Dj dan dan,ErickJay,Srta Paola,Jota Gueto,Filiph Neo e outros..
As 6 musicas são zica, mas eu destaco as 2 ultimas a faixa “Saúde” que conta com participação no Coral de Srta Paolo e Jota Gueto, e a musica “Antes pôr do sol” que conta participação de Dee e Neo.



Paula lima “O samba é do Bem”


Paula lima a alguns meses lançou o álbum “O Samba é do bem” que é um álbum inteiro de samba,Paula lima é uma das grandes cantoras brasileiras atuais, eu sou muito fã da voz e da interpretação desta mulher,digo porque ela canta qualquer estilo de musica negra,seja ele Samba,Rap,R&B,Soul,Funk e etc, uma cantora completa, que eu acho que tinha que fazer muito mais sucesso.
Se você é do tempo que sábado ou domingo a tarde, na sua quebrada tocava,samba nos carros e nos bares vai gostar, pois este álbum tem uma pegada bem anos 90.
Destaco a Faixa “O samba é do bem”,”Quem ama não pisa”,”Aliança das marés” que conta com participação do Péricles. A musica “Pro nosso mundo se alegra” que foi escrita pelo Arlindo cruz e Fred camacho é linda de mais. Destaco também a faixa “Clareou”. Destaquei estas mas qualquer faixa que você ouvir vai sair cantando e dançando ou melhor cantando e sambando.



Criolo “Convoque seu buda”


O criolo meio que dispensa apresentações,ja que hoje o rapper ultrapassou as barreiras do rap, o criolo hoje transita não só nos underground do rap, mas entre os intelectuais da musica brasileira e tocando para um publico que se julga intelectual,desde o álbum “nó na orelha” o rapper mostra um lado mais musical,misturando o rap com mpb,samba,reggae, neste álbum não foi nada diferente, pra quem curte só rap pode achar este álbum meio “paia” fraco, mas pra quem ouvi musica alem do rap vai curtir bastante,ele esta muito bem, mas muito bem produzido,falando em letra você vai ter que ouvir muitas e muitas vezes para entender eu mesmo estou me acostumando com o álbum.
Mas recomendo que ouçam o álbum que contem 10 musicas,além das faixas “convoque seu buda” e “ Duas de cinco“ que a maioria já conhece recomendo a faixa “Cartão de visita” a faixa “fermento pra massa” que é um ótimo samba, “Pé de breque” que é um reggae/dub



Eva RapDiva “Rainha ginga do rap”


Eva é uma jovem mc angolana, que primeiro se destacou nas “Battle de Freetyle” como diz em angola,ficou famosa pelo seu alto poder lirico,principalmente pra cima dos homens,e claro a rua cobrou um trabalho oficial, já que a MC ainda não tinha,dai neste ano ela lançou o álbum “Rainha Ginga do rap”,o álbum contem 14 faixas uma melhor que a outra,mas antes dela lançar o álbum ou single oficial ela ficou famosa no single remix só com mulheres do DJ soneca “Fuba”,após o boom deste single ela veio com o video da musica “Sexo,Drogas,Damas e Massa” que é uma clara e explicita critica ao machismo que existe no rap angolano.
Destaco a faixa “Tu és uma estrela”,”Rainha Nzinga do rap” musica inspirada na grande rainha de angola,a faixa “3 minutos” e a faixa “Bons velhos tempos”,quase esqueço tenho que destacar a Faixa “Tu é meu amor” esta faixa é bem a cara de angola, pois é um rap misturado com zouk e kizomba,muito gostada de ouvir!.



