segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Projeto Bagagem procura jovens de periferia para intercâmbio no Peru e locais do Brasil


Inscrições estão abertas até o próximo dia 16 de dezembro e pagamento de 50% é feito com troca de conhecimentos  

Imagine fazer um intercâmbio para o Peru ou qualquer outro estado brasileiro e pagar isso com conhecimento? Essa é a proposta do Bagagem – Programa de Apoio ao Intercambista Popular, que até o próximo dia 16 de dezembro recebe propostas de jovens do Rio de Janeiro com idades dentre 18 e 29 anos para os projetos de viagem. O resultado sai dia 20 de dezembro e a boa notícia é que 50% da viagem é paga com o que a pessoa tem para ensinar, ou seja, com o compartilhamento do conhecimento.  
O programa foi criado pela produtora cultural Jéssica Oliveira, de 24 anos, moradora de Nova Iguaçu (RJ) em janeiro deste ano, com o objetivo de ajudar os jovens da periferia a fazer intercâmbio e vivenciar experiências capazes de transformar vidas, não somente as deles, mas as de outros jovens das comunidades em que eles vivem, onde eles devem compartilhar os conhecimentos adquiridos na experiência. Atualmente, o Bagagem é acelerado pela Incubação Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo e Aliança Empreendedora.  
Para participar, os candidatos devem preencher um formulário, que passará por uma curadoria. Podem participar jovens entre 18 e 29 anos que possuam envolvimento com a comunidade em que vivam e atuem em frentes sociais, acadêmicas, artísticas, esportivas, políticas, religiosas ou de estudos complementares.  
 
Quero viajar, como funciona?  
O Bagagem financia os custos da viagem com a ajuda de patrocinadores e parcerias e quando retornam para as comunidades de origem, os intercambistas pagam os custos de duas formas: 50% em dinheiro, sem juros e parcelado, para alimentar o projeto e permitir que outros jovens tenham a mesma oportunidade e 50% em ações multiplicadoras, com o que foi aprendido fora do Rio de Janeiro, aplicado às comunidades, tanto para crianças, jovens e adultos.  
Neste ano o programa já enviou o jovem Bruno Borges, de 23 anos, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, para a competição “Gramado Internacional Open Jiu-Jitsu”, em agosto deste ano, no Rio Grande do Sul e como contrapartida, ele oferece o ensino do esporte dentro da favela com ações multiplicadoras.  
De acordo com a criadora, Jéssica Oliveira, o programa acredita que o maior valor de uma pessoa está no que ela sabe, não no que ela tem. “Nós oferecemos a oportunidade para que os jovens de periferia possam viajar como intercambistas e ao invés de pagar o valor total da viagem, ele paga apenas 50%, de forma parcelada, quando voltar e o restante, em contrapartida social, com ações afirmativas na comunidade de origem”, explicou.  
Jovens mulheres podem participar de viagem de empoderamento no Peru 
O primeiro intercâmbio internacional oferecido pelo Bagagem, com parceria da Associação Internacional de Estudantes de Economia e Ciências Comerciais (AIESEC) é uma viagem para Huancayo, no Peru, com duração de seis semanas. Ele é voltado a jovens mulheres de 18 a 29 anos, que já atuam em ações de empoderamento feminino, a partir de uma metodologia que trabalha com crianças e adolescentes da pequena cidade de Huancayo 
As jovens interessadas podem preencher um formulário de seleção que prevê como contrapartida social o desenvolvido da mesma metodologia utilizada no Peru na comunidade de origem da Intercambista. 
O pacote oferecido prevê passagem aérea, translado entre Lima e Huancayo, seguro saúde, duas refeições por dia, hospedagem solidária e pagamento de taxas.  
Qualquer lugar do Brasil te espera!  
Para participar, os jovens interessados também devem preencher um formulário e apresentar um projeto de multiplicação para quando retornarem para suas comunidades. É possível sugerir e indicar também para onde querem viajar.  
Por enquanto, apenas jovens do Rio de Janeiro podem participar das convocatóriado Bagagem, que ainda dá suporte apenas para pessoas com idades entre 18 e 29 anos. O segundo passo é abrir para candidatos do resto do país e, o terceiro, ampliar a idade dos participantes.  

Serviço – Para se inscrever, acesse o formulário no link https://goo.gl/forms/FcGkNklsgm2zdZah2  
 
Saiba mais sobre Bagagem no https://www.facebook.com/bagagembrasil/  
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top