Header Ads Widget

Beyoncé lança clipe com a participação de mães de jovens negros mortos por policiais nos EUA


Via: Extra Globo

As mães de Michael Brown e Travyon Martin, jovens mortos por policiais nos Estados Unidos, foram prestigiadas num dos trabalhos de Beyoncé, celebrando seu mais novo álbum “Lemonade”, lançado na noite do último sábado na HBO. O sexto disco de estúdio da diva do pop, definido como um “projeto conceitual baseado na jornada de todas as mulheres em busca de autoconhecimento”, está disponível para download no Tidal, serviço de streaming do marido da cantora, Jay-Z.
No clipe que anuncia o álbum, Lesley McSpadden e Sybrina Fultonas aparecem segurando fotos de seus filhos adolescentes, numa referência ao movimento negro “Black Lives”. Na abertura do vídeo, ouve-se também o trecho de um depoimento do líder dos direitos civis Malcolm X, que sentencia: “A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra”. Em seguida, a mãe de Mike Brown, Lesley McSpadden, é vista chorando ao segurar uma foto de seu filho, morto a tiros por um policial em Ferguson, no Missouri, em 2014. O assassinato provocou uma série de protestos, seguido por investigação do Departamento de Justiça Americano.
Sybrina, mãe de Trayvon Martin, morto aos 17 pelo segurança George Zimmerman - caso que gerou comoção no país em 2012 - também aparece na filmagem.
Essa não é a primeira vez que Beyoncé usa sua visibilidade com intenção política. Em sua última participação no Super Bowl (evento que celebra os jogos de campeonato da NFL, principal liga do futebol americano), em fevereiro, ela cantou “gosto do cabelo da minha bebê igual ao cabelo dos bebês afros; eu gosto do meu nariz negro com narinas do Jackson Five”, exaltando a cultura negra. A cantora e suas dançarinas vestiam roupas de Panteras Negras, grupos conhecidos pela postura de confronto com oficiais.
Pouco antes do Super Bowl, Beyoncé também lançou “Formation”, que abordava a brutalidade policial numa cena em que mostra os próprios oficiais são rendidos. O vídeo cativou ativistas e fãs da artista, embora o tom político tenha indignado alguns conservadores.
Neste domingo, a HBO americana vai exibir uma reprise do clipe, mas um teaser já pode ser conferido no Youtube ou no site da cantora. A previsão é que o álbum supere as 500 mil cópias em vendas em menos de uma semana.


Postar um comentário

0 Comentários