Header Ads Widget

Cientista cria software capaz de criar letra de rap



Falar rimado é uma arte milenar que se mantém em alta nos últimos anos com uma música de fundo. A esta prática se dá ao nome de “rap”. Em geral, a criação destas rimas envolve alta criatividade que só poderia sair da cabeça de um humano, certo? Repense. Em um experimento com inteligência artificial, pesquisadores conseguiram fazer um computador criar uma letra de rap em inglês.
Por ter letras altamente estruturadas em relação a batida e ritmo, o rap é um estilo musical especialmente simples de ser analisado por uma máquina. Mas Eric Malmi, da Universidade de Aalto, na Finlândia, mostra que, se um computador pode analisar uma letra, ele também é capaz de criar uma nova.
A pesquisa envolve o aprendizado profundo e criatividade de máquina. Na prática, eles treinaram um computador com um algoritmo que reconhecem características de alguns versos de rap e escolhe outros versos que rimem e que também tratem do mesmo assunto. Em relação à complexidade da rima, os pesquisadores afirmam que o computador é capaz de se equiparar aos humanos.
Para treinar a máquina, foi necessário começar com a inserção de 10 mil músicas de 100 artistas diferentes. Graças a isso, o computador foi capaz de assimilar o que há em comum entre a maioria das letras, entre as quais está a rima assonante, com a repetição de sons vogais similares como as palavras “crazy” e “baby”, no inglês.
Depois de “minerar” o banco de dados, era hora de usar este conhecimento. A próxima etapa foi usar um algoritmo chamado DeepBeat para uma tarefa específica: dar uma sequência de versos de uma letra de rap e fazer o computador escolher qual é a próxima frase em uma lista que continha outros versos de outras músicas. A máquina teve 82% de precisão.
Agora restava a “criação”. Foi apresentado um verso qualquer de uma letra, e ficou a cargo do computador procurar no banco de dados o próximo em seu banco de dados. A máquina procurava pelas melhores rimas dentro do mesmo assunto. Depois de escolher um verso, o processo se repete até chegar ao fim da nova letra.
O resultado está logo abaixo, uma espécie de “monstro de Frankenstein” feito como uma colcha de retalhos de letras que tratam do tema “amor”. Confira:

For a chance at romance I would love to enhance
But everything I love has turned to a tedious task 
One day we gonna have to leave our love in the past
I love my fans but no one ever puts a grasp
I love you momma I love my momma – I love you momma 
And I would love to have a thing like you on my team you take care
I love it when it’s sunny Sonny girl you could be my Cher
I’m in a love affair I can’t share it ain’t fair 
Haha I’m just playin’ ladies you know I love you.
I know my love is true and I know you love me too
Girl I’m down for whatever cause my love is true 
This one goes to my man old dirty one love we be swigging brew 
My brother I love you Be encouraged man And just know
When you done let me know cause my love make you be like WHOA 
If I can’t do it for the love then do it I won’t
All I know is I love you too much to walk away though 



Fonte:Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários