quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ação de inclusão social une literatura e skate em Curitiba



Manobra Literária tem a sua primeira edição neste sábado (30) no Portal do Futuro Cajuru
Cada vez mais longe. Cada vez mais alto. Cada vez melhor. O skate parece exercer uma atração cada vez maior sobre as crianças e adolescentes, que se vêem fascinados com a possibilidade de se aventurar sobre o carrinho. Por outro lado, o número de bilhetes aceitos para embarcar na viagem da literatura parece sempre diminuir. Equilibrar essas forças é o desafio do projeto Manobra Literária, que busca incentivar a prática do esporte, mas também apresentar o caminho da leitura como forma de inclusão social.
Com a sua primeira ação neste sábado (30) no Portal do Futuro Cajuru, a iniciativa dos alunos da Universidade Federal do Paraná tem o objetivo de usar o potencial do skate para canalizar a energia do jovem tanto física, por meio da prática esportiva, quanto intelectual, por meio da literatura.
Para tornar isso possível o projeto irá dialogar com aquilo que já faz parte do universo dos jovens para os quais o projeto é destinado. Por esse motivo, as atividades literárias irão tratar da linguagem do rap presente em artistas como Criolo, Rael e Emicida como entrada para a apreciação de obras como “Capão Pecado”, do escritor paulistano Ferréz.
Essa, no entanto, será apenas uma das quatro atividades que irão compor o evento, que vai dividir os participantes em dois grupos etários. Enquanto as crianças de 08 a 12 anos terão uma escolinha de skate e uma contação de história, os mais velhos, de 13 a 17, vão participar de uma oficina de manutenção de skate e uma roda de leitura.
Ao final do evento haverá ainda a distribuição de skates completos, peças isoladas e, claro, livros, levando em conta que em muitos casos os jovens têm interesse pelo esporte e pela leitura, mas não tem acesso ou condições materiais para praticá-los.
Para viabilizar essa distribuição o Manobra Literária contou com diversas parcerias dos dois universos. A Freguesia do Livro, o Café Teatro Toucher La Lune, os site Campeonatos de Skate e Nosso Rolê, o Go Skate CWB, a Drop Dead Skate Park e o Ciclo de Leitura Ebulição Marginal se juntaram à vontade da equipe do projeto: o licenciado em letras, Chardie Batista, os jornalistas Guylherme Custódio e Anna Carolina Azevedo e o bacharel em História, Memória e Imagem, Tairon Villi.
O evento, que conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), que cedeu o espaço para a realização do mesmo, contará ainda com a exibição de documentários sobre os temas que envolvem o projeto.

Projeto Manobra Literária
Data: Sábado, 30 de Abril, às 14h30
Local: Portal do Futuro Regional Cajuru – Rua Guilherme Lowry, 1655 – Uberaba
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top