Shazam “Cartão de visita”


Shazam,paulista membro do grupo Ladera1 este ano lançou seu EP chamado “Cartão de visita”, o EP foi mixado e masterizado pelo Estúdio Black Monkeys e conta com participações de Drôga e Dalila do Ladeira 1 e Scooby MC além de produções de Scooby, Drôga, WEED e Rapper Gilmar.
Destaco a faixa que conta com a participação da Dalila “Demônio na Garrafa”, a faixa “Mulher de vida” letra foda e produção monstra,gostei da segunda faixa também chamada “1 por amor,2 por quem vai somar”, destaco também a faixa “Vou vencer”, o EP é muito bem produzido, escrito, uma surpresa “pra min” conhecia o trampo do ladeira 1, mas não sabia deste EP do Shazam. Este com certeza é um trampo que vocês tem que conhecer.



Masta “3 Bandeiras”


Voltando para angola,Masta é um rapper angolano que morou muito tempo na tuga (portugal),esta mixtape dele que se chama “3 bandeiras” é pesadíssima,Beats fortes,letras variadas,uma curiosidade,dentre as inúmeras faixa tem um funk carioca cantado por ele,muito legal.
Começo destacando a faixa “Sangue Angolano” onde o rapper faz questão de mostra que mesmo morando muito tempo em Portugal,não esquece sua raiz sua pátria mãe angola.
Gosto também da faixa “Michael Jakson” onde o rap em cima de em trap pesado o rapper rima sobre alguns artistas.
Logo em seguida vem uma faixa um pouco mais tranquila mais under chama “Uma vela” ótima faixa muito bem produzida,com um sample foda!!!.
E claro que a faixa “3 bandeiras” que da nome a mixtape,não pode ficar de fora,é a melhor letra do álbum.
Na musica“Nasty Girl” o rapper Masta rima em cima de uma base de funk originalmente produzida pra esta mixtape,e como é inspirada no funk carioca tem um certo teor sexual.
Esta faixa “Teu Numero” eu gosto muito pois mostra a cara do rap angolano, onde os rappers bota um pouco de angola em seus rap,este é um tipico rap com zouk/kizomba e fica muito bom de se ouvir com sua dama/mina.



Xará “Nós somos a crise”




Xará, grande rapper carioca ,parei para ouvir este álbum dele e a primeira impressão foi ruim,dai resolvi ouvir novamente com calma e comecei a gostar depois da terceira vez comecei a achar foda o álbum,muito bem produzido,muito bem escrito, bem gravado.
O álbum tem participação do Ramozin e Tiago MAC duas jovem promessa do rap carioca,do Marcio Local e Daúde,dos paulistas Rael e Ogi, da Juju Gomes e do produtor Damian Seth.
Destaco as faixas “Deixa os garoto”, da primeira faixa “No meu imperio”, gosto bastante da faixa com o OGI “Vem de onde” e a faixa “Dominios”, mas o álbum inteiro é bom, recomendo.



OPANIJÉ


Opanijé, grupo de rap baiano de alta qualidade, que faz um rap afro-centrado,relembrando a luta de nossos ancestrais, de alto valorização de nossa etnia,tanto nas letras como nos beat a influencia africana esta visível, ou melhor audível,O álbum chega com 14 faixas e as participações especiais de Ellen Oléria em Aqui Onde Estão; os rappers G.O.G., Aspri e Gomez na faixa Sangue de Angola e Gomez e X em O Que Eu Quiser; Orquestra Rumpilezz em Deus que Dança; Robertinho Barreto (BaianaSystem), DJ Márcio Cannibal e Sereno Loquaz na faixa Vamuinvadi, Heider Soundcista em Encruzilhada; e ainda contaram com o auxílio luxuoso do percussionista Gabi Guedes em diversas faixas.
Destaco a faixa “Encruzilhada”,”Sangue de Angola” que conta com participação do GOG,Aspire e Gomes.Um grande destaque pra faixa chamada “Hoje eu acordei,Mulher” onde os rapper fazem uma alta critica ao machismo que as mulheres sofre em todos os setores da sociedade. indico as faixas “Se diz” e “Vamuinvadi”.



