Header Ads Widget

Avante o Coletivo estreia segundo disco Destravante – A Chave Mestra dos Etiquetas de Rua


O grupo de rap Avante O Coletivo inicia as comemorações dos 10 anos de resistência com estreia do segundo álbum Destravante: A Chave Mestra dos Etiquetas de Rua. Formado por U-China, Jota B, DJ Ivonverine, Tiago 08ou80 e Xuvisco, o coletivo com sede em Heliópolis tem como principal intuito levar a arte e cultura avante, além das barreiras sociais e territoriais. A experiência nas ruas e os intercâmbios com o mundo a fora estão expressos em 10 faixas com participações especiais dos franceses Dajanem, Gringoo, Gonzo, Sir Samuel  do Saian Supa Crew e do grupo NouvelR, da americana Kata Jin e do uruguaio Pajaro Canzani. Entre os brasileiros Max B.O., Jamés Ventura, Arnaldo Tifu e a banda Mato Seco chegaram para somar!
Ouça em primeira mão: www.avanteocoletivo.com

+ Destravante - A Chave Mestra dos Etiquetas de Rua

Em 2014, na segunda turnê para Europa, iniciaram o processo de produção
de um novo álbum, o segundo da carreira. Na França, o grupo passou por Angers, onde em meio à troca cultural e a mistura de sonoridades escreveram “
Cria da Quebrada” e “Alchimie” que tem participações de Dajanem, Gringoo, Gonzo e o grupo Nouvel R. Na Suécia surgiu A Bussola, faixa produzida por Sono TWS, que viajou junto com o coletivo para a tour. Enquanto os outros integrantes do voltaram ao Brasil, U-China ficou para o estudo da língua francesa, conheceu, em um show do Criolo o músico uruguaio que reside em Paris, Pajaro Canzani. Criou-se um vínculo e no estúdio de Pajaro foram gravadas três músicas: uma Cumbia misturada com Rap chamada “Ponga Play”, a parceria com o beat maker Bolin em “Pedalada”(que teve clipe gravado em passagem por Londres), e “Atlantique”, uma diáspora cultural africana que teve participação de Sir Samuel, do grupo francês Saian Supa Crew. Enquanto isso as atividades também prosseguiam no Brasil, onde o coletivo registrava as músicas “Simples Giro” com Jamés Ventura e “Observar” com Max B.O no estúdio Estrondo. Para completar um álbum cheio de conexões que o respeito e a fé na arte permitiram, foram gravadas as músicas já compostas antes da segunda turnê, “Minha chance é correr” com o MC do ABC Arnaldo Tifu e “Tudo tem seu valor”, música feita com a banda de reggae brasileira Mato Seco. O novo trabalho leva o título de “DESTRAVANTE – A CHAVE MESTRA DOS ETIQUETA DE RUA”. Nome que sintetiza todo esse período de adaptação, amadurecimento, tanto de vida como musical de todos integrantes e mostra que existe uma postura, as atitudes que são chaves que abrem portas do mundo inteiro. As músicas foram mixadas por Luiz Vanzato e masterizadas por Carlos Freitas no estúdio Classic Master.

 




+ Avante o Coletivo
Avante O Coletivo teve sua formação, no ano 2007, com uma parceria entre os amigos U-China, Jota B e Tó, que buscavam, através da música, uma nova perspectiva para vida. Todos de alguma forma já executavam trabalhos relacionados ao Rap, através de oficinas e apresentações na região. Como o próprio nome do grupo já diz: o principal intuito dos três amigos era formar um coletivo de artistas com a filosofia de levar a arte e cultura avante, além das barreiras sociais e territoriais. Muitas parcerias de antes mesmo da formação aderiram à proposta e integraram o time como DJ Ivonverine, Tiago 08ou80 e, posteriormente, Xuvisco que há dois anos também integra o coletivo.
                Nesses quase dez anos de existência, Avante o Coletivo tem em seu currículo duas turnês pela Europa que proporcionaram ao grupo parcerias com grandes nomes da música mundial, como a dupla Les Nubians que, no ano de 2009, em turnê pelo Brasil, realizaram juntos um trabalho na comunidade de Heliópolis, além de apresentações no SESC Pinheiros e Teatro São Pedro (Sampa Jazz). Deste modo, o coletivo deu ênfase na fusão de culturas e pôde carimbar o passaporte pela primeira vez para França, com grandes experiências de shows e contatos com a cultura urbana francesa, retornando ao Brasil com uma grande força que resultou no seu primeiro álbum intitulado #VOAVANTE, lançado em 2011 no auditório do Ibirapuera e contou com participações de Fernandinho Beat-Box, DJ QAP e Izzy Gordon, trabalho este que além da linguagem sonora, ganhou dois videoclipes: das músicas “Sans Frontiéres” e “Demanda” que, em 2013, foi considerado pela critica Rap um dos dez melhores clipes do ano. 
                Com maior exposição e difusão dos trabalhos, o grupo emancipou-se musicalmente, levando suas mensagens para diversas cidades do país, as músicas “Futebol” e “Vitórias Acontecerão” ganharam espaços na programação da 105.1FM, rádio de forte expressão no segmento. Também proporcionaram o coletivo a participar do programa "Manos & Minas" da TV Cultura, Dividiram palco com nomes de grande expressão:  Racionais Mc's, Criolo, RZO, Mato Seco. Além dos internacionais Stomp e Jack Bugg.

Postar um comentário

0 Comentários