Header Ads Widget

Congresso de Escritores da Periferia destaca debate sobre Rap e Literatura

 
Preta Rara,Cocão (Versão Popular),Toni C,Jô Maloupas (Odisseia das Flores),Pow Litera- Rua 


Uma das mesas de debates da segunda edição do evento promove reflexões sobre como os Rap ganhou novos traços e expressões a partir, do encontro com o movimento dos saraus. 
O II Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo, iniciativa criada em 2014 pelo coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola, chega a sua segunda edição com o objetivo de destacar temas que estão em evidência na literatura periférica.

Entre as temáticas que serão discutidas no evento, está o debate sobre Rap e Literatura, que será mediado pelo escritor Toni C. e debatido pelo rapper e produtor cultural, Cocão, integrante do grupo Versão Popular, Jô Maloupas, integrante do grupo Odisseia das Flores, Pow Litera- Rua, rapper e articulador cultural e Preta-Rara, poetisa, rapper e professora de história.
"Nós temos o objetivo de criar perspectivas de organização, projeção cultural e formação de público, para os coletivos literários e escritores independentes ampliarem o impacto das suas iniciativas culturais desenvolvidas na periferia. E o Rap tem muito a contribuir com esse processo", afirma Ronaldo Matos, diretor de conteúdo do Desenrola E Não Me Enrola, coletivo de comunicação que produz reportagens sobre a cena cultural da periferia e desenvolve oficinas de educomunicação para jovens provenientes de diferentes regiões da cidade, por meio do projeto Você Repórter da Periferia, outra iniciativa criada pelo coletivo. 
Com a repercussão do evento no ano passado, a organização estima que neste ano cerca de 500 pessoas visitem o congresso, que contará também com pocket shows, intervenções artísticas e uma feira de livros que dará ênfase as obras publicadas por escritores da periferia de São Paulo e de cidades vizinhas.

Para inserir o tema como uma das mesas de debate do Congresso, o Coletivo pesquisou a fundo o trabalho que vem sendo construído na literatura da periferia por um time de rapper de diversas regiões de São Paulo. “Nós temos visto um movimento literário forte e organizado e a presença do Rap vem para enriquecer ainda mais a atuação dos Saraus. E isso é notado também nas músicas de muitos rappers que fazem parte da literatura periférica, por isso é importante esse tema ser debatido no Congresso”, conclui.

Além da mesa sobre Rap e Literatura, o Congresso terá as seguintes mesas de debate: Escritores e o Empreendedorismo Cultural; Identidade Cultural e Literatura Feminista; e A importância de políticas públicas para a Literatura. O evento acontece no dia 7 de novembro na Fábrica de Cultura do Jardim São Luis, bairro localizado na zona sul da cidade.

Agenda
2° Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo
Data: 07 de Novembro
Local: Fábricas de Cultura do Jardim São Luiz
Endereço: R. Antônio Ramos Rosa, 651 - Jardim São Luís, São Paulo - SP, 05822-010
Horário: 13h00 as 20h00
Informações: congresso.periferia@gmail.com / 9 87764540
Entrada Gratuita 
Sobre o Desenrola E Não Me Enrola - www.desenrolaenaomenrola.com.br
O Coletivo tem o objetivo de atuar na veiculação de informação sobre os fatos socioculturais que acontecem na periferia de São Paulo. A partir desta premissa, buscamos destacar um olhar positivo nas reportagens escritas e em vídeo que abordam o que de melhor acontece na música, teatro, esporte, literatura e ações desenvolvidas por articuladores culturais das comunidades.A cada reportagem realizada, construímos um relacionamento com articuladores e artistas para entender quais as suas necessidades e pontos fortes a serem destacados na sociedade. Com o amadurecimento destas informações, desenvolvemos a proposta do Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo, um evento que visa destacar a literatura periférica e seus escritores.Além do olhar jornalístico, o coletivo desenvolve o Você Repórter da Periferia, projeto de Educomunicação voltado para jovens da periferia de São Paulo, que ressalta a importância do jornalismo comunitário para a formação de cidadãos mais conscientes e integrados com a realidade sociopolítica do país.

Postar um comentário

0 Comentários