Intelektu “Verbalogia”


Voltando para Angola,Intelektu é um ativista e rapper angolano que reside na africa do sul, e este ano lançou seu álbum chamado “Verbalogia”. Um álbum com alto teor lirico com letra boas,produção otima, e samples de jazz foda!!.
Ja na primeira faixa “Info” o rapper já ataca os segredo do vaticano e do cristianismo, já mostra que ele faz um rap serio.
Começo destacando a faixa “A riqueza de Nubia” uma letra que fala da valorização das culturas africanas do presente e do passado.
Gosto da faixa “Clássicos 90”,piro na faixa “Estado de Espirito” o sample desta faixa é monstro, e tem uma mensagem foda!!.
Uma das minhas musicas favoritas é a “O crume Ocidental” alem da letra monstra esta musica usa um sample da cantora de jazz norte americana Nina Simone.
Indico também a faixa “Renascimento”, recomendo que ouça com atenção a faixa “Influencias Sonoras” ou faixa com sample de jazz pesadíssima,ouça também com atenção a musica em homenagem ao ativista Sul-Africano “Steve Biko”, a faixa “Lagrimas do Sol”,”Rap Ficção” e musica que da nome ao álbum “Verbalogia




Tribo da Periferia 3º ultimo


Tribo da Periferia,é um dos grandes grupo de rap de brasília,tribo da periferia é um dos grupo de rap brasileiro com mais acesso no Youtube, este grupo faz um rap no meu ver, estilo gangsta no estilo brasília,falando de role,drogas,crime e do cotidiano. Eu tinha uma certa aversão ao grupo por causa da musica “carro de malandro”, mas me indicaram este álbum “3º ultimo” que tem 15 musicas e parei para ouvir, e reparei que o grupo é muito bem produzido, e as letras são bem escritas.
Indico que ouça a faixa “Novo Escobar”,”Hora do Rush”,”Sempre é o momento” tem uma letra e refrão foda...”Moleque Busines”,gosto do som chamado “Insônia” também, vixi curto a faixa “Viva comum” beat foda!!! achei interessante a faixa “Valores” a faixa fala de um tema muito falado nas musicas de pagode,relacionamento entre pessoas de cor ou status social diferente. Mas uma das minhas preferidas é a “Ela que decide” beat fodastico e com um refrão que gruda na cabeça.. rap pesado falando de amor,dando continuidade no rap pesado e romântico a faixa “Djavú” é na mesma pegada com refrão chiclete..




Racionais Mc's “Cores e Valores”


Racionais dispensa apresentações,após 12 anos o grupo de são paulo lançou um álbum com musicas inéditas,na hora que comprei e baixe no Google Play,eu comecei a ouvir as musicas eu pensei carai que foda,dai a musica acabava,ouvi outra carai que zica e a musica acabava,no fim o álbum tem 30 minutos. Porem na segunda,na terceira vez que ouvi o álbum,não consegui parar de ouvir,pois comecei a me acostumar ouvi musicas curtas do racionais,pois o grupo é conhecido por musicas de mais de 5 minutos.
Não fiquei tão chocado com o álbum,pois como fã e compartilho de opiniões parecidas do grupo,ja imaginava que o grupo viria com um conceito moderno e diferente do Racionais anos 90.
Analisando o álbum inteiro,e vendo a opinião de vários parças que troquei ideia,reparamos que o álbum esta roteirizado,como se as 15 faixas fosse uma,o conceito dos beats estão parecidos, 3 faixas do álbum retrata uma fase do grupo, por exemplo a Faixa “A praça” o edi rock fala sobre a confusão na praça sé,na musica “Quanto vale o show” o brown fala da vida dele antes do racionais e na faixa “O Mau e o Bem” o Edi Rock cita algumas fases do grupo.
Uma musica que me surpreendeu é a “Eu compro” do Ice Blue com participação do Helião,esta letra de certo ponto chegou falar comigo,não que eu sonhe com mansão e cordão de ouro,mas na musica passa a visão que todo favelado só quer poder comprar o que tiver vontade, sem ser discriminado,pois quem nunca foi comprar algo e o vendedor em vez de perguntar a forma de pagamento, já vai perguntando em quantas vezes vai parcelar..? tipo achando que tu não tem o dinheiro pra pagar a vista.. ta ligado.
Destaco a faixa “Você me deve” que tem um beat e uma letra sensacional!!
A ultima faixa com o nome “Eu te proponho” é louca de mais,mostra um lado do brown que muita mulher no rap gostaria que ele mostrasse mais,o seu lado romântico de fazer musica,esta musica é tão boa quando a “Mulher elétrica”.



