Header Ads Widget

TRIO E QUARTETO DE CORDAS DO INSTITUTO BACCARELLI SE APRESENTAM NA VILA MADALENA EM OUTUBRO



Projeto “Baccarelli na Rua”, em parceria com o Catraca Livre, leva os grupos de câmara e o coral para o Armazém da Cidade até dezembro

Trio de Cordas do Instituto Baccarelli se apresentando na Vila Madalena


Em outubro, o projeto “Baccarelli na Rua”, do Instituto Baccarelli, em parceria com o Catraca Livre, iniciado em agosto, leva novos grupos musicais para a Vila Madalena. No dia 1º, o Trio de Cordas realiza apresentação gratuita no Armazém da Cidade.Já no dia 15 é a vez de o Quinteto de Sopros apresentar seu repertório. As apresentações acontecem sempre em sábados alternados, às 15h, e a programação segue até dezembro com diferentes formações da instituição de Heliópolis.
Sobre esta iniciativa, o “Baccarelli na Rua”, trata-se de uma nova experiência que traz o público e os músicos ao encontro da música popular e erudita em pontos de lazer da cidade, fazendo das ruas polos culturais. A ação levará os jovens do Instituto para as ruas da capital, ocupando um dos principais pontos de lazer da metrópole. No total, estão previstas dez apresentaçõesna região do Beco do Batman e no Armazém da Cidade.
Sobre a parceria, o idealizador e coordenador do Catraca Livre, Gilberto Dimenstein, revela que era uma ideia antiga: “Tenho uma extraordinária e imensa admiração pelo Instituto Baccarelli. Sempre estivemos muito próximos. Quando iniciou o projeto Parque da Vila, que fecha algumas ruas da Vila Madalena nos finais de semana, convidamos algumas vezes os grupos do Instituto para se apresentarem, e era sempre um sucesso. Então surgiu a ideia de tornar essas apresentações mais frequentes e montamos o projeto "Baccarelli na Rua". O Instituto já atua com inclusão social e cultural e, nesse contexto, nossa proposta é trabalhar agora a inclusão territorial, ocupando as ruas e chamando as pessoas para as apresentações gratuitas.”
Em dezembro, em clima natalino e marcando o encerramento do projeto, o coral e os alunos de instrumentos de cordas e sopros retomam o formato Flash Mob pela região conhecida como Beco do Batman e apresentam o repertório de Natal.
“A música de concerto é vista como algo muito distante do público, algo quase inacessível e para poucos, quando, na verdade, deveria ser justamente o oposto. A música é uma produção da sociedade e tem que estar em todos os lugares, nas ruas, nos metrôs, nas salas de concerto, nos teatros - deve ser acessível a qualquer pessoa. O projeto “Baccarelli na Rua” nasceu de uma conversa com o Dimenstein justamente nesse sentido, de tornar a música de concerto acessível para quem quiser. Em parceria com o Catraca Livre, vamos colocar essa experiência no Parque da Vila, um espaço que vem se tornando um importante polo cultural de São Paulo. Essas apresentações ampliam o trabalho de inclusão do Instituto para além da questão social e cultural, trazendo,também, a inclusão territorial”,afirma o diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli.
Calendário das apresentações
1/10, às 15h: Trio de Cordas do Instituto Baccarelli
15/10, às 15h: Quinteto Sopros do Instituto Baccarelli
29/10, às 15h: Orquestra Sinfônica Heliópolis
12/11, às 15h: Quinteto de Metais do Instituto Baccarelli
26/11, às 15h: Trio de Cordas do Instituto Baccarelli
3 e 10/12, às 15h: encerramento do projeto com repertório natalino

SERVIÇO

Projeto Baccarelli na Rua
Local:Armazém da Cidade
Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 270 
Data: 1, 15 e 29 de outubro

Horário: às 15h
Ingressos: gratuito
Classificação etária: livre

Capacidade: 150 pessoas
Duração: 60 minutos


SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI            
Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas. Dos participantes desse estágio inicial, dois ex-integrantes do coral que o maestro regeu por várias décadas em São Paulo permaneceram à frente do Instituto: os irmãos Edmilson e Edilson Venturelli. Além da gestão executiva e da imagem institucional, eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento  das diferentes atividades da entidade – como encontrar o atual regente da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Isaac Karabtchevsky – e ampliar significativamente a dimensão da instituição de ensino. Hoje, 1.300 crianças e jovens são beneficiados pelos programas socioculturais, que abrangem 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas.  Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: BNDES, Vivo e Volkswagen; Prata: Banco Volkswagen e Grupo Segurador BB & Mapfre; Bronze: Bradesco,  Cielo, Instituto Votorantim, Magazine Luiza e Pernambucanas.

Informações Instituto Baccarelli

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2.317 – Heliópolis, São Paulo/SP

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30; Sábados, das 8h30 às 15h30.
Contatos: (11) 3506-4646 ou pelo email comunicacao@institutobaccarelli.org.br

Postar um comentário

0 Comentários