Header Ads Widget

#CulturaPelaDemocracia: Largo da Batata (SP) se torna ocupação cultural em prol da democracia‏



Largo da Batata, em São Paulo, se torna ocupação cultural em prol da democracia

A partir deste domingo, 10 de abril, o Largo da Batata, em São Paulo, se tornará uma ocupação cultural em prol da democracia. 

Até o dia 17 de abril, artistas, músicos e coletivos de intervenção urbana convidam a todos para uma conscientização coletiva sobre o significado de democracia e cidadania. Esta ação é social, cultural e de TODAS AS CORES.

Esta ocupação contará com uma programação com a seguinte estrutura:

manhã - debates, mesas, picnic;
tarde - oficinas e espetáculos de rua (circo, performance, dança);
noite - shows; 
tarde da noite - rodas de choro, samba, projeções de filmes, videoarte, saraus de poesia.

A etimologia de democracia vem do grego: dêmos – povo + kratía – força, poder. Ou seja, “poder que vem do povo”. Numa sociedade democrata, o sufrágio universal prevalece. O direito de voto a toda a população deve ser respeitado. 

Junto da democracia, aparece outra palavra fundamental: a cidadania. O exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais. 

O direito de ir e vir, de se expressar, de se vestir, de aprender, de ter aula de educação sexual na escola, de ter a escola. O direito de ser quem você é, de decidir sobre o seu corpo, de não ter medo de andar nas ruas, de exercer sua sexualidade, de orgulhar-se de sua etnia, de ter acesso aos serviços sociais. E, principalmente, de aprender a conviver com as diferenças e a respeitar opiniões diferentes. Pois somente com ideias diferentes, construímos uma sociedade plural, diversa, como deve ser.

Entendemos que a cidadania começa de dentro para fora, a partir das ações cotidianas de cada um. Começando com o respeito ao próximo e a aceitação do diálogo em qualquer circunstância.

O ódio, a intolerância, o preconceito não nos representa, queremos uma democracia com mais amor e pluralidade. Aconteça o que acontecer.

A ocupação quer dialogar com a cidade através de conteúdos imparciais, porém relevantes para as discussões a respeito do nosso futuro.

Esta ocupação vai ao encontro de um movimento mundial, que começou em 2011, em Nova York, contra a crise global. Naquele ano, o movimento Occupy Wall Street levou milhares de cidadãos norte-americanos, estudantes, sindicalistas, veteranos, imigrantes, professores e ativistas de todo tipo, a realizar uma ocupação pacífica em Wall Street. Os manifestantes se reuniram por um novo movimento social por justiça econômica, contra a cobiça empresarial, a corrupção na política e a desigualdade. O movimento ganhou tanta força que se alastrou por outras cidades americanas e acabou tomando proporções internacionais. Na Espanha, o movimento “Indignados” levou milhares de pessoas às ruas contra os altos índices de desemprego e contra as medidas de austeridade impostas pelo governo. Este movimento espanhol sacudiu o espaço público de uma forma sem precedentes.

Das muitas mobilizações e revoltas que estouraram no mundo a partir de 2011, nasceu uma grande manifestação mundial por uma Real Democracia. E agora é a nossa vez. A democracia no Brasil ainda é muito jovem e precisa amadurecer

Assista ao vídeo da campanha:



Este vídeo é uma manifestação apartidária e sem nenhum tipo de financiamento. Todas as pessoas envolvidas participaram de forma voluntária.

Acesse o evento aqui

#CulturaPelaDemocracia #MusicaPelaDemocracia 

Postar um comentário

0 Comentários