Rael “Diversoficando”


O rael é outro rapper que dispensa apresentação,o paulista em 2013 lançou o álbum “Ainda bem que ouvir as batidas do meu coração” que ficou entre os melhores trampos do ano, e este ano também,recentemente o rapper lançou o ep “Diversoficando” um ep de rap “instrumental” no sentido que ele usou e abusou de instrumentos elementos eletrônicos só na mixagens e nos scratchs,o diferencia deste EP é que o rael lançou um webclipe de casa musica onde fica bem claro a instrumentalidade e a qualidade de produção deste EP.
Ja na Primeira musica chamada “O Hip Hop” tem participação do Emicida e do grande rapper carioca “Marechal”.Gostei também da faixa “Ser feliz” onde o rapper fala sobre o que te faz feliz.. e como ser feliz ou onde se pode buscar a sua felicidade. A musica “Pré-Conceito” é a melhor letra do EP, pois o rael conseguiu falar de preconceito num beat todo swingado.
Na musica “Envolvidão” o rapper fala sobre uma paixão,sobre esta envolvido numa paixão que ele não consegui controla.
O EP termina com a faixa “Hoje é dia de ver”



Rafuagi - Parte do Ciclo


Rafuagi,grupo de rap gaúcho já conceituado na cena do rio grande do sul,este ano lançou o ótimo álbum “Parte do Ciclo”, o álbum conta com 12 faixas,que conta com participação do carioca Mv Bill,do Paulistano Emicida e do Cearense Rapadura e do brasileiríssimo angolano Narrador Kanhanga.
Este trampo já começa com uma pedrada a faixa “Origem” que conta com um beat insano e a participação do Mv bill e com uma letra ótima também.
Eu sou um cara que gosta de rap simples um bom sample um beat dahora com uma letra foda já me faz feliz, isto resume a faixa “Já precisei”.
E fazendo a trinca a terceira faixa é foda pra caralho ela se chama “Resta 1” e conta com a participação do Emicida,musica que tem sua versão em clipe.
Destaco também a faixa “Você pode ser”, destaco também a faixa “Se o tempo permitir” que conta com a participação do Rapadura, curtir também a faixa “Rap in Ação” musica que tem a participação do Narrador Kanhanga, este é um álbum muito bem produzido,escrito se você gosta de um álbum de rap e trata de temas variados beat fodas recomendo que ouça.



Ordem Própria “Entre Arma e Flor, Não Falei Só da Dor”



Ordem Própria,grupo de São Bernardo dos Campos em São paulo, é um grupo também conceituado na cena gangsta paulista e nacional, eu cresci ouvindo o “gangsta rap” e de uns anos pra cá pouco grupo gangsta tem lançado um trampo moderno atual, com problemas que vivemos hoje. Ano passado o Consciência Humana no meu ver chegou pesado, já havia assistido um show do Ordem Própria no gangsta paradise e não tinha gostado das musicas,Porem este álbum o grupo chegou pesado,pesadão, com temas fortes e contundentes, Beat modernos e foda!!!, parabéns ao grupo!!
O álbum já começa com uma “Intro” fazendo um forte critica a priorização a copa do mundo e não a saúde e educação.
Destaco a faixa “Componente da guerra”, “O poema e o fuzil”. A faixa “Ao Persistirem os Sintomas” é pesadíssima letra monstra.
“Pra não dizer que não falei das dores” é uma das melhores faixas do álbum não porque conta com participação do GOG, mas prestem atenção nos que o Daniel e o GOG falam nesta letra foda!
Este é um tipico álbum Gangsta rap 2014,recomendo que ouçam.

