Header Ads Widget

SESC INTERLAGOS APRESENTA ENCONTRO DE CAPOEIRA



O evento, que acontece nos dias 3 e 04/10, proporciona vivência e rodas com grandes mestres

contramestre Padinha.
(crédito: divulgação)
Sesc Interlagos receberá nos dias 03 e 04 de outubro os mestres Djamir Pinatti e Gladson e os contramestres Vinicius Heine e Alexandre Padinha como convidados do Encontro Sesc de Capoeira, que pretende propor uma vivência da capoeira de forma prática e teórica, além de discutir o processo de inclusão de via dupla – seja ela por parte do estrangeiro ou pelo brasileiro que leva para outros países esta atividade característica da cultura brasileira. 
No primeiro dia, 03/10, as temáticas a serem abordadas envolvem o bate-papo “Papoeira: Eu também posso jogar”, às 10h, e que contará com as presenças dos grãos-mestres Pinatti e Ednaldo Ardelino e do mestre Gladson para conversar sobre a importância da capoeira como instrumento de inclusão social. 
Às 13h, em “Cortejo Ginga Sesc”, apresentações interativas com o público, sob o comando do contramestre Vinicius Heine. Finalizando as atividades do dia, às 14h, terá uma conversa sobre o “A capoeira inclusiva pelo mundo”, com o contramestre Alexandre Padinha, do Grupo Senzala, que em parceria com o mestre Cacá da Escola Zungu de Capoeira desenvolveu todo este conteúdo a ser apresentado, a respeito da capoeira inclusiva ao redor do mundo. Nessa vivência serão compartilhados relatos de suas experiências internacionais, além de debater a maneira como a capoeira é utilizada como ferramenta de inclusão pelo mundo.
Domingo, dia 04/10, o encontro começa às 10h, com a apresentação “Coisa de angoleiro”, possibilitando ao público um contato com os movimentos mais tradicionais da capoeira de Angola. Na vivência “O som da capoeira”, às 13h, o atabaque, o pandeiro e o berimbau, instrumentos tradicionais da capoeira, serão apresentados mostrando desde os procedimentos de fabricação, origem e bases para a sua execução. 
Encerrando as atividades, às 15h30, na “Roda de capoeira – Ginga Sesc”, os participantes se dirigem ao centro para executarem os movimentos, simulando uma luta. Dessa forma, a última atividade do Encontro Sesc de Capoeira é uma celebração à modalidade com uma grande roda, em que todos os interessados poderão participar. 
SOBRE A CAPOEIRA 

Manifestação cultural brasileira, a capoeira tem seu reconhecimento pelo mundo todo. Em 2014, foi certificada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura – como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Estima-se que, atualmente, ela seja praticada em mais de 150 países e que muitos grupos a utilizam em diferentes frentes de trabalho, como academias, espaços culturais, centros acadêmicos e esportivos e escolas, tornando-a uma importante ferramenta de inclusão.
      
Programação:

ENCONTRO SESC DE CAPOEIRA
3/10 (sábado)
10h – Papoeira: Eu também posso jogar
13h – Cortejo - Ginga Sesc
14h – A capoeira inclusiva pelo mundo
4/10 (domingo)
10h – Coisa de angoleiro
13h – O som da capoeira
15h30 – Roda de capoeira – Ginga Sesc

SERVIÇO
Encontro Sesc de Capoeira
Quando: dias 03 e 04 de outubro de 2015
Horário: das 10h às 15h30.
Entrada gratuita para todos os públicos.

Sesc Interlagos
Horário da Unidade: Quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100.
Parque Colonial – São Paulo/SP 
Tel.: (11) 5662-9500
sescsp.org.br/interlagos
facebook.com/sescinterlagos | twitter.com/sescinterlagos

Postar um comentário

0 Comentários