Header Ads Widget

Cine Matilha promove cursos de francês com temática sobre cultura africana


Formado em Letras, o professor universitário Omana Petench é refugiado do Congo e ativista dos direitos humanos

São Paulo, julho de 2016 - Aprender francês com um refugiado do Congo - com aulas especializadas em cultura Africana. Essa é a proposta dos cursos que a Matilha Cultural promove em agosto. As aulas serão ministradas pelo professor Omana Petench, natural do Congo, de onde fugiu após quase ser assassinado por tropas do governo por sua atuação como ativista dos direitos humanos. As temáticas dos cursos e detalhes da programação estão no final do release. Os cursos estão programados para começar em 2 de agosto.
No Congo, Omana era professor universitário dos cursos de Economia e Letras, tendo também frequentado durante quatro anos cursos de especialização na França. Formado em Letras, Ciências e Cultura Africana na Universite Nationale Pedagogique, em Kinshasa, é fundador da ONG LFCAB, que dissemina a cultura africana. O conceito do curso é o resgate e a preservação da história e cultura africana no Brasil. Seus cursos oferecem a possibilidade de aprender uma nova língua, que é o francês, e permitem descobrir as diferenças culturais africanas, suas riquezas, favorecendo os laços e as trocas intercomunitárias. O curso de Omana Petench traz um pouco da história de vida de um homem que lutou e luta pelos direitos humanos, tendo atuado especialmente na causa de mulheres violentadas e de crianças recrutadas como soldados.
Sobre a Matilha Cultural
 Com sete anos completados em maio, a Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. Integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo. 
A Matilha não é um espaço imparcial ou contemplativo no mundo atual da instantaneidade da produção de conteúdo: assume uma postura politizada e apartidária, atuando junto à cena independente de cultura. Ao aglutinar projetos e expressões culturais atuais, a Matilha funciona como um centro de ideias coletivas.
Toda a programação da Matilha Cultural é gratuita ou a preços populares. O espaço pode ser locado para eventos privados e a renda dessa locação é revertida para financiar projetos culturais e socioambientais da entidade. 
PROGRAMAÇÃO BÁSICA
Francês com Omana Petench
Francês básico, para sair falando (2 meses)
Francês direcionado ao Turismo (3 meses)
Francês direcionado à Gastronomia (3 meses)
Francês para Empresas (3 meses)
Francês para Profissionais (sob medida para cada área) (3 meses)
Francês com História da África (2 meses)
Para saber mais sobre Omana Petench, acesse esse link com matéria sobre ele e sua atuação:http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/11/quando-me-pediram-para-escolher-um-lugar-para-fugir-escolhi-o-brasil.html
 Quartas e Sextas, das 16h às 18h
Valor: 980,00 (cursos de 2 meses, Francês básico e Francês com História da África)
Quarta e Sextas 9h às 11h e das 14h às 16h
Valor: 1.200,00 (cursos de 3 meses, direcionados ao Turismo, Gastronomia, para Empresas, para profissionais de diversas áreas)
Informações: patirabello@uol.com.br
Início: 03 de Agosto
  
MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Postar um comentário

0 Comentários