Como não tem este álbum para audição fique com o single produzido pelo Dj Luiz,mas voce encontra o álbum nos melhores sites de download de rap e nas melhores lojas de rap.

Ordem Própria Part. A286 - Ao Persistirem os Sintomas [Prod. DJ Luiz]




Viela 17 “20 de 40”


O Viela 17 dispensa apresentações o mano Japão esta a 20 anos fazendo rap, já é de miliano na cena rap de brasília e nacional,este ano o rapper lançou o álbum que comemora seus 20 anos dentro do rap e seus 40 anos de idade.
A cena de brasília é uma das mais foda, gosto porque la não tem esta de gangsta,underground ou moda eles fazem rap! Se você reparou o viela 17 é o terceiro grupo de brasília que esta nesta lista, e este álbum do japão esta foda!!! o álbum tem 18 musicas, gostei deste álbum porque ele é um álbum moderno 2014 mas ele te faz lembra o bom rap dos ano 90. O álbum já começa com duas pedrada a faixa “Inimigo Oculto” e a musica “Crise Sonora”,curti a musica “Ao seu serviço”, faixa bem produzida com sample foda!, gostei da faixa “Respeita as cara” cara também.
Destaco a faixa “Foi complicado chegar aqui” onde o rapper descreve como foi sua caminhada da infância,sua entrada no rap e hoje com 40 anos de idade. Curte a faixa “Estamos de volta” onde o rapper mistura o bom rap com um swing do reggae.
Eu já sou fã do Viela 17,mas este álbum superou minhas expectativas, recomendadíssimo!

Como não tem o álbum para audição fiquei com o single do álbum.

Viela 17 - 20 de 40





Terra Preta “Milionário em Treinamento vol.2”


“Milionário em Treinamento vol.2” é uma continuação do primeiro trampo do rapper paulista o primeiro volume deste trampo teve mais de 10 mil downloads e ótimas vendagens também, esta mixtape do Terra esta bem diversificada, terra se desprendeu de esteriótipos e fez musicas que ele teve vontade sem medo do que vão dizer.
O “Terra Preta” já começou pesado, a primeira faixa “No gueto” fala de onde veio seus sonhos e onde ele quer chegar,mas sem esquecer o gueto, na faixa 2 “Vida dura” o terra também mandou bem letra foda refrão zica “ Eu venho de uma vida dura, mas o que importa mesmo é o foco na fartura, tive que escolher entre o microfone e um fura entre os “flashs” do palco e das viaturas”.
Gosto da musica “O torro” esta o terra já havia lançado como single e teve uma ótima aceitação.
Mas surpresa “pra min” é a musica “Rolezin” que é uma faixa rap/funk com participação Mc Nego Blue, eu não sou fã do conteúdo do funk, mas admiro o ritmo como produção e melodia,musica dahora.
A musica “Dance nesse som” é uma musica em homenagem a cantora anitta, musica boa melodicamente falando, eu gosto!.
Pra quem tem mais de 25 anos vai gostar desta musica “Volta que eu te amo baby” esta musica é um remix do talvez o maior sucesso do Sampa crew nos anos 90. destaco também a musica “Disposição”





Eduardo “A Fantástica Fabrica de Cadáver”


Eduardo “o repórter do inferno” como muitos o chama, um dos grandes nomes do rap de protesto,rapper militante acaba de lançar o seu tão aguardado álbum solo.
Este álbum esta do jeito que os fãs do eduardo gosta,não tem nenhuma novidade,produção foda,letras pesadas de alto conteúdo lirico sangrento!. Este é um álbum duplo de 16 faixas cada cd ou seja 32 musicas, é musica para deixar seus fãs extasiados.
Este é o tipo de álbum para você ouvir com calma, mas vou dizer as musicas que gostei “A linda de produção”,”A fantástica fabrica de cadáver”,”Deposito dos Rejeitados”,”Substancia venenosa” curte também a musica “Don Corleone do gueto”, pesada musica “A era das chacinas”.
Ja no disco 2 gosto da musica “A mesa da autópsia”,curti as musica “Os cravos do holocausto”,”Não existe civis” e outras!!.





O.C.L.A. - Orquestra Celestial do Livre Arbítrio


Grupo de rap gaucho composto por Pedro Dom, pianista e compositor, em 2009, ao convidar os amigos Patrick Bass (baixo) e Zilla Sonoro (mc),ele fazem um rap no estilo boom bap,estilo mais conhecido como Underground,e fazem isto com muita qualidade, este álbum é mais um daqueles que você não consegue mudar de faixa gostei de todas,mas indico as musicas “C-h-a”,a musica “Provocando sua evolução”,”Experimento”,”Bom dia” e a musica “Na busca por Conhecimento”



Enézimo “Nem sempre é obvio... É necessário inteligência”


Enezimo já é um rapper de miliano, rapper de Santo André,com vários trampos aclamado no underground paulista e membro fundador junto com DJ Nato PK do selo “Pau de da em doido”, este trampo do Enezimo esta foda demais produções do Dj nato,Lucas BeatMaker e Dj Marco estão monstras,letras zica.
O álbum “Nem sempre é obvio... É necessário inteligência” lançado recentemente contem 14 faixas, o álbum tem participação de Raphão alaafin e Caprieh e produção de Lucas BeatMaker e Dj Nato Pk.
Destaco a faixa “Difícil ser Honesto”,”Ta fácil pra fica tenso,mas tá tendo” musica que tem participação do Raphão alaafin e Caprieh, a musica “La vem pancada” que também tem participação do Caprieh também é foda.. já diz o nome Pancada!.
A musica “No break do beat” é uma musica bem marcante neste trampo do Enézimo,nesta musica o rapper tentou buscar o rap feito nos anos 80, e na musica fala sobre originalidade e a transição do anos 80 até os dias atuais. Uma das minhas musicas preferidas é a “Na manha do gato” gosto musica do refrão “ O compasso na manha do gato maloqueiro ta ligado faz o seu não da recado cada passo na manha do gato no mundão considerado sempre atualizado antenado na manha do gato, quando não for necessário joga as arma no mato Sem teatro na manha do gato, garantido seu espaço sem maldade e da seu papo.”
Gostei também das musica “A rua é nossa”, “Roubou minha brisa”, no geral eu curti este trampo do Enézimo,recomendo que ouçam!.








Start Rap “Fruto Do Jogo”





Start grupo carioca formado por Sain, Faruck Barem, Shock Qxó e Dj Donnie Jay, no mês de agosto lançou o álbum “Fruto do jogo”, o grupo não ficou famoso só porque um dos filhos do marcelo d2 é membro do grupo,mas porque eles são realmente bons, e este álbum mostra isto.
O álbum Fruto do Jogo” tem 13 faixas e conta com participações de Felp 22, Rael, Luccas Carlos, Chino, Funkero, Helio Bentes, Mauro Major, Mc Smith e Mc Aladim, enquanto nas produções tem Sain, Laudz, Renan Saman, Mr. Bral, Scott Beats, Jone BL, Wc Beats, Nave e Lucke Hank.
Eu particularmente gostei das musicas “Rosas e Dagas”,”Pisa devagar” que conta com participação do Rael e produção do Laudz,curti tambem a musica “2 pontos” que conta com produção do Sain e Renan Samman, muito boa também a musica “Lugar ao Sol”,dou um grande destaque para a musica “Bonde Machado”.